Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Boituva

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2000 População Total: 34.368

Urbana: 32.537

Rural: 1.831

Homens: 17.399

Mulheres: 16.969

Densidade demográfica (hab./km²): 138,02

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,46

Expectativa de vida (anos): 71,44

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,91

Taxa de Alfabetização: 91,94%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,798

IDH-M Renda: 0,741

IDH-M Longevidade: 0,774

IDH-M Educação: 0,879

(Fonte: IPEADATA)

 

Hidrografia

Rio Sorocaba

 

Rodovias

SP-129

SP-280

 

Como chegar

Localização

Vale do Tiête, entre o Planalto de Piratininga e a Serra de Botucatu

Limites

Cerquilho, Tietê, Iperó, Porto Feliz e Tatuí.

Acesso Rodoviário

SP-129 - SP-280

Distâncias

100 Km da Capital

 

História

A área do município de Boituva era habitada antes do período da evolução progressista alcançada no século XIX, por indígenas da tribo Guaianazes nos arredores de Porto Feliz e pelos índios Carijós por Sorocaba. Os índios chamavam o lugar de M-Boituva, que na língua Tupi Guarani significa muitas cobras, devido ao grande número de espécies que havia no local. O local considerado lindo, com belas colinas, clima agradável era considerado uma área livre de enchentes. Cultivavam-se tubérculo, milho e algodão e suas colinas não concentravam muitos indígenas devido ao grande número de serpentes que viviam nas proximidades. Era uma região entre duas cidades muito importantes na época e a área pertencia aos dois municípios de Sorocaba e Porto Feliz. A população de Sorocaba nos meados do século XIX já era estimada em 25 mil habitantes. A cidade de Porto Feliz, ponto de partida das famosas monções que a princípio tinham funções administrativas, militares e científicas, se tornou ponto de partida de grandes expedições de aventureiros em busca de ouro. No meio destas duas cidades ficava Boituva já oficialmente com sua área reconhecida pelo nome. Mapas da época já apontavam os bairros de Corumbá, Pinhal, Sítio Grande e Pau Dalho onde já residiam moradores e pousadas de descanso para viajantes, tropeiros, mascates e várias mudanças já instaladas. Existiam também caminhos para carros de boi com a finalidade de recolhimento das produções da área. Várias sesmarias já haviam sido doadas nas áreas próximas. Primeiramente a José de Campos Bicudo, em 1726, quando foi oficializado o nome Boituva, e também outra, cedida a João Fernandes Maciel ainda no ano de 1766.

 

Significado do Nome

Na língua Tupi Guarani, significa muitas cobras, devido ao grande número de espécies que havia no local.

Fundação: 6 de setembro de 1937 (72 anos)

Gentílico :Boituvense

 

Administração

Prefeito: EDSON JOSÉ MARCUSSO

 

Turismo

Para-quedismo

O município é conhecido internacionalmente por ser o maior centro de para-quedismo da América Latina

Acampamento Radical

O Acampamento Radical de Boituva é uma opção para todos aqueles que gostam dos esportes radicais ou de passar por momentos inesquecíveis em contato com a natureza.

Localizado na Fazenda Mirante, que conta com 10 mil metros quadrados de área verde e uma capacidade para hospedar 100 pessoas em sua casa sede, o Acampamento conta com Tirolesa, modalidade de esporte radical, e paintball como suas principais atrações.

Além disso, possui salão de jogos, lareira, quadras de vôlei e de futebol, discoteca, piscinas, cavalos para montarias, charretes, arco e flecha, beisebol, estande de tiro ao alvo com armas de pressão, e alpinismo.

A Fazenda Mirante possui criações de gado leiteiro, aves, suínos, carneiros e cavalos, sendo assim produtora de leites e derivados, ovos, lingüiça, além de frutas, café, feijão, cana-de-açúcar e milho.

O Acampamento Radical oferece uma programação de visitas de 40 a 120 pessoas com monitores que auxiliam nas atividades rurais, que demonstram a vida na fazenda, com ordenha, fabricação dos produtos derivados, visita às plantações e às criações de animais.

O local utilizado para festas serve de mini-apartamento para as crianças nos fins de semana. A acomodação é feita de acordo com o sexo e faixa etária, em suítes que foram cuidadosamente planejadas e construídas visando a comodidade e o bem estar dos acompanhantes.

Dada sua localização privilegiada, o acampamento tem sido uma excelente opção para escolas e outras entidades institucionais, que ali encontram ambiente propício para o desenvolvimento de suas atividades.

Os visitantes da terceira idade podem desfrutar do "Day-Camp" (um dia no campo), ou ainda da hospedagem em grupos, com uma programação especial visando a harmonia, equilíbrio, beleza e a alegria de viver.

O Acampamento Radical oferece tudo isso junto à natureza, com ar puro e um clima agradável muito perto de São Paulo. Para reservas e informações, basta entrar em contato pelos telefones: (11) 6193.6833 ou (15) 9772.4262 / (15) 9789.3158.

Visite o site: www.radical.com.br para conhecer melhor o acampamento ou entre em contato pelo e-mail acampamento@radical.com.br

Balonismo

O vôo de balão é uma forma única de viajar. A visão de dezenas de quilômetros em todas as direções, através de um vôo tranqüilo e silencioso sentindo os ventos, propicia uma combinação fantástica entre paisagem e liberdade.

No município de Boituva, esta atividade começou a ser desenvolvida no ano de 2000, com o Clube de Balonismo, hoje já existem diversos profissionais na área. Os vôos podem ser feitos a qualquer dia desde que previamente agendados, sempre levando em consideração as condições favoráveis do tempo.

Não é necessário nenhum conhecimento ou experiência prévia, nem roupas especiais para voar, é exigido somente um piloto habilitado. Antes do vôo, o piloto oferece todas as instruções que leva cerca de 1 hora, cobrindo uma distância de até 30 quilômetros que vai depender da velocidade dos ventos.

Uma equipe preparada segue de carro acompanhando o balão em contato via rádio e visual. Durante todo o vôo, o piloto está à procura, de locais apropriados de aterragem, para o caso de uma emergência. Após cerca de uma hora de vôo, o piloto está pronto para aterrar, e com equipe de terra via rádio discutem locais possíveis da aterragem, pois é necessário encontrar um espaço aberto e largo onde não haja nenhuma linha de energia e espaço suficiente para o balão e, se possível, fácil acesso para o veículo.

Equipes de Balonismo:

Equipe "Chico" de Balonismo
Site: www.equipechico.com
E-Mail: equipechico@gmail.com
MSN: equipechico@uol.com.br
Fone: (15) 8134-4364

Equipe Johnny do Balão
Site: www.johnnydobalao.com.br - www.passeiodebalao.com.br
E-Mail: jb@johnnydobalao.com.br - joaodobalao@passeiodebalao.com.br
MSN: johnnydobalao@msn.com
Fones: (11) 2722-5505 / (11) 8382-9996
Nextel ID: 7*90028

 

Hotéis

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=boituva

 

Fonte

http://www.boituva.sp.gov.br/

http://www.ferias.tur.br/informacoes/8977/boituva-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boituva

 
MAIS SOBRE Boituva:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Boituva:
 
23/11

Em dezembro - DI CASA ACABAMENTOS em Boituva!!!

Enviado por ines às 11h26
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions