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Rio das Pedras

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º50'36" sul e a uma longitude 47º36'22" oeste, estando a uma altitude de 625 metros. Sua população estimada em 2004 era de 25.746 habitantes.

Possui uma área de 226,939 km².

 

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 23.494

Urbana: 21.954

Rural: 1.540

Homens: 11.967

Mulheres: 11.527

Densidade demográfica (hab./km²): 103,54

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,28

Expectativa de vida (anos): 71,00

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,21

Taxa de alfabetização: 91,48%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,791

IDH-M Renda: 0,724

IDH-M Longevidade: 0,767

IDH-M Educação: 0,882

(Fonte: IPEADATA)

 

Hidrografia

Rio Piracicaba

Ribeirão Alambari

 

Rodovias

SP-127

SP-308

 

História

A origem histórica da cidade remota há 1870, quando a Estrada de Ferro Ituana (mais tarde Estrada de Ferro Sorocabana), estendeu seus trilhos até Piracicaba, cortando a região do atual município.
Com o aumento da plantação de cana de açúcar, transformando radicalmente as atividades agrícolas e a conseqüente industrialização do município, além de pequenos produtores de aguardente e de açúcar batido, estabeleceram-se em Rio das Pedras outros grandes produtores de açúcar e álcool tais como: Usina Santa Helena, Usina São José, Usina Bom Jesus e Usina São Jorge.
Atualmente estão em operação as Usina Santa Helena (Grupo Cosan) e Usina São José (Grupo Farias).

Significado do Nome

A Lenda

Anteriormente ao ano de 1870, através de um bucólico e rústico caminho, tropeiros e carros de bois, dirigindo-se à Capital da Província, já passavam pela região onde está localizada a cidade de Rio das Pedras, no Estado de São Paulo.  
Numa pequena casa, às margens do ribeirão Tijuco Preto, que atravessava a estrada, residia uma família de lavradores cujo chefe se chamava Pedro. Esse homem tinha várias filhas, famosas por sua beleza. Os viajantes e tropeiros costumavam repousar num local próximo, conhecido como pouso. Os pousos geralmente eram conhecidos pelas referências próximas. Assim, aquele passou a ser denominado “Pouso do Rio das Pedras” (“pêdras”, nesse caso, pronunciadas com “pe” fechado), naturalmente em referência às moças, filhas de Pedro. Com o passar do tempo, o desaparecimento da família e o natural esquecimento de seus componentes, em decorrência da evolução fonética, o local passou a ser chamado de Rio das Pedras, nome que conserva até a atualidade.

Aniversário da Cidade 10 de Julho

Fundação 10 de julho de 1894

Gentílico riopedrense

 

Administração 2013/2016

Prefeito: JULIO CESAR BARROS AYRES

 

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Matriz de Bom Jesus

Na década de 1870, em terras pertencentes a Antonio Garcia Prates e Antonio Telles foi erigida uma pequena e modesta capela que teve como patrono o Senhor Bom Jesus. 
Em 1898, a Capela do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras foi elevada à categoria de Paróquia. 
Aos 24 de junho de 1915, o então Vigário, Pe. Jerônimo Gallo, benzeu a primeira pedra da futura Matriz. 
No dia 15 de abril de 1917, ainda sem torres, sem reboco, sem piso,  a Matriz foi solenemente benzida pelo bispo diocesano, Dom João Nery.

Estação Ferroviária

Cia. Ytuana (1876-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1984) 
RIO DAS PEDRAS

Município de Rio das Pedras, SP 
Ramal de Piracicaba - km    SP-1447 
Inauguração: 10.10.1876 
Uso atual: demolida    sem trilhos 
Data de construção do prédio atual: 1899 (já demolido)  

Histórico da Linha: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.

A Estação: A estação de Rio das Pedras foi inaugurada em 1876, e teve seu prédio totalmente reconstruído em 1899. Foi, infelizmente, demolida em 1984. Sobrou somente o prédio do armazém, que ficava ao lado da estação. Situado ao lado da igreja, na praça central da cidade, esse armazém está hoje em mau estado de conservação, servindo como depósito da prefeitura.

Estação Ferroviária

Cia. União Sorocabana e Ytuana (n/d-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1984) 
CHAVE DO BARÃO

Município de Rio das Pedras, SP 
Ramal de Piracicaba - km    SP-1448 
Inauguração: n/d 
Uso atual: demolida    sem trilhos 
Data de construção do prédio atual: 1899 (já demolido) 

Histórico da Linha: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.

A Estação: A Chave do Barão não tem data de inauguração conhecida. Devia ser uma chave, ou seja, um pequeno estribo, provavelmente uma plataforma com cobertura, entre as estações de Rio das Pedras e de Mombuca.

 

Site da cidade

http://www.riodaspedras.sp.gov.br/

 

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_das_Pedras

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9567/rio-das-pedras-sp.html

 
MAIS SOBRE Rio das Pedras:
 
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COMETÁRIOS SOBRE Rio das Pedras:
 
04/01

Como ja sabem sou Norton de rio das pedras SP gostaria de saber sobre Napoleão Julião pinto se ele ja morou em são Paulo e tralhou na mocotex se for a mesma pessoa éo meu avó que vi quando tinha uns 12anos gostaria de encontramo se for ele . ele é vereador nessa cidade meu telefone de contato é 019982394171 por favor se forele me ligue moro em rio das pedras XP

 

SPCIDADES: NORTON, POR FAVOR DIGA A CIDADE ONDE VOCÊ PROCURA O SEU AVÔ.

Enviado por Norton denizart reccanello pinto junior às 11h18
19/05

Legal, mas gostaria de ter visto fotos da cidade. Fica a dica.

SPCIDADES: estamos à disposição da Prefeitura dessa cidade para adicionar fotos e vídeos, bem como atualizar dados e outras informações que acharem conveniente.

Enviado por Miracy às 12h57
 
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