Geografia
Localiza-se no Sudoeste do estado de São Paulo, região de Avaré. Faz divisa com o Paraná e é banhado pelos: Rio Verde e rio Itararé.
Clima
Mesotérmico Úmido
Temperatura Média
23 ºC
Demografia
Dados do Censo - 2000 População Total: 2.794
Urbana: 1.648
Rural: 1.146
Homens: 1.429
Mulheres: 1.365
Densidade demográfica (hab./km²): 18,04
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 29,34
Expectativa de vida (anos): 65,27
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,66
Taxa de Alfabetização: 85,17%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,706
IDH-M Renda: 0,634
IDH-M Longevidade: 0,671
IDH-M Educação: 0,812
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Itararé
Rio Verde
Rodovias
SP-281
Como chegar
Localização
Situado no Sudoeste do Estado de São Paulo
Acesso Rodoviário
SP 270 / SP280
Distâncias
380 Km da Capital, São Paulo
História
O Município de Barão de Antonina, iniciou-se quando o Sr. João da Silva Machado, o Barão de Antonina, fez a doação dessa área ao Governo do Estado, a fim de que este a destinasse aos índios existentes na região. Tendo porém, os silvícolas se retirado para o município de Bauru, o Governo permutou estas terras, pelas quais estavam ocupando.
A área liberada foi reservada à Fundação de um núcleo Colonial, o qual recebeu a denominação de Núcleo Colonial Barão de Antonina. O departamento de Imigração e Colonização iniciou a locação e demarcação dos lotes de uma área aproximada de 16.906,75 hectares, no ano de 1929.
Em 1930, os 437 lotes rurais foram concedidos 75(setenta e cinco por cento) a brasileiros e 25(vinte e cinco por cento) a estrangeiros, compostos por 14 (quatorze) nacionalidades. Na sede foram loteadas 200 datas urbanas e 40 chácaras.
Teve início a instalação da sede, com escritório, tendo diretor e pessoal habilitado para dirigir e orientar os colonos, no cultivo da terra e fornecimento de armazém, durante o primeiro ano da ocupação do lote.
No início do Núcleo era grande a produção de algodão, seguindo trigo, centeio e cereais.
Em 1942, a região passou por uma pequena decadência, devido a epidemia de malária, atingindo na época 99(noventa e nove por cento) da população.
Em 1945, criou-se o Distrito de Barão de Antonina, subordinado a Comarca de Itaporanga.
Em 1964 foi criado o Município de Barão de Antonina, nesse período, desenvolvendo-se a cultura do café, milho, arroz, feijão e batata.
Em 1969, houve nova onda de migração, em razão do represamento dos rios Itararé e Verde, da Usina Hidroelétrica de Xavantes, que alagaram as áreas mais cultivadas, reduzindo a área do município para 12.700 ha.
Fundação: 21 de março de 1965 (45 anos)
Gentílico: barão-antoniniense
Administração
Prefeito: SILVIO CARNIATO DE MELO
Turismo
A cidade de Barão de Antonina é pródiga em atrações turísticas e campeã em cordialidade e hospitalidade. Situada às margens do reservatório da represa de Chavantes e ladeada pelos rios Verde e Itararé aspira alcançar a condição de Estância Turística.
Oferecendo incentivos para empreendimentos como loteamentos de lazer, hotéis-fazenda, pousadas, turismo rural, eco-turismo, campings, pesque-pagues e projetos de piscicultura para alavancar a pesca esportiva.
Venha de espírito desarmado, porque cordialidade e hospitalidade são as características mais marcantes dos habitantes de Barão de Antonina, em sua maioria descendentes dos combativos e perseverantes desbravadores europeus e asiáticos, que criaram a maioria das cidades da região.
Eventos
Além das emoções proporcionadas pelos peões em suas montarias, os freqüentadores dessas festas são brindados com shows musicais, festivais de música sertaneja, exposições de animais e produtos típicos da terra, como os famosos violinos fabricados artesanalmente.
O calendário festivo da cidade é enriquecido por outras realizações de grande projeção regional, que leva para a cidade músicos e compositores de renome nacional. São promovidas também grandiosas festas em louvor aos santos padroeiros das cidades, como a Festa em homenagem a Padroeira Santa Teresinha nos dia 01 de outubro e de São Roque no dia 15 de agosto num tradicional bairro da cidade.
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%A3o_de_Antonina
http://www.baraodeantonina.sp.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100135057
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8945/barao-de-antonina-sp.html