Ipaussu é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Sua população estimada em 2004 era de 13.141 habitantes
Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 12.553
* Urbana: 11.030
* Rural: 1.523
* Homens: 6.275
* Mulheres: 6.278
Densidade demográfica (hab./km²): 60,03
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,72
Expectativa de vida (anos): 74,90
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,27
Taxa de alfabetização: 90,56%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,795
* IDH-M Renda: 0,694
* IDH-M Longevidade: 0,832
* IDH-M Educação: 0,860
Hidrografia
* Rio Paranapanema
* Lago Municipal
Limites
Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes e Bernardino de Campos
Acesso Rodoviário
SP-270 - Raposo Tavares, Castelo Branco ( com acesso pela SP 255 - Ipaussu - Bauru ).
Distâncias
314 km da Capital
HISTÓRIA DA CIDADE
Nas últimas décadas do século XIX começa a história do município de Ipaussu.
Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Corra de Miranda. Embrenham-se na mata e aventuram-se na conquista de novas terras. Tinham como trajeto para este lugar os pontos de Piraju e Santa cruz do Rio Pardo. Em seu trajeto, cruzaram o Rio Paranapanema na altura onde hoje situa-se Piraju e, nessa jornada, ao aportarem em Santa Cruz do Rio Pardo à procura da exuberância do rio, foram parar num Coqueiral, o marco zero de Ipaussu. Pegaram o ribeirão e desceram, convindo que todos os ribeirões correm para os rios. Caminhando nessa direção encontraram uma ilha, a qual denominaram de Ilha Grande.
Encontraram como habitantes nessa época os índios Coroados, que permanecem por muitos anos. Retiraram-se somente quando se sentiram incomodados com a aproximação do elemento branco, que foi espichando os seus domínios por todas as terras do Paranapanema. O sistema de tropas era o meio de transporte que ligava que a região e os centros comerciais da época, Lençóis Paulista e Botucatu. O transporte de cargas era feito por tropeiros sobre estradas sofríveis.
A Estrada de Ferro Sorocabana, criada em dois de fevereiro de 1870 na cidade de Sorocaba, foi a primeira via férrea a explorar o interior paulista mais profundamente, desempenhando um papel econômico importante como meio de transporte do café.
O potencial econômico do vale do Paranapanema, garantido pela qualidade de suas terras na exploração de café forçava a vinda da estrada de ferro para a região.
A chegada da Sorocabana no ano de 1908 à Ilha Grande do Paranapanema foi muito importante à prosperidade da vila, e o dinamismo desta experimentou uma nova dinâmica em seu modo de vida.Para se fazer uma idéia da Ipaussu daquela época, basta dizer que na fase inicial contávamos única e tão somente com 4 fazendas. A saber: São Luiz e Santa Hermínia; Santa Augusta e Bela Vista.
A povoação de Ilha Grande foi crescendo aos poucos. De excelente solo para a lavoura, envolta por matas virgens de todo o passo humano, o seu clima revelou-se assaz. Sítio convidativo ao viajante que aqui aportasse.
Aniversario da cidade:
Ano de fundação
Gentílico: Ipaussuense
Administração:
Prefeito : LUIZ CARLOS SOUTO
Economia:
Agrícola, Indústria Madeireira, Cafeicultores, Indústria de Confecção, Usina de Açúcar e Álcool.
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Lago Municípal
No lado sudoeste da cidade de Ipaussu, como um espelho de prata, está o seu Lago Municipal, integrado ao local denominado PARQUE JOSÉ NICOLAU.
Circundado por grande extensão da Rua João dos Santos e tendo do outro lado de suas margens a Av. Dr.Antonio Carlos de Abreu Sodré, onde também está o Ginásio de Esportes Antonio Carlos Mercuri, o local está sempre movimentado.
Durante o dia, por ali transitam, despreocupadas, pessoas de todas as idades, a maior parte aposentadas ou turistas, que fazem suas caminhadas principalmente de manhã e ao cair das tardes. Não é raro avistar em certas horas do dia a revoada das garças, tingindo de paz o azul do meio dia ou o ouro velho do entardecer. Ao redor das margens, grupo de pescadores retiram das águas peixes de diferentes espécies, tais como: piau, carpa, tambaqui, pacu, curimbatá e lambari.
As ruas de Ipaussu são bastante arborizadas, compondo um clima muito agradável na cidade e apresentando um visual belíssimo servindo, todos os cantos, como verdadeiros cartões postais.
Aquário Municípal
Localizado na ilha do lago o Aquário Municipal e a mais nova atração turística do município . Com uma coleção de mais de 40 espécies de peixes de água doce e salgado, e a oportunidade de conhecer alguns tipos exóticos como o Cavalo Marinho e a estrela do mar.
A Estação: Aberta em 1908 com o nome de Ilha Grande, recebeu o nome de Ipauçu em 24/01/1916. O edifício que hoje está lá abandonado, depredado e sem cobertura deve ter sido construído nos anos 60, por sua arquitetura. A vila ferroviária, situada no limite norte da cidade, é muito longa, com várias casas do início do século e um grande armazém construído, ou reformado, entre 1925 e 1929. É hoje uma área deteriorada e semi-abando-nada.
Camping Municipal de Ipaussu
Em 1971, com a desativação da balsa em fins de 1969, o prefeito CARLOS ALBERTO VIANNA EGREJA desapropriou as terras das margens do rio Paranapanema para destiná-las ao que hoje é a área de camping de Ipaussu.As obras foram concluídas na segunda gestão do próprio Carlos Alberto, em 1978. Par lá foi levada, nessa oportunidade, energia elétrica e o local foi dotado de instalações sanitárias de rede de água.Hoje o camping é um cartão postal do Município e revela-se um lugar promissor, por conta da procura de campistas de toda região.Nos feriados prolongados de verão, nos dias de Carnaval ou mesmo finais de semana, o local sempre conta com pessoas de cidades relativamente distantes, como Bauru, Marília, Garça, sem contar o grande contingente de ourinhenses
Fontes:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9221/ipaussu-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipaussu
http://www.ipaussu.sp.gov.br/historico.php
http://citybrazil.uol.com.br/sp/ipaussu/historia-da-cidade
Site da cidade:
http://www.ipaussu.sp.gov.br/