Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Descalvado

JAU SERVE

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 21º54'14" sul e a uma longitude  47º37'10" oeste, estando a uma altitude de 679 metros. Sua população estimada em 2006 era de 31.265 habitantes. Possui uma área de 755,226 km².

Demografia

Dados do Censo - 2006

População total: 31.265

* Urbana: 24.136

* Rural: 4.785

* Homens: 14.419

* Mulheres: 14.502

Densidade demográfica (hab./km²): 38,30

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,43

Expectativa de vida (anos): 74,42

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,23

Taxa de Alfabetização: 91,84%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,820

* IDH-M Renda: 0,755

* IDH-M Longevidade: 0,824

* IDH-M Educação: 0,880

Hidrografia

* Rio Mogi-Guaçu

Corregos: Olaria, Anhumas, Cajuru, Capivara, Descaroçador, São João, Campo, Matança, Espraiado, Ipiranga, Barra Grande ou Água Vermelha, Paraíso, Jacutinga, Paiolonho, Santa Rosa, Patos, Gaviãozinho, Água Podre, Sujo, Santa Eulália, Água Limpa, Capetinga, Santo Antonio, Cajuru, São Domingos, Cateto, São Rafael, Sapé, Prata, Gasoso, Serrinha, Bebedouro, Ibicoara, Gregório, Bomba, João Porto, Tabôa, Jatobá, Vila Nova, Tamanduá, Pinheirinho, Montes Claros, Capão Alto, Olho D'Água, Água Choca, João Bias e Buraco da Onça.

Transportes

* Viação Santa Cruz (Descalvado à Americana/ Araras/ Leme/ Limeira/ Pirassununga/ Porto Ferreira/ São Carlos)

* Viação Danúbio Azul (Descalvado à São Paulo)

* Viação Rápido D'Oeste (Descalvado à São Simão/ Ribeirão Preto/ Santa Rita do Passa Quatro/ Porto Ferreira)

* Empresa de Onibus Realidade (Circular Municipal)

COMO CHEGAR

Localização

Noroeste do Estado de São Paulo

Limites

Norte - Luiz Antonio.

Noroeste - Santa Rita do Passa Quatro.

Leste - Porto Ferreira.

Sul - Analândia.

Sudeste - Pirassununga.

Oeste - São Carlos.

Acesso Rodoviário

SP-330  /  SP-310

Distâncias

242 Km da Capital

Historia:

- 1809 - Nicolau Antônio Lobo, Manoel Antonio Lobo e Agostinho José Alves de Amorim.Um pouco mais tarde em 1820 José Ferreira da Silva e Tomé Ferreira da Silva. Incluem-se também entre os primeiros habitantes: Alexandre José de Castilho, José Rodrigues dos Reis, Joaquim de Oliveira Preto e Manoel Joaquim Bernardes. Os primeiros chegaram pelo norte, aproveitando o Rio Mogi Guaçu que era o caminho que levava aos sertões de Araraquara. Estabeleceram-se no centro e no sul do atual Município, aproveitando as áreas de terras melhores, evitando o norte junto ao rio Mogi Guaçu onde ocorriam febres intermitentes de dezembro a abril.

O livro do tombo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém, em referência escrita em 1883, quando da visita do Bispo Dom Lino Deodato, assim se refere a história: Das informações que pudemos obter de um trabalho que temos à vista, consta que este lugar, Belém do Descalvado, começou a ser habitado em 1809, sendo seus primeiros habitantes Agostinho José Alves de Amorim, Nicolau Antonio Lobo e José Ferreira da Silva, sendo o primeiro da província de Santa Catarina, e os últimos da de Minas Gerais.

- 1816 - Alexandre José de Castilho adquire a Fazenda Areias de Nicolau Antonio Lobo. - 1820 - José Ferreira da Silva e sua mulher Florência Maria de Jesus, provenientes de Minas Gerais, adquirem a Fazenda Areias de Alexandre José de Castilho.

- 08/09/1832 - Inauguração da Capela de Nossa Senhora do Belém, construída por José Ferreira da Silva em terras da Fazenda Areias, em cumprimento a um voto religioso de sua mulher, dando início ao povoado; - 1842 - José Ferreira e sua mulher fazem doação de uma légua de terras para a Igreja, terras que iriam constituir a Vila de Belém do Descalvado.

Datas comemorativas

Aniversário      8 de setembro

Fundação         1832 (177–178 anos)

Gentílico          descalvadense

Administração:

Prefeito:       LUIS ANTONIO PANONE

 

Economia:

Agronegócios

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do município, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar. Descalvado conta com uma usina de processamento, responsável pelo esmagamento de 1.390 toneladas de cana por ano, resultando na produção de 115.024 toneladas/ ano de açúcar e 43.441 m3 /ano de etanol, inserindo o município no contexto global dos biocombustíveis. O município também fornece matéria-prima para outras três usinas instaladas na região.

Entre os destaques da pecuária, está a produção de leite e de frangos de corte. O município é sede do Centro APTA-AVES do Instituto Biológico da USP, que desenvolve pesquisas na área de sanidade e manejo de frangos, sendo uma referência para o Estado de São Paulo.

Comércio e Serviços

O comércio atende às necessidades da cidade e da região e se concentra em dois corredores comerciais, com destaque para presença de grandes redes varejistas, como Lojas Colombo e Magazine Luiza, e a variedade de produtos oferecidos (eletroeletrônicos, vestuário, móveis, alimentícios, cosméticos) nos mais de 600 estabelecimentos instalados.

O setor de serviços é um dos mais desenvolvidos do município, com uma rede de 1.300 prestadores (transportadoras, escritórios de engenharia, obras, jurídico). Descalvado possui também 7 agências bancárias e 2 estabelecimentos de crédito, a Crediguaçu e o Banco do Povo Paulista.

Indústria

A atividade industrial é marcada pela presença de 74 indústrias de diversos segmentos, algumas delas de grande porte e representatividade nacional e internacional.

A cadeia industrial de produtos Pet, que coloca o município na elite produtiva deste segmento, é ancorada pela presença de grandes produtores nacionais e mundiais de nutrição animal.

Descalvado constitui também uma das maiores reservas naturais de areia utilizada nas indústrias de vidro e fundição, encontrada em poucas regiões do país. Os cerca de 2 milhões de toneladas de areia industrial extraídas anualmente no município abastecem 70% do mercado nacional de embalagens e 90% do mercado de fundição.

Educação:

Universidades

* UNICEP - Centro Universitário Central Paulista

* UNICASTELO - Universidade Camilo Castelo Branco

* FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba

Turismo:

Conhecido por suas fazendas centenárias, cachoeiras e corredeiras, Descalvado possui diversos atrativos naturais que servem como opção para quem quer apenas apreciar uma bela paisagem, para os praticantes de esportes de aventura e para os empresários interessados em investir em negócios nas áreas de hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entre outros.

Principais Pontos Turísticos

* Salto do Pântano

Principal atrativo turístico da cidade localizado a 7 km do centro, a cachoeira possui 42 m de altura e volume de água de 800L/s. A beleza do vale onde se forma a queda d’água e a facilidade de acesso tornam o local uma ótima opção para visitação e prática de esportes de aventura, como rapel e arvorismo.

* Salto do Gasoso

O Salto do Gasoso tem cerca de 20 metros de altitude e fica a poucos quilômetros do Salto do Pântano. A beleza e o volume da queda d’água favorecem a prática de esportes de aventura, além de ser uma ótima opção para visitação.

* Castelo de Almanza

Réplica de um castelo construído na cidade de Almanza, na Espanha, este ponto turístico é um dos mais belos e surpreendentes do município. Além da arquitetura, o prédio conserva também objetos iguais aos encontrados no castelo espanhol, como relógios, esculturas e obras de arte.

* Corredeiras do Pitangui

Localizada no Rio Mogi Guaçu, as corredeiras são ideais para prática de canoagem e rafting, servindo também para os turistas que querem desfrutar de uma tradicional pescaria.

* Cachoeira dos Índios

A cachoeira, com aproximadamente 12 m de altura, está localizada no bairro do Butiá, distante 6 km do centro da Descalvado. É mais opção que o município oferece para visitação e prática de esportes de aventura.

* Rio Mogi Guaçu

Principal afluente do Rio Pardo, o Rio Mogi Guaçu nasce em Minas Gerais e sua foz está localizada no município de Pontal. Em Descalvado, o patrimônio natural é freqüentado por turistas em busca de uma bela paisagem e por adeptos da pescaria.

Fontes:

http://www.descalvado.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Descalvado

http://www.ferias.tur.br/cidade/9093/descalvado-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/conchal/buscacidade.php

http://www.descalvadoonline.com.br/

http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Descalvado

site da cidade:

http://www.descalvado.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Descalvado:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Descalvado:
 
26/02

quantos habitantes ha´ em descalvado

Enviado por Maria Fernanda Zappeloni Paludetti às 15h04
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions