Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Mococa

Geografia:

Localiza-se a uma latitude 21º28'04" sul e a uma longitude  47º00'17" oeste, estando a uma altitude de 645 metros.

População Total: 68.718 (est. IBGE/2009)[2]

* Urbana: 99%

* Rural: 1%

* Homens: 40%

* Mulheres:60%

Densidade demográfica (hab./km²): 83,0

Mesorregião

Campinas IBGE/2008 [1]

Microrregião

São João da Boa Vista IBGE/2008 [1]

Municípios limítrofes

São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Cássia dos Coqueiros, Tambaú, Casa Branca, Arceburgo, Monte Santo de Minas, Guaranésia,Cajuru.

Demografia

Etnias

Cor/Raça         Percentagem

Branca             81,0%

Negra             3,9%

Parda               14,6%

Amarela           0,2%

Distâncias

234 km da Capital.

Historia:

Por volta de 1840, as terras do município de Mococa, pertenciam a Sesmaria do espanhol D. Tomás, e faziam parte da comarca de Mogi-Mirim. Nessa época lavradores de Minas Gerais, atraídos pela topografia favorável do solo e suas riquezas naturais, começaram imaginar, formando ali uma nova povoação. Conta a história que, em 1839, o abastado lavrador Antônio José Gomes e sua mulher, doaram a São Sebastião 16 alqueires de terra. Quatro anos depois, o povoado transferiu-se as margens do Ribeirão do Meio, nas terras de José Gomes de Lima.

Em 1814, erigia-se no local a Capela Curada, com o nome de São Sebastião da Boa Vista. Segundo a tradição, o topônico Mococa apareceu em 1844, quando o capitão – mor Custódio José Dias – que fora até ali para caçar – empregou a frase: “Olhem aí para a mocoquinha”.

MU – significa pequeno; CO – que quer dizer esteio; OCA – casa. Portanto referia-se as Casas de pequeno esteio do lugar.

No ano de 1846, começou a ser praticada a lavoura do café, que mais tarde tornara-se a principal fonte de riquezas do município. Desmembrado do município Casa Branca, criou-se o município de São Sebastião da Boa Vista, com sede na Vila do mesmo nome, por Lei Provincial n.º. 29, de 24 de Março de 1871. A comarca Mococa foi criada por Lei Estadual n.º. 80 de 25 de Agosto de 1892.

Fundação         24 de março de 1871

Gentílico          mocoquense

Lema               Terra Mea Paulista Generosa

Administração:

Prefeito  :   MARIA EDNA GOMES MAZIERO

Economia:

A economia da cidade e variada, classificada como estancia hidromineral, tem grande potencial para o turismo, porem alem do turismo a cidade tambem oferece grande porte na area das industrias, o que gera a maioria da renda na cidade.

Educação

Possui também duas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza, a Etec "Francisco Garcia" e Etec "João Baptista de Lima Figueiredo". Possui também duas faculdades: a Faculdade de Tecnologia (FATEC), onde são ministrados os cursos de Informática com Ênfase em Gestão em Negócios, Informática com Ênfase em Banco de Dados e Rede de Computadores e Agronegócio e Gestão Empresarial e a Faculdade da Fundação de Ensino de Mococa (FaFEM), onde são ministrados os cursos de Adminstração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Pedagogia, Letras e Matemática.

Religião:

O município pertence à Diocese de São João da Boa Vista. Sua igreja Matriz, contruída em 1898, é de estilo gótico e dedicada a São Sebastião. O atual pároco é Paulo Cominato.

Turismo:

Museu De Arte Sacra "Íris Josepha Da Silva"

Projetado pelo Arquiteto Gheraldo Bozzani em estilo eclético, marcado pela influência predominante do Neo-Barroco e Neo-Clássico, apresenta um equilíbrio de formas e uma unidade na riqueza de sua Arte Sacra, fazendo dela um valioso monumento histórico e artístico do patrimônio cultural de Mocóca.

Localiza-se na Praça Major José Pedro.

Museu de Artes Plásticas "Quirino da Silva"

Praça Marechal Deodoro, 26

Igreja do Rosário

Construída em 1919, é a primeira igreja construída na cidade. Em estilo Barroco.

Localiza-se na Praça Major Pedro.

Parque Ecológica "José André de Lima"

Rodovia Prefeito José André de Lima

Os Casarões

Mococa foi cenário de importantes momentos do periodo colonial e ainda guarda em sua arquitetura marcas desta época. Diversos Casarões espalhados pela cidade, principalmente na região central, ainda mantêm intactos móveis, utensílios e diversos detalhes que nos fazem retornar a um passado pouco distante.

Tombados pelo patrimônio histórico mocoquense os casarões são de fundamental importância ao turismo local. Passar por Mococa e se fotografar em frente a um destes gigantes faz parte das intenções de qualquer visitante.

Praça Marechal Deodoro

A tradicional Praça da Matriz é o ponto mais procurado pelos familiares nas noites de finais de semana. Além de uma completa linha em petiscos, parque para as crianças e shows culturais periódicos. A fonte luminosa e a apresentação filarmônica mocoquense dão um brilho especial à noite mocoquense.

O turismo rural é um dos pontos fortes da cidade de Mococa.

A Fazenda Buracão ( www.fazendaburacao.com.br ) é um dos destaques, recebendo reuniões e convenções nacionais e internacionais.

A Fazenda Nova ( www.fazendanova.com.br ) também é de incansável beleza pra quem buscar bons momentos em meio a natureza.

O Mirante e a Cachoeira de Itambé oferecem momentos inesquecíveis em meio a fauna e flora brasileira.

Também possui como atrações turísticas: o centro histórico, diversas igrejas, museus e a casa de cultura.

Fontes:

http://www.mococa.sp.gov.br/

http://www.diariodemococa.com.br/home.php

http://citybrazil.uol.com.br/sp/mococa/index.php

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9368/mococa-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mococa

site da cidade:

http://www.mococa.sp.gov.br/

 

 
MAIS SOBRE Mococa:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Mococa:
 
15/04

cade os dados de mococa?

SPCIDADES: http://www.spcidades.com.br/cidade.asp?codigo=126

Atualização de dados:
Estamos à disposição das Prefeituras e Câmaras Municipais. É só enviar que colocamos.

Enviado por anselmo às 16h47
01/10

TERRA DO CHICO PISCINA... DO KIM MOLLO... MARIA ISABEL GUERRA!! TORNOU-SE UMA TRADIÇÃO NA NATAÇÃO BRASILEIRA COM O CAMPEONATO INTERNACIONAL "TROFEU CHICO PISCINA". PARABÉNS MOCOCA !! GERALDO / NATAÇÃO DE RIO CLARO

Enviado por Geraldo - Rio Claro às 22h56
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions