
Lençóis Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. na região centro-oeste do Estado. A cidade está a uma altitude de 550 metros. Sua população estimada em 2008 era de 62 594 habitantes.
Possui a maior biblioteca do interior de São Paulo, uma instituição de ensino superior e uma escola técnica do SENAI.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º35'55" sul e a uma longitude 48º48'01" oeste,
Seu território é drenado pelas águas do rio Lençóis, que é inclusive o manancial responsável pelo abastecimento de água da cidade. Seu clima é tropical de altitude, com máximas próximas a 38°C entre novembro e fevereiro, e mínimas próximas a 4°C entre junho e agosto.
Os municípios vizinhos são Macatuba, Pederneiras e Agudos ao norte; Borebi a oeste; Avaré e Botucatu ao sul; e Pratânia, Areiópolis e São Manuel a leste.
Demografia
População total: 70.331
crescimento populacional: 1,89% ao ano
Taxa de urbanização: 96,04%
Razão de sexo: 99,88 homens/100 mulheres
População maior de 60 anos: 8,9%
Densidade demográfica: 74,67 hab/km²
Taxa de mortalidade infantil: 10,85/1000
Rendimento médio mensal das pessoas responsáveis pelos domicílios: 838,24
Número médio de moradores por domicílio: 3,7
Rede de esgoto: 98,73% dos domicílios
Rede de água: 99,61% dos domicílios
Leitos hospitalares: 2,44/1000 hab.
Taxa de analfabetismo: 8,07%
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM: 0,813
Rodovias
SP-300 - Rodovia Marechal Rondon
SP-261 - Rodovia Osni Matheus
Municípios limítrofes
Macatuba, Pederneiras e Agudos ao norte; Borebi a oeste; Avaré e Botucatu ao sul; e Pratânia, Areiópolis e São Manuel a leste.
Distância até a capital
280Km
Historia:
A povoação do Município de Lençóis Paulista teve início em meados do Século XIX, quando o sertanista mineiro, José Teodoro de Souza, fixou residência no local. Contudo, uma outra versão atribui a fundação a Francisco Alves Pereira que, desligando-se de uma caravana destinada a Goiás, explorou o rio, mais tarde chamado de "Lençóis", porque suas espumas brancas eram semelhantes a lençóis.
O patrimônio do bairro de Lençóis, no território de Botucatu, teve início com a construção da capela em louvor à Padroeira Nossa Senhora da Piedade, sendo elevado à Freguesia Distrito, em 1858. Poucos anos depois, 1865, foi elevado a Município.
Por existir no Estado da Bahia uma localidade chamada Lençóis, mais antiga, sua denominação foi alterada em 1944, para Ubirama, escolhida em virtude da cana-de-açúcar ser cultivada em grande escala no município.
O primitivo nome foi novamente adotado em 1948, acrescentando-lhe "Paulista" para diferenciar da cidade baiana.
Administração
PREFEITO 2021 - 2024 - PRADO - DEM
Economia
O PIB em 2007, era de R$ 1,364 bilhão, sendo 5,9% gerados pelo setor agrícola, 58,6% pela indústria, e 35,5% pelo setor de serviços..[7]
Na indústria, base econômica do município, têm destaque as produções de açúcar, álcool, celulose, óleo lubrificante, estruturas metálicas e alimentos.
Na agricultura, as produções mais importantes são a cana-de-açúcar, o milho, o feijão e a madeira.
O comércio, por muitos anos dependente do município vizinho de Bauru, vive um período de 10 anos consecutivos de expansão, e já é o maior empregador do município quando somados os empregos do comércio e serviços[7]. O município conta com uma Associação Comercial e Industrial, a ACILPA, que desenvolve trabalhos em parceria com o SEBRAE, SENAI e a prefeitura municipal. Possui o segundo maior PIB da Região Administrativa de Bauru.[7], e se tornou polo central de uma micro região comercial que engloba os municípios de Macatuba, Areiópolis e Borebi. O município possui um Shopping Center e uma feira comercial e industrial anual, a FACILPA.
Turismo
Museu Alexandre Chitto
Seu acervo é variado. Foi construído em 1.984 em estilo Contemporâneo.
Está localizado na Rua Alves, 10
O shopping center que e um perfeito ponto de referencia na questão do laser comercial.
O município como laser também apresenta a sua população a sua feira anual, a conhecida FACILPA uma feira anual do comercio e das industrias da região
Fontes:
http://citybrazil.uol.com.br/sp/lencoispaulista/historia-da-cidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7%C3%B3is_Paulista
http://www.ferias.tur.br/cidade/9316/lencois-paulista-sp.html
Site da cidade:
http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/