Divinolândia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Antes de tornar-se município, a localidade recebia o nome de Sapecado. A cidade pertenceu a Caconde até conseguir sua emancipação.
Geografia:
Localiza-se a uma latitude 21º39'41" sul e a uma longitude 46º44'21" oeste, estando a uma altitude de 1040 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12.121 habitantes.
População Total: 12.016
* Urbana: 6.875
* Rural: 5.141
* Homens: 6.136
* Mulheres: 5.880
Densidade demográfica (hab./km²): 54,05
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,20
Expectativa de vida (anos): 73,93
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,35
Taxa de Alfabetização: 90,08%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,788
* IDH-M Renda: 0,686
* IDH-M Longevidade: 0,815
* IDH-M Educação: 0,862
COMO CHEGAR
Partindo de São Paulo: BR-365
Localização
Município da Região Estradas e Bandeiras no Estado de São Paulo
Distâncias
209 km da Capital
Historia:
Em meados do ano de 1.850, o atual município de Divinolândia era um pequeno rancho construído à margem do Rio do Peixe, no qual pernoitavam tropeiros vindos de Caconde em demanda a Vila de Casa Branca. Nessa época, houve um pequeno incêndio, que sapecou o rancho bem como as terras que o circundavam. Foi construído pelos tropeiros, um novo rancho e o lugar passou a denominar-se Pouso do Sapecado.
Foi erguida uma capela sob a evocação do Divino Espírito Santo, curada em 25 de Janeiro de 1.858, pelo Bispo de São Paulo, D. Sebastião Pinto do Rego.
Em 27 de Janeiro de 1.865, foi feita a doação de terras à Paróquia de Divino Espírito Santo, pelo Major Thomas de Andrade e sua esposa, Dona Mariana Leopoldina da Costa.
Em 20 de Agosto de 1.881, Joaquim Pio de Andrade e sua esposa, Dona Francisca Maximiana da Costa, doaram duas partes da terra à Capela de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1.879, por Manoel Pereira da Silva.
Pela Lei Provincial n°. 25 de 28 de Março de 1.865, a povoação foi elevada a frequência, com a denominação de Divino Espírito Santo do Rio do Peixe, pertencente ao Distrito de Caconde. Foi incorporada ao município da Comarca de São José do Rio Pardo, pela Lei n°. 558, de 20 de Agosto de 1.898.
Pelo Decreto n°. 9.775 de 30 de Novembro de 1.938, passou a denominar-se "Sapecado."
Pela Lei Estadual n°. 2.456, de 30 de Dezembro de 1.953, foi elevado a categoria de município com o nome de Divinolândia e construído um único Distrito: Divinolândia.
Datas comemorativas
Fundação 30 de dezembro de 1953
Gentílico divinolandense
Administração
Prefeito : ISMAR ERNANI DE OLIVEIRA
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Cachoeira do Sato Ambrózio
Área total: 90 há (aprox.)
Distância do centro: 4 km (aprox.)
Formada pelas águas do Córrego Santo Ambrósio, afluente do Rio do
Peixe, tem aproximadamente 500 metros de corredeiras e cachoeiras entrecortadas por canyons e paredões de pedras, vegetação nativa com as mais variadas espécies: orquídeas, gargatás, bromélias, etc..
O lugar é coberto por densa vegetação dificultando o acesso à cachoeira.
Cachoeira Mário Valente
Área total: 20 ha (aprox.)
Distância do centro: 3 km (aprox.)
Conhecida pelo nome do proprietário da área onde está localizada, a Cachoeira do “Mário Valente” é a outra atação ao redor da cidade de Divinolândia. Alé da beleza natural do lugar com suas cachoeiras e corredeiras há um morro margeando estas, no qual se vêem vestígios de um morro de pedras, que segundo a tradição aral teria sido construído por escravos com a finalidade de servir como linha demarcatória de propriedade.
Cachoeira do Santo Barzagli
Área total: 3.0 há (aprox.)
Distância do centro: 14 Km (aprox.)
Conhecida pelo nome do proprietário da área está localizada, a Cachoeira “do Santo” é um dos grandes atrativos naturais que existe nos arredores da cidade de Divinolândia. A beleza de sua queda d`água em meio a muito verde pode ser observada por quem passa pela estrada intermunicipal que liga Divinolândia a Poços de Caldas (MG). Lugar pode-se avistar duas quedas, a Menor com aproximadamente 10 metros e a maior ultrapassa 20 metros de altura. A área é dotada de infre estrutura mínima de apoio ao turista mais alto da cachoeira. Deste ponto pode-se sentir o fresco das águas que caem do penhasco de pedra, e ainda descansar em confortáveis bancos de cimento do quiosque. A flora, constituída de diversas espécies como, pinheiros, eucalípitos, árvores frutíferas, etc., serve como refúgio para pássaros e pequenos animais.
Cachoeira Cervelin
Área total: 5.0 há (aprox.)
Distância do centro: 4 km (aprox.)
Conhecida pelo nome do proprietário da área onde está localizada , a Cachoeira do “Cervelin” possue queda d`água não muito alta com corredeiras, poços e piscina natural. Com vista para as montanhas que cercam a região, o lugar encontra-se bem conservado pelo proprietário, conforme se observa pelo gramado que margeia a cachoeira, algumas espécies vegetais nativas, roda d`água, tudo em meio a muito verde e à tranquilidade da vida no campo.
Cachoeira Marcílio Grespan
Área total: 48 ha (aprox.)
Distância do centro: 20km (aprox.)
Conhecida simplesmente por “Cachoeira do Marcílio”, nome do proprietário da área onde está localizada, possue queda d`água de aproximadamente 20 metro de altura. Do paredão de pedras escorrem águas cristalinas formando pequenas ilhotas, poços e lagos. A névoa provocada pelo salto é iluminada por raios de luz que entrecortam o arboreto existente ao seu redor. O contato direto com a fauna e a flora da região proporciona ao visitante uma experiência ímpar deiante deste cenário de belezas naturais.
Cachoeira Quingo Forlani
Área total: 15 há (aprox.)
Distância do centro: 5km (aprox.)
Seqüência de quedas d`água formadas pelas águas do Rio do Peixe, localizadas em área particular de fácil acesso. Formada por lajes de pedras sobre as quais é possível caminhar em alguns trechos, suas águas se dividem em vários canais formando pequenas ilhotas. Apoés longo trecho de corredeiras, vê-se lagos e poços propícios para banho. Acompanhando a descida das águas há uma trilha que leva as partes baixas onde estão os lagos. Tudo isso em meio a muito verde e ar puro.
Fontes:
http://www.divinolandia.sp.gov.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Divinol%C3%A2ndia
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9097/divinolandia-sp.html
http://citybrazil.uol.com.br/sp/divinolandia/index.php
site da cidade:
http://www.divinolandia.sp.gov.br