Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Ibaté

O município de Ibaté, conta com cerca de 290 quilômetros quadrados de superfície total, está situado na região Central do Estado de São Paulo. Encontra-se a aproximadamente 247 quilômetros de São Paulo, Capital do Estado, a 12 quilômetros de São Carlos, 25 quilômetros de Araraquara.

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 21º57'17" sul e a uma longitude  47º59'48" oeste, estando a uma altitude de 839 metros.

O município possui uma área de 289,6 km².

Faz limite com os seguintes municípios:

* Sudeste: São Carlos

* Sudoeste: Ribeirão Bonito

* Noroeste: Araraquara

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 26.462

(População estimada em 2009: 29.714 habitantes. IBGE)

* Urbana: 25.112

* Rural: 1.350

* Homens: 13.432

* Mulheres: 13.030

Densidade demográfica (hab./km²): 91,37

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,46

Expectativa de vida (anos): 73,76

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,69

Taxa de alfabetização: 90,43%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,790

* IDH-M Renda: 0,687

* IDH-M Longevidade: 0,813

* IDH-M Educação: 0,870

Hidrografia

* Rio Jacaré-Guaçu

* Rio Monjolinho

Rodovias de Acesso

* SP-310 - Rodovia Washington Luís

Esporte

* Estádio Municipal Dagnino Rossi - Capacidade: 5.000 espectadores

Historia:

A região de Ibaté começou a ser povoada após a fundação de São Carlos, com o incremento da cultura do café em algumas fazendas, localizadas, em sua maioria, junto à estrada de ferro que ligava Rio Claro a São Carlos. A Estação Visconde do Pinhal, a mais próxima de Ibaté, foi inaugurada em 1855.

Em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa do Tenente-coronel João Evangelista de Toledo e dos seus genros, os senhores José Candido Porto e Capitão Candido Tripeno, foi fundada, próximo da Estação Visconde do Pinhal, a povoação de São João Batista da Lagoa.

Em 24 de outubro de 1900, por influência do Chefe Major José Ignácio de Camargo Penteado, um decreto elevou a povoação à categoria de Distrito de Paz e a mesma passou a ser chamada por Vila de Ibaté.

A então Vila de Ibaté desenvolveu-se com a economia baseada no cultivo do café realizado nas grandes fazendas que contaram com o trabalho fundamental dos imigrantes europeus.

A primeira capela da Vila foi a de São Benedito, construída logo na constituição da povoação. Pouco depois, por iniciativa do Capitão Tripeno, foi iniciada a construção da Igreja Matriz (localizada na rua Santa Iria, defronte a Praça Central). Os Capitães Pedro Serpe e Raphael Rubino em 05 de julho de 1901 decidiram terminar a obra e com o apoio da população a pequena Vila passou a ser servida por um belo templo religioso.

 

O Almanach-Album de São Carlos (1916-1917) assim descrevia a então Vila de Ibaté:

“A villa está sobre o cume de uma colina, a 840 metros de altitude. Devido a essa situação o clima é um dos melhores do município [referindo-se a São Carlos]. A villa de Ibaté conta mais de cem prédios construídos de tijolos e em bom estado de conservação. As ruas são largas, bem alinhadas e iluminadas à luz elétrica; a principal é a avenida São João, que tem 14 metros de largura e quase um kilometro de cumprimento; parte da estação da estrada de ferro e atravessa toda a villa de norte a sul. Existe na villa uma corporação musical, denominada Banda Recreativa Ibateense, organizada por iniciativa do sr. Júlio Serpe, da qual é presidente. Conta a banda com 23 figuras e costuma tocar no coreto municipal do largo da Matriz nos feriados nacionais e outros dias de festa. A população do distrito é de 8.000 habitantes, aproximadamente.”

 

No dia 30 de dezembro de 1953 Ibaté foi finalmente elevada a categoria de Município. No ano seguinte foi eleito o primeiro prefeito, Donato Rocitto. De acordo com a site oficial da Câmara Municipal de Ibaté (www.camaraibate.sp.gov.br), em 1o de janeiro de 1955, no edifício do antigo Cine Rosário (atual Banespa Santander), Hely Lopes Meirelles, MM. Juiz da Comarca de São Carlos, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Prefeito, o vice-prefeito Júlio Donatoni e o Padre Frederico Jurczick, presidiu a sessão solene de instalação da Câmara Municipal de Ibaté.

Os vereadores eleitos para a primeira legislatura e empossados naquele mesmo dia foram: Adauto Tomazini Gomes, Antonio Donato, Deolindo Milori, Deolindo Petrilli, João Rossito, João Fassini, João Ibelli, Júlio de Cápua e Zulmiro Camilo. Os mesmos elegeram João Rossito Presidente da Câmara, João Ibelli Vice-Presidente, Júlio de Cápua 1o Secretário e João Fassini 2o Secretário.

Os trabalhos administrativos eram realizados onde hoje se encontra a Livraria Central e a sessões eram realizadas no Cine Rosário. Em 1º de junho de 1.958, a Câmara Municipal de Ibaté instalou-se na Rua Santa Iria, onde permanece até hoje.

A palavra Ibaté, que tem origem no tupi-guarani, significa, de acordo com os dados oficiais, lagoa seca, que se justificaria pela existência de “lagoas” imaginárias, principalmente nas margens das estradas de rodagem. Os que descordam da versão oficial se embasam na constatação de que a palavra viria de ybaté que em tupi-guarani significa lugar alto, o cume e não lagoa seca, que em tupi-guarani seria ypaba tininga.

A base da economia é a produção sucroalcooleira e, por isso, o Município ainda depende muito da safra da cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, ao fato de poucas empresas estarem instaladas no Município. Possui um potencial turístico ainda inexplorado e pela excelente localização tem tudo para atingir um bom patamar de desenvolvimento. O Município tem o cognome de “Encanto do Planalto” em virtude da sua altitude e os nascidos em Ibaté tem o gentílico ibateenses.

Atualmente, o Poder Executivo é comandado pelo Prefeito José Luiz Parella e pelo Vice Isaias Regolão. O Poder Legislativo é composto por nove vereadores: Joel Borges de Araújo, Waldir Siqueira, Carlos Eduardo Galdiano, Almerindo da Silva, João Siqueira Filho, Joel Borges de Araújo, Marivaldo Carlos Monte, Nelson dos Santos Hercoli, Sebastião Vérgis e Valdemir Faustino da Silva.

O município de Ibaté, conta com cerca de 290 quilômetros quadrados de superfície total, está situado na região Central do Estado de São Paulo. Encontra-se a aproximadamente 247 quilômetros de São Paulo, Capital do Estado, a 12 quilômetros de São Carlos, 25 quilômetros de Araraquara. Conta com uma população de 30.379 habitantes, segundo dados do IBGE do ano 2004.

Datas comemorativas:

Aniversário      24 de junho

Fundação         29 de janeiro de 1893 (117 anos)

Gentílico          ibateense

Administração:

prefeito : ALESSANDRO MAGNO DE MELO ROSA

Economia:

A base da economia é a produção sucroalcooleira e, por isso, o município  ainda depende muito da safra da cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, ao fato de poucas empresas estarem instaladas no município. Possui um potencial turístico ainda inexplorado e pela excelente localização tem tudo para atingir um bom patamar de desenvolvimento. O município tem o cognome de "Encanto do Planalto" em virtude da sua altitude  e os

Fontes:

http://www.ibate.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibat%C3%A9

http://www.ferias.tur.br/cidade/9193/ibate-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/ibate/index.php

Site da cidade:

http://www.ibate.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Ibaté:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Ibaté:
 
26/12

nasci nessa bela cidade ,mas agora resido na cidade ibate sp mas ainda tenho belas lembranças da minha infancia na maceda se Deus assim permitir vou rever meus familires minha cidade natal logo estou feliz por seu desenvolvinto

Enviado por claudineia leal às 14h53
21/12

venho cumunicar as autoridades competente para que possa me ajudar nao estou aguetando mais o descaso das autoridades da cidade onde eu moro todos os fins de semana e um tormento aqui e racha de motos som alto de carros isto comeca 11.00horas da noite e vai ate as 5 ou 6.00 horas da manha sem contar com prostituicao trafico de drogas e bebidas nao tenho mais onde pedir ajuda pelo amor que voces tem nas suas familia me ajude estou com 66 anos de idade e tenho problema no coracao nao posso nervoso por favor senhores me ajude grato helio a robles

Enviado por helio azevedo robles às 21h59
08/08

essa cidade é muito boa depois que o ze parrella entrou como prefeito isso melhorou muito gostei foi muito parabens ze parrella

Enviado por cynthia ferraz às 16h52
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions