Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º53'42" sul e a uma longitude 49º35'23" oeste, estando a uma altitude de 505 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6.726 habitantes.
Possui uma área de 461,8 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 6.735
Densidade demográfica (hab./km²): 13,69
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 25,44
Expectativa de vida (anos): 66,78
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,15
Taxa de alfabetização: 85,76%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,727
IDH-M Renda: 0,665
IDH-M Longevidade: 0,696
IDH-M Educação: 0,819
(Fonte: IPEADATA)
Clima
Tropical de altitude com inverno frio e seco e chuvas no verão
Temperatura Média
de 18º à 22º C
Hidrografia
Rio Aguapeí
Rio Dourado
Rio Feio
Rodovias
SP-300
SP-333
COMO CHEGAR
Localização
Situa-se na região fisiográfica do Estado de São Paulo, denominada CENTRO-OESTE
Limites
Cafelândia; ao sul: Pirajuí; a leste: Pongaí e a oeste: Júlio Mesquita e Álvaro de Carvalho.
Distâncias
425 Km da capital
HISTÓRIA DA CIDADE
O município de Guarantã/SP é constituído na sua maioria de terras férteis, localizadas entre os rios Tietê e Feio; tem a sua sede no quilômetro 110 da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e pertence à Comarca de Pirajuí.
A Origem da cidade é interessante, pois, mais ou menos em 1921, a Companhia Telefônica Brasileira, necessitando de postes para as suas linhas, adquiriu a mata onde hoje se acha a cidade de Guarantã, conseguindo da Noroeste a construção de um desvio para o embarque dos postes.
Do mencionado desvio para embarque de postes nasceu Guarantã, que foi fundada em 1921 por Altino Cardoso, já falecido. Merecem destaques como cooperadores na fundação da cidade e nas plantações de grandes cafezais, os senhores: Francisco Martins, José Siqueira, Morotomi Maquizo, Batista Zacarin, Guerino Picheli, e Ricieri Ricci, e na parte do comércio os senhores: José Assunção Meier, Antônio Guzela e José Bertoli.
A origem do nome foi devida a grande quantidade de madeira rija existente na região. A escolha do nome de Guarantã foi feita pela própria direção da Noroeste ao construir ali, uma primeira estação.
O progresso da povoação surgida em plena mata virgem foi tão acentuado, que o então deputado estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal em 1924, apresentou na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei n° 50, por força do qual foi baixada a Lei n° 2025, pelo Presidente do Estado Dr. Carlos Campos, criando o distrito de paz de Guarantã, cuja instalação se deu no dia 11 de maio de 1925.
O município foi criado pelo Decreto-lei n° 14334, de 30 de Novembro de 1945. Compõe-se de um distrito: Guarantã.
Desde o desbravamento do sertão da Noroeste foi a igreja acompanhando a exploração rápida desta zona fértil e quando aqui se aglomeraram algumas casas o povo recebeu assistência religiosa da paróquia de Cafelândia. No início eram apenas visitas, que se concentravam ao pé de um cruzeiro, que foi bento no fim do mês de maio de 1921. Ao pé desse cruzeiro era celebrada a missa. No decorrer do ano de 1925 foi iniciada a construção da primeira capela tendo como padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus. A paróquia foi criada a 19 de abril de 1936, sendo o Padre Hermano Kulïner seu primeiro vigário.
Significado do Nome
A Origem do município e do seu nome é bastante interessante. Por volta do ano de 1921, a Companhia Telefônica Bragantina, necessitando de postes para erguer as suas linhas, adquiriu a mata onde hoje se localiza a sede do município. A maior parte das linhas telefônicas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foi construída com estes postes, cuja madeira era o Guarantã. Do mencionado desvio para embarque dos postes nasceu o município
Administração
Prefeito: IOCHINORI INOUE
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
A lagoa do rio Feio pelas suas características e pela bela paisagem natural é um excelente local para fins de semana, pescaria, caçada, passeios de botes e natação, sendo muito frequentada pelos turístas das localidades vizinhas.
EVENTOS
As festas juninas são muito comemoradas na zona rural. Na cidade são festejados os dias de Santa Terezinha, padroeira da paróquia e de Nossa Senhora Aparecida ( 8 de setembro). As efemérides mais comemoradas são: 7 de setembro e 15 de novembro.
FONTES: http://www.ferias.tur.br/informacoes/9172/guaranta-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarant%C3%A3_(S%C3%A3o_Paulo)