Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Araras

Araras

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 22º21'25" sul e a uma longitude  47º23'03" oeste. Sua população estimada em 2006 era de 116.566 habitantes.

Possui uma área de 643,40 km².

Demografia

Dados do Censo 2000

População Total: 104.196

* Urbana: 97.860

* Rural: 6.336

* Homens: 52.079

* Mulheres: 52.117

Densidade demográfica (hab./km²): 161,95

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,16

Expectativa de vida (anos): 74,61

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,30

Taxa de alfabetização: 100%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,828

* IDH-M Renda: 0,763

* IDH-M Longevidade: 0,827

* IDH-M Educação: 0,894

Etnias

Estudos oficiais indicam que 70% dos ararenses são descendentes, em diferentes graus, de imigrantes italianos.

Cor/Raça         Percentagem

Branca             82,0%

Negra             4,1%

Parda               13,0%

Amarela           0,4%

Indígena           0,2%

Fonte: Censo 2000

Hidrografia

* Rio Moji-Guaçu

* Ribeirão das Araras

* Ribeirão das Furnas

Transporte

* Aeroporto de Araras (asfaltado)

* Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras - (TCA)

Em 1984, no dia primeiro de outubro, a Câmara Municipal de Araras, aprovou a lei municipal n.º 1566, que autorizou o poder executivo a criar a Empresa Municipal de Transporte Coletivo-EMTC, em regime de autarquia, com personalidade jurídica e patrimônio próprio.

Hoje, o Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (SMTCA) é conhecido pelo nome fantasia TCA, possui uma frota de sessenta e três ônibus e utiliza trinta e quatro carros para a área urbana, vinte e um para estudantes na zona rural, dois para linhas rurais e seis para reserva. É composto por trezentos e quarenta e cinco funcionários, assim distribuídos: quinze no gabinete da presidência, trinta e cinco na coordenadoria de administração, duzentos e cinqüenta e dois na coordenadoria de tráfego e operação (com cento e quarenta e sete motoristas homens, dois motoristas mulheres e cem cobradores) e quarenta e três na coordenadoria de manutenção.

A frota é composta por dois ônibus articulados, quatro microônibus, nove com condicionador de ar e dois carros específico para pescadores.

Atualmente a TCA adquiriu 25 novos onibus com elevador para deficientes,que serão postos para a utilização a partir de março de 2010.

Limites

Ao Norte: Leme.

Ao Sul: Limeira e Cordeirópolis.

A Leste: Artur Nogueira, Mogi-Guaçu e Conchal.

A Oeste: Rio Claro e Santa Gertrudes.

Acesso Rodoviário

SP 330

Distâncias

170 km da Capital.

Historia:

Fundação

A fundação da cidade é atribuída aos irmãos Bento de Lacerda Guimarães, barão de Araras, e José Lacerda Guimarães, barão de Arari, originários de Itatiba. As primeiras residências da região surgiram em suas terras por volta de 1862, mas foi a doação de parte da Fazenda São Joaquim (no Município de Limeira) - propriedade que pertence até hoje a seus descendentes, que permitiu a construção da capela que mais tarde se tornaria a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio da cidade, em 15 de agosto de 1862. O nome "Araras" foi escolhido em referência ao nome do rio que corta a cidade, e também devido ao grande número dessa ave que havia na região.

De paróquia a município

Com a doação do terreno, em 15 de agosto de 1862, foi lançada a pedra fundamental para a construção da igreja. Embora nessa data já houvesse núcleos habitacionais, foi só em 24 de março de 1871 que a paróquia foi elevada à categoria de vila, graças à lei provincial n.º 29, publicada nesta data. A data é comemorada como o aniversário do município. Só em 1879 o povoado foi considerado cidade e em 1892 foi instalada a comarca.

Progresso

Seguindo tendência da época, a cafeicultura alavancou o desenvolvimento da região, inicialmente baseada na mão de obra escrava. No final do século XIX, a massiva imigração europeia trouxe a Araras uma enorme quantidade de italianos. Antecipando-se à própria Lei Áurea, Araras foi uma das primeiras cidade brasileiras a abolir oficialmente a escravidão, em 8 de abril de 1888.

Logo no início do século XX, a cidade também foi pioneira numa das primeiras comemorações ecológicas do país, a Festa das Árvores, em 7 de junho de 1902. Também foi nessa época que se iniciou a atividade que atualmente ainda movimenta a maior quantidade de divisas na cidade: a monocultura de cana-de-açúcar. Inicialmente, o cultivo era voltado para a produção de açúcar, mas hoje a maior parte das colheitas são destinadas à produção de etanol (álcool combustível).

A instalação da primeira fábrica da Nestlé no Brasil foi em Araras, em 1921, sendo, à época, a segunda maior, menor apenas do que a sede em Vevey, Suíça. Até hoje, a multinacional suíça representa um dos maiores contribuintes para as receitas do município, além de criar muitos empregos.

Com a modernização do país na década de 1950, Araras foi mais uma vez pioneira e inovadora e, após muitos anos figurando apenas como uma pequena cidade do interior de São Paulo, a cidade foi eleita por dois anos consecutivos como o município de maior progresso no Brasil (1954 e 1955).

Prêmios

* Município de maior progresso no Brasil (1954 e 1955)

* Município agrícola modelo do Brasil (1966, 1967 e 1968)

* Município modelo do estado de São Paulo (1967)

* Município de maior desenvolvimento do Brasil (1981, 1985, 1986, 1987, 1989 e 1991)

Datas comemorativas:

Aniversario da cidade, 15 de agosto

Ano de fundação, 1862

Gentílico, Ararense

Educação

Em nível superior, Araras possui um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Localizado no quilômetro 175 da Rodovia Anhangüera, sediava o antigo Instituto do Açúcar e do Álcool, vindo a ser transformado no segundo campus da UFSCAR em 1991, inaugurando o curso de engenharia agronômica em 1993. Posteriormente, foi inaugurando o curso de biotecnologia em 2006, como parte do programa de expansão de vagas da UFSCAR. Em 2009 quatro novos cursos foram criados, Agroecologia, Física, Química e Ciências Biológicas. Além deste, Araras possui dois centros universitários: a Fundação Hermínio Ometto (Uniararas) e o Centro Universitário de Araras - UNAR. A Uniararas oferece cursos tecnológicos e de graduação diversificados, como: Biomedicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, engenharia, administração, farmácia, biologia, gestão em recursos humanos e gestão ambiental, entre outros. A UNAR, por sua vez, possui cursos nas áreas de direito, administração, letras, pedagogia, geografia, educação artística. entre outros. Por fim, a cidade apresenta a Faculdade Municipal, cujas atividades tiveram início no ano de 2008. Nela, são oferecidos os cursos de gestão e marketing para pequenas e médias empresas, serviço social e ciências contábeis, todos na modalidade EAD (Ensino à distância).

Administração:

Prefeito: NELSON DIMAS BRAMBILLA

Economia:

A economia da cidade e dividida em tres setores o Agropecuario que corresponde a 4%,

Industria 33% e Prestação de serviços 64%

Turismo:

O turismo sob várias formas tem se mostrado crescente em Araras, apesar de a cidade não ser privilegiada com aspectos geográficos, mas ainda assim, ser considerada uma das mais belas cidades do País.

A vocação turística de Araras está se desenvolvendo através da Saúde, já que a cidade possui instituições referenciais e de altíssima resolutividade de casos complexos.

O turismo do conhecimento também se expande constantemente, visto que nossas instituições de ensino, notadamente as de nível superior, atraem todos os anos milhares de estudantes de várias partes do País.

Mas a cidade em si, e sua zona rural, também tem seus encantos, próprios de uma cidade do interior formada no final do século 19, com seus imensos cafezais, nas fazendas com sedes belíssimas, muitas bem conservadas.

Iniciativas de aproveitamento desses imóveis para o turismo rural são metas locais.

Há também o rio Mogi Guaçu (região da Cascata) onde de Araras se chega mais facilmente pela estrada municipal Fábio da Silva Prado.

Bucólicos núcleos rurais também são boas opções para quem gosta de vivenciar momentos tranqüilos, numa atmosfera com o velho, bom e conhecido espírito interiorano.

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal Martinico Prado

Na zona urbana de Araras há boas opções para quem busca um turismo que mistura cultura, história e contato com a natureza, gastando-se pouco ou nada, uma vez que os principais pontos turísticos têm acesso gratuito ao público.

Uma boa sugestão de roteiro começa, sem dúvida, pela Biblioteca Municipal Martinico Prado, que fica na Praça Dr. Narciso Gomes, Centro.

Construída na primeira metade do século passado e totalmente restaurada em 2003, a Biblioteca tem um acervo com mais de 43 mil volumes e é dotada de um laboratório de informática com 20 computadores conectados à internet, para pesquisas e estudos gratuitos.

Casa da Cultura

Um dos cartões postais da cidade, a Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff é parada obrigatória para quem visita a cidade. A Casa da Cultura fica na Praça Barão de Araras, no Centro. Projetada por Vitor Dubugras, ela foi construída em 1896, e já funcionou como Fórum Municipal, Cadeia Pública e Câmara.

Dessas épocas, guarda raridades como celas solitárias feitas em madeira. Demais celas, ainda com suas pesadas grades, hoje abrigam o acervo permanente da Casa da Cultura, com belas obras, entre as quais muitas telas, gravuras e esculturas.

O visitante pode aproveitar também para, no andar superior do prédio, conhecer trabalhos de artistas locais que sempre expõem no local. A entrada é franca e informações sobre exposições podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5763, ou neste site, no ícone Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, opção Agenda Cultural.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio

A Padroeira de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio, cujo dia é celebrado em 15 de agosto, tem lugar de honra no cenário urbano. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, construída em 1897 e totalmente restaurada recentemente, com esforços da própria comunidade.

A igreja, que inclusive disputa o título de Basílica Menor, com processo em andamento na Santa Sé, no Vaticano, é praticamente uma cópia em dimensões menores da Basílica de São João do Latrão ou, Basílica di San Giovanni in Laterano, de Roma, Itália.

O templo católico que domina a paisagem da Praça Barão de Araras (outra atração, por si só, com seu paisagismo, coreto e fontes luminosas) é de uma beleza e primor impressionantes, inclusive porque sua restauração foi realizada por profissionais experientes, com currículo que inclui muitas restaurações de imóveis e obras sacras nas cidades históricas de Minas Gerais.

Uma vez restaurada, a Matriz é alvo de cuidados constantes por parte da Paróquia, preocupada em preservá-la sempre impecável para as futuras gerações.

Visitando a matriz também se pode viajar um pouco através do tempo e dos ritos católicos pois, com apoio dos voluntários da Paróquia, logo após a restauração, foi também inaugurado um pequeno museu sacro, com objetos, paramentos e relíquias usadas nas celebrações da igreja.

Outras informações sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-2145.

Praça Monsenhor Quércia – Casarão

Na Praça Monsenhor Quércia, no Centro, fica o “Casarão Rosa”, como é popularmente chamado, e que também tem muita história. Construído no início do século passado, o prédio funcionou como hospedaria de imigrantes, sobretudo italianos, que chegavam em grande quantidade ao interior de São Paulo para trabalhar, principalmente nas fazendas de Café. O casarão abrigou sedes de órgãos públicos e, em meados dos anos 90, estava fechado e com boa parte de sua estrutura ameaçada.

Restaurado em 1999, o Casarão foi reaberto ao público e hoje suas salas servem para ensaio de grupos musicais mantidos pelo município, e abrigam a sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Araras, além de cursos, exposição e venda de artesanato.

Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo

Ele se destaca na paisagem e, quando se fica sabendo quem o projetou, tudo está explicado: como toda obra idealizada por Oscar Niemeyer, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo impressiona pelas linhas arrojadas, pela aparente simplicidade que na verdade se mostra um espetáculo à parte.

Localizado na avenida Dona Renata (marginal), o Teatro foi construído em 1991 e é considerado uma das mais importantes casas de espetáculo do Estado, abrigando inclusive, atrações da Secretaria de Estado da Cultura.

Seu auditório principal tem 466 lugares, acústica elogiada por especialistas e muito conforto. O anfiteatro acomoda até 150 pessoas sentadas e também dispõe de ótima estrutura.

Artistas locais, regionais e um grupo de teatro próprio dão vida ao Teatro, onde também já pisaram monstros sagrados da dramaturgia, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran.

O Teatro também é o local preferido para realização de simpósios, eventos empresariais e educacionais. Informações extras sobre o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5969.

Parque Municipal Fábio da Silva Prado

Também conhecido como “Lago”, fica na região central e oferece, como atrações, um belo paisagismo, espaço para atividade física – em especial caminhadas, com calçamento demarcado, ciclovia e espaço para alongamento.

O Lago tem dezenas de pedalinhos que podem ser ocupados por um adulto e duas crianças a R$ 5,50, por meia hora. No preço estão incluídos coletes salva-vidas.

Em seu entorno, além de jatos d’água que periodicamente ativados embelezam ainda mais o cenário, podem ser vistos cisnes e gansos que acompanham os visitantes, nadando em bando próximos aos pedalinhos. Totalmente aberto ao público 24 horas por dia, o Parque é, sem dúvida, o maior cartão postal de Araras.

Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto

Localizado no acesso à região leste da cidade, o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto pode ser acessado pelas avenidas Loreto ou Washington Luiz/Av. da Saudade/Av. Melvin Jones.

Parte dos seus milhares de metros quadrados é conhecida pela estrutura especialmente construída para abrigar a Festa do Peão de Araras, sucessora da Facia (Feira Agro Comercial e Industrial de Araras). A Festa do Peão acontece sempre no mês de agosto.

Nessa parte do parque, há arena de shows e rodeios, estandes de exposição, amplo espaço para praça de alimentação, sanitários e todos os itens indispensáveis para bem acomodar público que já ultrapassou 15 mil pessoas, numa só noite de evento.

No Parque Ecológico também são realizadas festas beneficentes como a Feira das Nações (feita pela Apae de Araras) e a Festa Italiana (realizada pela Sociedade Italiana de Araras).

Eventos religiosos, esportivos, feiras do varejo, entre outros, também encontram espaço nesse parque municipal.

Na chamada “porção verde” do parque há dois lagos, arborização e muito espaço para a prática de exercícios físicos. Tanto que diariamente seus 2,5 km de entorno calçado são tomados por pessoas de todas as idades, que aproveitam o local para caminhadas.

Cascata

A região conhecida como “Cascata” na verdade é um trecho do rio Mogi Guaçu que corta o município, repleto de ranchos e com alguns estabelecimentos que, aproveitando a bela paisagem, oferecem boa opção para descansar, conversar com os amigos e saborear um bom petisco à beira do rio.

Essa região é tão promissora para o turismo em Araras, que o poder público planeja ações de proteção, preservação e implantação de uma estrutura que sirva para melhor receber os visitantes e, ao mesmo tempo, preservar a natureza.

Chega-se à Cascata pela estrada municipal Fábio da Silva Prado.

Eventos

Março/Abril

24 a 10 - Salão Ararense de Artes Plásticas - Categora Acadêmico

Maio

26 a 30 - Expo Aero Brasil

Junho

01 a 07 - Festa da Árvore (1º Movimento Ecológico Realizado no Brasil, Em 1902)

11 a 13 - Festa Italiana

Agosto

05 a 14 - Feira das Nações

10 a 15 - Festa do Peão de Araras

Setembro

01 a 30 - Salão Ararense De Artes Plásticas - Categoria Contemporâneo

Fontes:

http://www.araras.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Araras

http://www.ferias.tur.br/informacoes/8913/araras-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/araras/atracoes-turisticas

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=471198

site da cidade:

http://www.araras.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Araras:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Araras:
 
25/03

estou procurando uma cidade no interior de SP para morar quem sabe não é vc!

Enviado por Edna às 17h09
03/11

2o CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E RESGATE AQUATICO EM RIO CLARO. DIA 20/11/2010 - informações 019.3524.8918 - email: genesisacademia@yahoo.com.br

Enviado por 2o CURSO DE 1os.SOCORROS E RESGATE AQUATICO às 13h04
14/10

Dia 23/10 - A Genesis realiza CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E RESGATE AQUÁTICO aberto a qualquer cidadão interessado. Ministrado por especialistas da área, com 8 hs de duração tem certificação. Essa semana em Rio Claro e região ocorreram 3 mortes por afogamento. Informações: 019.3524.8918

Enviado por Genesis de Rio Claro às 22h16
14/10

Sábado (16/10) tem Festival CRAZY SHARK na NATAÇÃO & CIA... a garotada vai adorar.. tem medalhas pra todo mundo.. é nadar 25 m livre...

Enviado por MARCÃO DA AQUÁTICA às 11h47
04/10

ABRAÇÃO AO PESSOAL DO VELOSO.. BOLICHE .. COMIDA BOA E CHOPP CREMOSOOOOO!!! OSMAR CETIM / LIMEIRA Enviado por OSMAR CETIM - LIMEIRA às 23h01

Enviado por OSMAR CETIM - LIMEIRA às 23h25
01/10

ADOREI MORAR EM ARARAS ONDE ESTUDEI POR VÁRIOS ANOS E NADEI NA EQUIPE DA ARARENSE.. QUE SAUDADES!!! SURYA MILERIS / SÃO PAULO

Enviado por SURYA MILERIS - SÃO PAULO às 22h59
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions