Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 19.297
Urbana: 13.240
Rural: 6.057
Homens: 9.931
Mulheres: 9.366
Densidade demográfica (hab./km²): 18,76
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,37
Expectativa de vida (anos): 69,45
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,53
Taxa de alfabetização: 90,38%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,762
IDH-M Renda: 0,695
IDH-M Longevidade: 0,741
IDH-M Educação: 0,850
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Guareí
Rio Itapetininga
Rio Capivari
Rodovias
SP-268
SP-270
História
Angatuba foi fundada em 1862, quando o capitão José Marcos de Albuquerque comprou por duzentos e cinquenta mil réis, um vasto terreno de matas virgens de propriedade de Maria Genoveva dos Santos, e seus herdeiros João Martins dos Santos e Domingos Leite do Prado. Nessa época, o terreno situado no município de Itapetininga, chamava-se "Bairro Palmital". Esta seria a primeira denominação do município.
Ali, José Marcos de Albuquerque juntamente com Teodoro Arruda, Salvador Pereira de Albuquerque, Salvador Rodrigues, Felisberto Ramos, Teodoro Rodrigues, José Vicente Ramos e Dominiciano Ramos iniciaram a construção de uma capela.
A construção foi interrompida com o falecimento do Capitão José Marcos de Albuquerque e retomada após a viúva, D. Paula Maria de Camargo, casar-se com o tenente-coronel Tomás Dias Batista Prestes.
O coronel Prestes constituiu comissão para retomada da construção com o Alferes José Antônio Vieira, Salvador Ferreira de Albuquerque, Salvador Rodrigues dos Santos, Teodoro José Vieira e Domiciano Ramos. Estes, apoiados pela população do local, concluíram a construção da capela feita em madeira que foi denominada "Capela do Ribeirão Grande do Palmital". E este foi o segundo nome dado a Angatuba: "Capela do Ribeirão Grande do Palmital".
Tomás Dias Batista Prestes presenteou a comunidade com um pombo de prata, imagem que representa o Divino Espírito Santo, que se tornou o padroeiro da capela.
Em 11 de março de 1872, a lei provincial nº. 7, elevou o povoado à categoria de Freguesia do Espírito Santo da Boa Vista.
Em maio de 1873, o tenente Tomás Dias Batista Prestes, consegue a escritura do terreno da capela e em setembro o terreno é anexado ao patrimônio da "Capela do espírito Santo da Boa Vista".
Em 1885 a Freguesia teve anexado território desmembrado de Itapetininga e foi elevada a município pela lei nº. 27 de 10 de março do mesmo ano.
A instalação efetuou-se em 5 de fevereiro de 1887.
Em 1908 a Lei n. 115, alterou o nome para Angatuba que, em tupi-guarani significa "assembleia dos espíritos", "morada dos espíritos" ou "mansão das almas". Existem historiadores que afirmam que Angatuba significa, em tupi-guarani, "fruta-doce", ou Anga= fruta e tuba= doce.
O primeiro vigário da paróquia da Vila foi o padre Caetano Tedeschi.
A comarca criada pela lei 5285 de 18 de fevereiro de 1959, foi instalada no dia 29 de maio de 1966.
Revolução de 1932
Por uma semana, durante os embates da Revolução de 1932, o município de Angatuba foi ocupado por tropas gaúchas. Consta que com a previsão da invasão do "exército-do-sul" e o medo da população devido a fama de que os gaúchos "destruíam casas e atacavam mulheres", os moradores esconderam suas esposas e filhos pequenos em sítios e/ou cidades vizinhas. Fato curioso foi que com a demora da chegada dos soldados, aos poucos o povo foi retornando para suas casas. Os Gaúchos chegaram quando não mais se imaginava que o município seria tomado. Felizmente nenhum incidente foi registrado e os dias de ocupação foram tranquilos.
Campina do Monte Alegre
Fato importante na história de Angatuba foi o desmembramento de parte de seu território para criação do município da Campina do Monte Alegre.
A área assemelha-se a um apêndice situado a sul do centro geográfico e foi criado pela Lei Estadual nº 7.664, de 30 de dezembro de 1991. O município foi instalado em 1993.
Aniversário da cidade:
Fundação: 11 de março de 1862
Gentilico: angatubense
Administração
Prefeito:CALÁ - PSDB
Turismo
Principais Pontos Turísticos
Cachoera do Corrente
Descrição: Bairro dos Mineiros, Fazenda Corrente
Cachoeira dos Mineiros
Descrição: Localizada no Bairro dos Mineiros
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angatuba
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8892/angatuba-sp.html