Geografia
Localiza-se a uma latitude 23º02'34" sul e a uma longitude 47º22'26" oeste, estando a uma altitude de 605 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15.045 habitantes.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 13.888
Urbana: 10.269
Rural: 3.619
Homens: 7.144
Mulheres: 6.744
Densidade demográfica (hab./km²): 68,92
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,59
Expectativa de vida (anos): 71,91
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,88
Taxa de Alfabetização: 89,14%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,768
IDH-M Renda: 0,683
IDH-M Longevidade: 0,782
IDH-M Educação: 0,840
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Tietê
Rio Capivari
Rodovias
SP-101
SP-308
História
Em 1875, margeando o ribeirão Carneiro no município de Monte Mor, existia um povoado cujos fundadores pertenciam às famílias Almeida Leite e Leite de Oliveira. Nesse local, foi instalada a estação de Monte Mor, ramal de Piracicaba da Estrada de Ferro Sorocabana. Porém, o fato de a estação possuir o mesmo nome da sede do município trouxe certos embaraços.
Foi então, em homenagem ao Dr. Elias Fausto, engenheiro e superintendente da Sorocabana Railway Company, que a região passou a se chamar, em 1890, Vila Elias Fausto. Nesse mesmo ano, José Rodrigues Cardeal, com espírito progressista, adquiriu uma área nas proximidades da estação, construiu algumas casas, estabeleceu-se com uma casa comercial e mandou erguer uma capela, inaugurada em 1896, tendo como patrono São José das Palmeiras.
Pouco tempo depois, em 3 de novembro de 1925, a vila de Elias Fausto passou a distrito do município de Monte Mor. Em 30 de novembro de 1944, tornou-se município autônomo, com território desmembrado de Monte Mor, Capivari e Salto.
Aniversário da Cidade 30 de Novembro
Fundação 30 de novembro de 1944
Gentílico Elias-faustense
Administração
Prefeito: LAERCIO BETARELLI
Economia
O município de Elias Fausto tem sua economia voltada basicamente para a agricultura, predominando a produção de cana de açúcar e lavouras irrigadas, como o tomate, beringela, pimentão, etc. Há também uma produção considerável de uva de mesa.
A pecuária atinge boa parte das propriedades rurais e predomina a criação de gado bovino para corte e produção de leite para consumo na propriedade.
A Casa da Agricultura, municipalizada por Convênio da Prefeitura com o Governo do Estado promove a administração agrícola e fornece apoio e orientação técnica aos agricultores.
Turismo
Principais Pontos Turísticos
Rota de Fé e Aventura
curso do Caminho do Sol, no interior de São Paulo, lembra Santiago de Compostela e, em dois anos de existência, já atraiu duas mil pessoas dispostas a caminhar mais de 200 quilômetros.
Coincidentemente ou não, a grande maioria das pessoas que percorrem o caminho de Santiago de Compostela, entre o sul da França e o oeste da Espanha, retorna da viagem com revelações a serem contadas em livro. Só para citar os casos mais famosos no Brasil, foi assim com o autor Paulo Coelho, que escreveu O Diário de um Mago, e com a hoje cantora gospel Baby do Brasil, que na volta mudou o nome, Baby Consuelo, e escreveu Peregrina - Meu Caminho no Caminho.
Já com o consultor José Palma, a história foi um pouco diferente. Em 1996, durante o trajeto de Santiago, ele também teve uma revelação, porém mais prática do que mística. A mochila foi a grande revelação da minha vida, conta. Logo na primeira parada, na França, me deparei com bolhas no pé, cansaço e uma mochila enorme para carregar. Aprendi a trocar o acessório pelo essencial. Levei sapatos a mais, camisas a mais e o que não era de extrema necessidade significava peso extra na mochila. Deixei muita coisa no caminho, conta.
Tal vivência lhe deu uma idéia: fazer um percurso parecido ao caminho de Santiago de Compostela no Brasil, para servir de preparo físico e psicológico aqueles que desejassem enfrentar os 750 quilômetros (a partir da cidade francesa de Roncesvalles) em território europeu ou para quem quisesse reviver, em parte, a experiência de Santiago.
O local foi traçado entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Em dois de funcionamento (comemorados no último dia 15 de julho), o Caminho do Sol, como foi batizado, recebeu mais de dois mil peregrinos.
Em 227,6 quilômetros de percurso, o Caminho do Sol ainda atravessa trechos das cidades de Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho e Piracicaba. A maior parte do caminho é feita entre propriedades rurais, junto à natureza e o percurso todo leva, em média, 11 dias - de bicicleta, três. Os mais apressados conseguem completar o percurso em menos dias, mas recomendo que cada um faça a caminhada dentro do seu limite, dia Palma.
Ele conta que os idosos são os peregrinos que menos dão trabalho: Eles sabem até onde podem ir. A caminhada não é recomendada para menores de 14 anos e para embarcar na viagem é preciso senso de aventura e disposição física. Além de ânimo para andar, é preciso lembrar que existe uma mochila a ser carregada, com roupas, produtos de higiene e medicamentos, entre outras coisas. Importante: o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do peregrino.
Site da cidade
http://www.eliasfausto.sp.gov.br/v02/
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elias_Fausto
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9110/elias-fausto-sp.html