Itápolis é um município brasileiro do estado de São Paulo, conhecido como o maior produtor mundial de laranja. Itápolis se destaca por ter o maior PIB agrícola do país
Com pouco mais de 41 mil habitantes, Itápolis tem sua economia centrada na Agricultura, no cultivo de citros, que lhe dá o título de maior produtora de laranja do mundo. É mais de 1,8 mil propriedades rurais, espalhados nos 999 quilômetros quadrados de área.
Demografia
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,64%
Expectativa de vida (anos): 71,34%
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,45%
Alfabetização|Taxa de Alfabetização : 90,27%
Clima
Clima tropical de inverno seco (Clima Tropical Típico - Quente com estação chuvosa mais acentuada nos meses de "verão” e escassas nos meses de “inverno”)
Temperaturas:os dados abaixo não estão corretos.
- máxima 35 °C (deve ser máxima absoluta em determinado período, a média das temperaturas mais elevadas é menor)
- média 24 °C (as médias anuais dos climas temperados estão abaixo de 20°C.)
- mínima 13 °C [deve ser uma mínima absoluta, pois as médias dos meses mais frios (penetração de massas polares) estão sempre acima dos 18°C.]
Precipitação Pluviométrica: média anual 1.300 mm
Ventos Dominantes: Alísio de Nordeste
Localização:
Latitude: 21º 26’ 44”.4 S
Longitude: 48º 47’ 13”.6 O
Economia
Principais culturas agrícolas:
* Laranja: Itápolis é hoje a maior produtora de Laranja do Brasil
* Frutas Cítricas: 10.500.000 ( Obs: 1.500.000 pés novos )
* Produção: 20.000.000 de caixas
* Milho: área cultivada 6.700 ha.
* Goiaba: área cultivada 650 ha.
* Arroz: área cultivada 4.500 ha.
* Tomate: área cultivada 500 ha.
* Cana: área cultivada 20.000 ha
* Banana: 200.000 pés
* Manga: 100.000 pés
Religião
A maior parte da população é Católica Romana. O município possui as Paróquias do Divino Espírito Santo e a Paróquia de São Benedito pertencentes à Diocese de São Carlos.
HISTÓRIA DA CIDADE
Itápolis - Espírito Santo do Córrego das Pedras em 1871; Boa Vista das Pedras em 1891; Pedras em 1906 e Itápolis em 1910 (Lei nº 1234 de 22 de dezembro de 1910).
Foi Curato em 1871; Fregnesia em 1886; Município em 1891; Termo a 1892; Delegacia de 3ª Classe em 1910, quando Pedras passou a se chamar Itápolis e quando a Comarca aqui se instalou para sempre. Em 1842, Miguel Landim e Pedro Alves de Oliveira e suas famílias aqui ficaram estabelecendo-se no Ribeirão dos Porcos. Em 1856, conforme escritura lavrada no Cartório da então Vila de Araraquara, Comarca de Mogi-Mirim, os proprietários da Fazenda venderam-na ao Alferes Pedro Alves de Oliveira pela quantia de dois contos e oitocentos mil réis, constante de 11.105 alqueires e 96 centésimos de terras. Ergueu a capela Velha do Espírito Santo do Ribeirão dos Porcos. Doou doze alqueires e três quartos de terras ao Divino Espírito Santo. A fazenda passou a chamar Boa Vista do São Lourenço. Em 20 de outubro de 1862 estava fundada a cidade de Itápolis pelo Alferes Pedro Alves de Oliveira, o qual transferiu-se para onde é hoje a cidade de Itápolis, erguendo o povoado Espírito Santo do Córrego das Pedras, doando 112 alqueires de terras para o patrimônio. Miguel Landim e os seus, seguiram em frente até encontrar o lugar desejado onde ergueu um povoado que originou a cidade de Ibitinga.
Significado do Nome
Itápolis é a palavra híbrida formada por: Ita – pedra em Tupi-Guarani e Polis – cidade em língua grega, significando assim “Cidades das Pedras”.
Aniversário da Cidade
20 de Outubro
COMO CHEGAR
Partindo de São Paulo: SP-333
Localização
Município da Região Norte do Estado de São Paulo
Acesso Rodoviário
SP-333
Distâncias
360 Km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
Após 52 anos de construção, finalmente foi finalizada em 9 de Junho de 1957. Essa igreja foi construída com a ajuda dos próprios fiéis, que iam a procissões buscar pedras em uma pedreira próxima a cidade para o alicerce. Sua construção originou-se pela vontade da população após o *Curato ser elevado a condição de Paróquia. Seu altar foi concluído em 22 de Maio de 1922 pelo artista Isidoro Nardini. O sino grande foi doado por D. Leopoldina Barleta em 1893. Detentora de uma arquitetura e pintura esplêndidas, ela encanta seus visitantes. A Igreja possui um órgão musical precioso, construído em 1910 por Carlos Bossi em Torino (Itália). (somente três exemplares no mundo) utilizado em celebrações.
Cristo Redentor
Inaugurado em 20 de outubro de 1981 (119º Aniversário de Itápolis), localizado na entrada da cidade, o Cristo Redentor representa um ícone religioso da cultura local. Construído por uma empresa de Campinas, a obra serviu de homenagem, como a própria placa no local informa “...reverenciar o extraordinário espírito cristão do povo itapolitano...”. O mirante proporciona ao visitante uma vista parcial da cidade.
Museu Pedagógico e Histórico Alexandre de Gusmão
Inaugurado em 31 de Janeiro de 1969, o Museu Alexandre de Gusmão conta com dezenas de salas e milhares de objetos das mais variadas categorias. Podemos encontrar artigos de vários séculos preservando o passado. Suas salas estão muito bem distribuídas em seus dois andares. No museu , encontra-se uma galeria onde estão expostas as fotografias dos prefeitos que administraram a cidade.
Área de Lazer Ciniro Massari
A pouco mais de 1,5 km da cidade está localizada a Área de Lazer Ciniro Massari. Em meio à mata nativa, o local oferece trilhas pelo mato, piscinas, playground, lanchonete, campos de futebol, quiosque, quadra de areia, mesas de sinuca, etc. A beleza de suas plantas e a decoração de seus jardins é indiscutivelmente magnífico. No local encontram-se bandos de macacos que vêm se alimentar nas mãos das pessoas.
Cine Teatro Municipal Geraldo Alves
O Cine Teatro Municipal Geraldo Alves possui uma capacidade de 350 expectadores e equipamentos de projeção e áudio de alta qualidade, sem falar do conforto de suas poltronas. O local é utilizado para apresentações em geral, bem como peças teatrais. As sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras o local é utilizado para exibição de filmes.
Paredão
Localizado a poucos quilômetros da cidade, mais conhecido pela população como “Paredão”, ruínas da antiga C.D.E. (Companhia Douradense de Eletricidade) São Lourenço Powerstation, situada no leito do Rio São Lourenço em meio à mata nativa, é um local admirável onde as águas percorrem um grande piso de pedras, que fornecem uma vista privilegiada aos visitantes. Em sua margem encontra-se uma pequena “prainha”.
Salto da Onça
Localizado no Rio da Onça, conhecido como “Salto da Onça”, a pequena queda, com pouco mais de 1,5 de altura, atrai muitas pessoas no verão que se refrescam e se divertem no local.
Comemorações:
Dia 20 de outubro comemoração do aniversario da cidade, e umas das principais festas da cidade são as festa juninas, devido a grande devoçao da população da cidade.
E a festa do Peão que ocorre no começo do ano geralmente no mês de abril.
Administração
PREFEITO - 2021 a 2024 - MI REGGIANI - PP