Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Elias Fausto

Geografia

Localiza-se a uma latitude 23º02'34" sul e a uma longitude 47º22'26" oeste, estando a uma altitude de 605 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.045 habitantes.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 13.888

Urbana: 10.269

Rural: 3.619

Homens: 7.144

Mulheres: 6.744

Densidade demográfica (hab./km²): 68,92

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,59

Expectativa de vida (anos): 71,91

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,88

Taxa de Alfabetização: 89,14%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,768

IDH-M Renda: 0,683

IDH-M Longevidade: 0,782

IDH-M Educação: 0,840

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Tietê

Rio Capivari

Rodovias

SP-101

SP-308

 

História

Em 1875, margeando o ribeirão Carneiro no município de Monte Mor, existia um povoado cujos fundadores pertenciam às famílias Almeida Leite e Leite de Oliveira. Nesse local, foi instalada a estação de Monte Mor, ramal de Piracicaba da Estrada de Ferro Sorocabana. Porém, o fato de a estação possuir o mesmo nome da sede do município trouxe certos embaraços. 
Foi então, em homenagem ao Dr. Elias Fausto, engenheiro e superintendente da Sorocabana Railway Company, que a região passou a se chamar, em 1890, Vila Elias Fausto. Nesse mesmo ano, José Rodrigues Cardeal, com espírito progressista, adquiriu uma área nas proximidades da estação, construiu algumas casas, estabeleceu-se com uma casa comercial e mandou erguer uma capela, inaugurada em 1896, tendo como patrono São José das Palmeiras. 
Pouco tempo depois, em 3 de novembro de 1925, a vila de Elias Fausto passou a distrito do município de Monte Mor. Em 30 de novembro de 1944, tornou-se município autônomo, com território desmembrado de Monte Mor, Capivari e Salto.

Aniversário da Cidade 30 de Novembro

Fundação 30 de novembro de 1944

Gentílico Elias-faustense

 

Administração

Prefeito:    LAERCIO BETARELLI

 

Economia

O município de Elias Fausto tem sua economia voltada basicamente para a agricultura, predominando a produção de cana de açúcar e lavouras irrigadas, como o tomate, beringela, pimentão, etc. Há também uma produção considerável de uva de mesa.
A pecuária atinge boa parte das propriedades rurais e predomina a criação de gado bovino para corte e produção de leite para consumo na propriedade.
A Casa da Agricultura, municipalizada por Convênio da Prefeitura com o Governo do Estado promove a administração agrícola e fornece apoio e orientação técnica aos agricultores.

 

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Rota de Fé e Aventura

curso do Caminho do Sol, no interior de São Paulo, lembra Santiago de Compostela e, em dois anos de existência, já atraiu duas mil pessoas dispostas a caminhar mais de 200 quilômetros.
Coincidentemente ou não, a grande maioria das pessoas que percorrem o caminho de Santiago de Compostela, entre o sul da França e o oeste da Espanha, retorna da viagem com revelações a serem contadas em livro. Só para citar os casos mais famosos no Brasil, foi assim com o autor Paulo Coelho, que escreveu O Diário de um Mago, e com a hoje cantora gospel Baby do Brasil, que na volta mudou o nome, Baby Consuelo, e escreveu Peregrina - Meu Caminho no Caminho.
Já com o consultor José Palma, a história foi um pouco diferente.   Em 1996, durante o trajeto de Santiago, ele também teve uma revelação, porém mais prática do que mística. A mochila foi a grande revelação da minha vida, conta. Logo na primeira parada, na França, me deparei com bolhas no pé, cansaço e uma mochila enorme para carregar. Aprendi a trocar o acessório pelo essencial. Levei sapatos a mais, camisas a mais e o que não era de extrema necessidade significava peso extra na mochila. Deixei muita coisa no caminho, conta. 
Tal vivência lhe deu uma idéia: fazer um percurso parecido ao caminho de Santiago de Compostela no Brasil, para servir de preparo físico e psicológico aqueles que desejassem enfrentar os 750 quilômetros (a partir da cidade francesa de Roncesvalles) em território europeu ou para quem quisesse reviver, em parte, a experiência de Santiago. 
O local foi traçado entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Em dois de funcionamento (comemorados no último dia 15 de julho), o Caminho do Sol, como foi batizado, recebeu mais de dois mil peregrinos.
Em 227,6 quilômetros de percurso, o Caminho do Sol ainda atravessa trechos das cidades de Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho e Piracicaba. A maior parte do caminho é feita entre propriedades rurais, junto à natureza e o percurso todo leva, em média, 11 dias - de bicicleta, três. Os mais apressados conseguem completar o percurso em menos dias, mas recomendo que cada um faça a caminhada dentro do seu limite, dia Palma.
Ele conta que os idosos são os peregrinos que menos dão trabalho: Eles sabem até onde podem ir. A caminhada não é recomendada para menores de 14 anos e para embarcar na viagem é preciso senso de aventura e disposição física.   Além de ânimo para andar, é preciso lembrar que existe uma mochila a ser carregada, com roupas, produtos de higiene e medicamentos, entre outras coisas. Importante: o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do peregrino.

Site da cidade

http://www.eliasfausto.sp.gov.br/v02/

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elias_Fausto

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9110/elias-fausto-sp.html

 
MAIS SOBRE Elias Fausto:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Elias Fausto:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions