Geografia:
Localiza-se a uma latitude 21º30'29" sul e a uma longitude 48º09'04" oeste, estando a uma altitude de 618 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4.164 habitantes. Município criado em 20 de janeiro de 1990.
Possui uma área de 229,426 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 3.871
* Urbana: 2.446
* Rural: 1.425
* Homens: 1.991
* Mulheres: 1.880
Densidade demográfica (hab./km²): 16,87
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,63
Expectativa de vida (anos): 71,34
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,37
Taxa de Alfabetização: 87,22%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,761
* IDH-M Renda: 0,681
* IDH-M Longevidade: 0,772
* IDH-M Educação: 0,831
Hidrografia
* Rio Moji-Guaçu
Rodovias de acesso
* SP-326
Historia:
Uma cidade que tem sua origem datada de 1892, quando a Companhia Paulista de Estrada de Ferro instalou sua estação, atraindo parentes de famílias residentes em propriedades próximas. A abundância de água encontrada pelos boiadeiros, que conduziam suas boiadas, e a beleza natural dos rios, córregos e cachoeiras, praticamente os obrigavam a pernoitar no local. Só existia um problema, a presença de um inseto peculiar da região, que vivia, preferencialmente, nas margens dos rios e córregos, conhecido no povoado por Mutuca. O Entroncamento Estrada de Ferro/Estrada Boiadeiro acontecia naturalmente, pois não só se embarcava gado nos comboios, bem como carregamento de café, produto largamente produzido na região por imigrantes portugueses, cujo destino final era a Europa.
O povoado, já conhecido por Motuca, também, como toda a região, teve sua fase áurea na agricultura do café e na criação de gado. Em torno de 1908, teve participação no acolhimento de imigrantes japoneses e portugueses que trabalharam com a cultura de café e hortifrutigranjeiros. A partir da década de 50 a cana-de-açúcar começou a prevalecer na região. Aos poucos, a cana-de-açúcar foi plantada em pequenas fazendas e sítios, foram arrendadas terras, trazendo para a região o migrante nordestino. Em setembro de 1959 a usina Santa Luiza se instalou em Motuca iniciando uma nova fase no povoado. Na época, a usina tinha uma produção média de nove mil sacos de açúcar por safra. Hoje esse número chegou a dois milhões. Em 1969 a Companhia Paulista de Estrada de Ferro desativou a Estação Ferroviária de Motuca e toda a linha pertencente à regional de Jaboticabal.
Em 1986, época em que Motuca já vinha sofrendo com exclusões sociais, principalmente dos migrantes nordestinos, que representavam 1% da população ao ano, instalaram-se no município, na Fazenda Monte Alegre, os Assentamentos I, II, IV e V, estruturados segundo normas estabelecidas pela Reforma Agrária. A fazenda pertencia ao governo do Estado de São Paulo, à antiga Codasp, e possuía uma grande plantação de eucaliptos, que gerava arrecadação para o município. Com a Reforma Agrária, as terras passaram a ser de responsabilidade do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o qual trouxe um grande número de pessoas, provenientes de diversas regiões, trazendo em suas bagagens pouca técnica e muita vontade de ter seu próprio pedaço de terra. Atualmente, mais precisamente em 2004, segundo o IBGE, 1.200 pessoas residem nos quatro assentamentos pertencentes à Motuca.
Mesmo com todas as dificuldades sociais Motuca conseguiu, através da Lei nº 6.645, de 09 de janeiro de 1.990, sua elevação para a categoria de município, desmembrando-se de Araraquara. Mas foi somente no dia 1º de janeiro de 1993 que o primeiro prefeito da cidade foi empossado. E em 1997, através de uma lei orgânica da Câmara dos Vereadores de Motuca, a data de comemoração da emancipação passou para o dia 20 de janeiro, dia do santo padroeiro da cidade, São Sebastião.
Significado do Nome
Devido a presença de um inseto peculiar da região, na época da fundação, que vivia, nas margens dos rios e córregos, conhecido no povoado por Mutuca.
Aniversário 20 de janeiro
Fundação 1892
Gentílico motuquense
Administração:
prefeito : CELSO TEIXEIRA ASSUMPÇÃO NETO
Fontes:
http://www.motuca.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motuca
http://www.ferias.tur.br/cidade/9390/motuca-sp.html
http://citybrazil.uol.com.br/sp/motuca/index.php
Site da cidade:
http://www.motuca.sp.gov.br/