Mogi-Mirim é um município brasileiro do estado de São Paulo, com vocação industrial e agrícola. Localiza-se a uma latitude 22º25'55" sul e a uma longitude 46º57'28" oeste, estando a uma altitude de 632 metros. Dista cerca de 60km de Campinas e 160km de São Paulo. Sua população estimada em 2009 é de 88.373 habitantes.
História
Antigo povoado de Mogi dos Campos é uma das mais antigas cidades do interior paulista e foi o segundo povoado fundado pelos bandeirantes entre os anos de 1650 e 1722, de Jundiaí ao Rio Grande.
O antigo pouso dos bandeirantes teve rápido desenvolvimento e foi elevado a freguesia com a denominação de São José de Moji Mirim, do município de Jundiaí, em 1º de novembro de 1751, quando foi celebrada a primeira missa na capela inaugurada em honra a São José.
Em 1769, já era vila e abrangia o território de Jundiaí até o Rio Grande, seguindo até a fronteira com Minas Gerais. Recebeu foro de cidade em 03 de abril de 1849, quando passou a ter o nome atual juntamente com as vilas de Bananal, Pindamonhangaba e Jacareí.
Significado do Nome
Em tupi, Moji Mirim significa “pequeno rio das cobras”.
Aniversário da Cidade 22 de outubro
Fundação 22 de outubro de 1769
Gentílico mojimirian
Administração
Prefeito: LUIS GUSTAVO ANTUNES STUPP
Economia
Mogi-Mirim possui dois distritos industriais. Um deles, o José Marangoni, fica localizado à margem da Rodovia SP-147, em local antigamente conhecido como Parque da Empresa. Já o Luiz Torrani está instalado às margens da Rodovia SP-340. Ambos ficam a apenas 40 minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e a 150 quilômetros de São Paulo.
Os parques são diversificados, com indústrias dos ramos metalúrgico (Lindsay), alimentício (Master Foods), de bebidas, calçados (Alpargatas, equipamentos elétricos (Balestro, Marangoni), hospitalares (Baumer), fundição (Fundição Regali), peças sanitárias, filtros industriais e autopeças (Eaton, Sabó, Monroe). O setor agrícola também é importante, em razão de grandes plantações de mandioca elaranja. O município conta ainda com um bem estruturado setor comercial e de serviços.
O município possui três salas de cinema, localizadas em sua área central.
Turismo
Pontos turísticos: Praça Rui Barbosa, Matriz de São José, Jardim Velho, Praça da Bandeira, Clube Mogiano (também chamado de Recanto) — um dos mais belos clubes privados do Estado, voçoroca (área de erosão); Cachoeira de Cima (barragem); Pedreira de Grava; e o Zoológico do Horto Florestal.
Esportes
Mogi-Mirim conta com um clube de futebol, o Mogi Mirim Esporte Clube. Além do belo estádio "Papa João Paulo II", considerado um estádio com uns dos melhores gramados do Brasil.
Cultura
Religião
Igreja Católica
O município pertence à Diocese de Amparo e conta com quatro matrizes, destacando-se a bela Matriz de São José, situada na Praça Rui Barbosa (praça central). A matriz é uma réplica da Catedral de Notre Dame, em Paris. A cidade também conta com o Movimento TLC, da igreja.
Feriados municipais
19 de março: Dia de São José, padroeiro de Mogi-Mirim
22 de outubro: Aniversário da cidade
Hotel
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=mogi+mirim
Site da cidade
http://www.mogimirim.sp.gov.br/
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mogi_Mirim
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9371/mogi-mirim-sp.html