Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Vargem Grande do Sul

Vargem Grande do Sul é um município  brasileiro  do estado de São Paulo.

Geografia:

Localiza-se na região nordeste do estado, a uma latitude  21º49'56" sul  e a uma longitude 46º53'37" oeste, estando a uma altitude de 721 metros. Sua população estimada em 2004 era de 39.047 habitantes. O acesso ao município é feito pelas rodovias SP-344 e SP-215.

Apresenta clima quente e, no inverno, seco, com temperaturas médias oscilando em torno de 27º - a máxima situando-se em até 35º e a mínima em l0º. As temperaturas eram mais baixas no passado e têm aumentado.

Passam pelo município os Rios Jaguari-Mirim, Verde e Fartura. Seus principais acidentes geográficos são a Serra da Fartura, Cachoeira da Usina e Cachoeira da Fartura.

O município apresenta 269 km² de extensão territorial e distancia cerca de 245 km da capital, servido pelas rodovias estaduais SP-344 e SP-2l5.

População

A maior parte da população de Vargem Grande do Sul é composta por descendentes de imigrantes, principalmente os da Itália. Ainda hoje, a maior parte dos sobrenomes lá encontrados são italianos. O clube da cidade, onde os moradores ainda se encontram em jantares e bailes, começou como funerária a serviço dos imigrantes, em sua maioria humildes. Seu nome, que era italiano, foi trocado na Segunda Guerra Mundial pelo governo de Getúlio Vargas para "Sociedade Beneficente Brasileira". Mais ainda, os moradores sempre foram, em sua maioria, de classe média, a segregação social era inexpressiva e a cidade assumia um perfil pacato.

Desde final do século XX, assim como ocorre em várias outras cidades do Sul e Sudeste que têm a agricultura como um dos principais eixos da economia local, e em especial naquelas em que há cultivo da cana-de-açúcar, Vargem Grande do Sul recebe muitos migrantes em épocas de safra, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país.

Alguns migrantes retornam aos seus estados de origem, entretanto, outros acabam fixando residência na cidade, o que pode explicar o aumento na estimativa populacional local nas décadas de 1990 e 2000. Fora da época de colheita, muitos desses novos habitantes ficam desempregados, o que ajuda a explicar o aumento da violência na cidade.

Estimativa populacional

* 2001: 37.229

* 2004: 39.047

* 2007: 38.925

Distâncias

192 km da Capital.

Historia:

Vargem Grande do Sul originou-se de um antigo povoado, surgido à margem da rota bandeirante - a antiga estrada Boiadeira ou Francana - percorrida pelas Bandeiras no século XVII, em busca das minas de ouro de Goiás.

A primeira alusão à existência desse povoado data de 1832, denominando-se o local de Várzea Grande, situado em terras da sesmaria do sargento-mor José Garcia Leal, residente em Mogi Mirim. Esta sesmaria abrangia a Serra da Fartura até Pirassununga e de Casa Branca até São João da Boa Vista e Aguaí.

Entre os anos de 1825 e 1874 a sesmaria dos Garcia Leal sofreu diversas divisões, dando origem a dezenas de fazendas e sítios, fazendas estas que se transformaram em povoados, um deles, o Bairro da Porteira, futura Vargem Grande do Sul.

A data oficial de fundação do município remonta a 26 de setembro de 1874. Em 1906, Vargem Grande do Sul é elevada à categoria de Vila. É também nesse período (fim do século XIX e início do século XX) que começam a chegar os imigrantes, os quais viriam a compor a maior parte de sua população. Sua emancipação política se dá em 24 de fevereiro de 1922, com a eleição do primeiro prefeito municipal, Capitão Belarmino Rodrigues Peres.

Em 1969 é instalada a Comarca de Vargem Grande do Sul.

O nome de Vargem Grande do Sul foi dado ao município em 1944, pelo Decreto Lei 14.344.

No dia 16 de Janeiro de 1934, a Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul prestou homenagem póstuma, decretando luto oficial e denominando de "Praça Capitão João Pinto Fontão" a praça central que era até então chamada de "Praça da Matriz" Decreto nº 1, 16 de janeiro de 1934.

Datas comemorativas:

Aniversário      26 de setembro

Fundação         26 de setembro de 1874

Gentílico          vargem-grandense

Administração:

Prefeito: CELSO ITAROTI CANCELIERI CERVA

Economia:

A economia gira em torno, da Agroindustria, da prestação de serviços e da indústria.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vargem_Grande_do_Sul

http://citybrazil.uol.com.br/sp/vargemgrandesul/index.php

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=355640

http://www.vgsul.sp.gov.br/

site da cidade:

http://www.vgsul.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Vargem Grande do Sul:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Vargem Grande do Sul:
 
18/05

Qual é a capital de vargem grande do sul

Enviado por Débora contini às 15h38
11/09

HISTORIA DE VARGEM GRANDE DO SUL

Enviado por ISABELA às 13h07
13/12

estive aí com 9 anos hoje tenho 66 tenho um sonho queria que se realizase meu avô domenico vespasiani nascido em 1895 veio da italia com esposa e...5 filhos [um é meu pai pietro vespasiani em 1902. com luta comprou casa ai´na r. francisco ribeiro carril n. 694 atras da igreja santana como ficou filha na italia e..era dificil se comunicar . a casa está ai e...ainda no nome dele . é parte da historia dos imigrantes eu queria resgata-la . domenico vespasiani meu avô vendeu casa para o padre donizett.chega a ser historico. parece que minha avó gioconda belinni esta enterrada aí. e... na prefeitura trabalha filho da prima do meu pai[perpetua vespasiani cadini] seu filho joao cadini. se alguem puder me ajudar fico muito grata e feliz----dalvavespaziani@hotmail.com

Enviado por dalva vespaziani às 10h34
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions