Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Ipaussu

Ipaussu é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Sua população estimada em 2004 era de 13.141 habitantes

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 12.553

* Urbana: 11.030

* Rural: 1.523

* Homens: 6.275

* Mulheres: 6.278

Densidade demográfica (hab./km²): 60,03

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 9,72

Expectativa de vida (anos): 74,90

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,27

Taxa de alfabetização: 90,56%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,795

* IDH-M Renda: 0,694

* IDH-M Longevidade: 0,832

* IDH-M Educação: 0,860

Hidrografia

* Rio Paranapanema

* Lago Municipal

Limites

Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes e Bernardino de Campos

Acesso Rodoviário

SP-270 - Raposo Tavares, Castelo Branco ( com acesso pela SP 255 - Ipaussu - Bauru ).

Distâncias

314 km da Capital

HISTÓRIA DA CIDADE

Nas últimas décadas do século XIX começa a história do município de Ipaussu.

Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Corra de Miranda. Embrenham-se na mata e aventuram-se na conquista de novas terras. Tinham como trajeto para este lugar os pontos de Piraju e Santa cruz do Rio Pardo. Em seu trajeto, cruzaram o Rio Paranapanema na altura onde hoje situa-se Piraju e, nessa jornada, ao aportarem em Santa Cruz do Rio Pardo à procura da exuberância do rio, foram parar num Coqueiral, o marco zero de Ipaussu. Pegaram o ribeirão e desceram, convindo que todos os ribeirões correm para os rios. Caminhando nessa direção encontraram uma ilha, a qual denominaram de Ilha Grande.

Encontraram como habitantes nessa época os índios Coroados, que permanecem por muitos anos. Retiraram-se somente quando se sentiram incomodados com a aproximação do elemento branco, que foi espichando os seus domínios por todas as terras do Paranapanema. O sistema de tropas era o meio de transporte que ligava que a região e os centros comerciais da época, Lençóis Paulista e Botucatu. O transporte de cargas era feito por tropeiros sobre estradas sofríveis.

A Estrada de Ferro Sorocabana, criada em dois de fevereiro de 1870 na cidade de Sorocaba, foi a primeira via férrea a explorar o interior paulista mais profundamente, desempenhando um papel econômico importante como meio de transporte do café.

O potencial econômico do vale do Paranapanema, garantido pela qualidade de suas terras na exploração de café forçava a vinda da estrada de ferro para a região.

A chegada da Sorocabana no ano de 1908 à Ilha Grande do Paranapanema foi muito importante à prosperidade da vila, e o dinamismo desta experimentou uma nova dinâmica em seu modo de vida.Para se fazer uma idéia da Ipaussu daquela época, basta dizer que na fase inicial contávamos única e tão somente com 4 fazendas. A saber: São Luiz e Santa Hermínia; Santa Augusta e Bela Vista.

A povoação de Ilha Grande foi crescendo aos poucos. De excelente solo para a lavoura, envolta por matas virgens de todo o passo humano, o seu clima revelou-se assaz. Sítio convidativo ao viajante que aqui aportasse.

Aniversario da cidade:

Ano de fundação

Gentílico: Ipaussuense

Administração:

Prefeito :   LUIZ CARLOS SOUTO

 

Economia:

Agrícola, Indústria Madeireira, Cafeicultores, Indústria de Confecção, Usina de Açúcar e Álcool.

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Lago Municípal

No lado sudoeste da cidade de Ipaussu, como um espelho de prata, está o seu Lago Municipal,  integrado ao local denominado PARQUE JOSÉ NICOLAU.

Circundado por grande extensão da Rua João dos Santos e tendo do outro lado de suas margens a Av. Dr.Antonio Carlos de Abreu Sodré, onde também está o Ginásio de Esportes Antonio Carlos Mercuri, o local está sempre movimentado.

Durante o dia, por ali transitam, despreocupadas, pessoas de todas as idades, a maior parte aposentadas ou turistas, que fazem suas caminhadas principalmente de manhã e ao cair das tardes. Não é raro avistar em certas horas do dia a revoada das garças, tingindo de paz o azul do meio dia ou o ouro velho do entardecer. Ao redor das margens, grupo de pescadores retiram das águas peixes de diferentes espécies, tais como: piau, carpa, tambaqui, pacu, curimbatá e lambari.

As ruas de Ipaussu são bastante arborizadas, compondo um clima muito agradável na cidade e apresentando um visual belíssimo servindo, todos os cantos, como verdadeiros cartões postais.

Aquário Municípal

Localizado na ilha do lago o Aquário Municipal e a mais nova atração turística do município . Com uma coleção de mais de 40 espécies de peixes de água doce e salgado, e a oportunidade de conhecer alguns tipos exóticos como o Cavalo Marinho e a estrela do mar.

A Estação: Aberta em 1908 com o nome de Ilha Grande, recebeu o nome de Ipauçu em 24/01/1916. O edifício que hoje está lá abandonado, depredado e sem cobertura deve ter sido construído nos anos 60, por sua arquitetura. A vila ferroviária, situada no limite norte da cidade, é muito longa, com várias casas do início do século e um grande armazém construído, ou reformado, entre 1925 e 1929. É hoje uma área deteriorada e semi-abando-nada.

Camping Municipal de Ipaussu

Em 1971, com a desativação da balsa em fins de 1969, o prefeito CARLOS ALBERTO VIANNA EGREJA desapropriou as terras das margens do rio Paranapanema para destiná-las ao que hoje é a área de camping de Ipaussu.As obras foram concluídas na segunda gestão do próprio Carlos Alberto, em 1978. Par lá foi levada, nessa oportunidade, energia elétrica e o local foi dotado de instalações sanitárias de rede de água.Hoje o camping é um cartão postal do Município e revela-se um lugar promissor, por conta da procura de campistas de toda região.Nos feriados prolongados de verão, nos dias de Carnaval ou mesmo finais de semana, o local sempre conta com pessoas de cidades relativamente distantes, como Bauru, Marília, Garça, sem contar o grande contingente de ourinhenses

Fontes:

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9221/ipaussu-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipaussu

http://www.ipaussu.sp.gov.br/historico.php

http://citybrazil.uol.com.br/sp/ipaussu/historia-da-cidade

Site da cidade:

http://www.ipaussu.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Ipaussu:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Ipaussu:
 
22/01

Nasci nesta cidade linda e estou a m uito tempo longe dela sei que um dia vou voltar mesmo que seja apenas para matar as saudades.

Enviado por marcio ribeiro às 18h14
28/09

quero ver fotos da cidade.

Enviado por Susi Batista às 01h18
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions