Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Capão Bonito

Geografia

Área: 1.641 km²

Localização: O município de Capão Bonito está localizado na zona fisiográfica do Paranapiacaba. Vale do Alto do Paranapanema, estado de São Paulo. Situado a 222 km da cidade de São Paulo.

Altitude: 705 m

 

Clima: temperado, com média máxima de 21°C e média mínima de 14°C.

 

Rios: Conchas, Almas e Paranapanema, que nasce no município.

 

Com relevo acidentado a cidade possui enorme potencialidade para ecoturismo, é conhecida como "portal da mata atlântica" possui diversas cachoeiras e grutas.

 

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 46.733

Urbana: 36.587

Rural: 10.144

Homens: 23.483

Mulheres: 23.250

Densidade demográfica (hab./km²): 28,48

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 28,96

Expectativa de vida (anos): 65,41

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,73

Taxa de alfabetização: 88,40%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,716

IDH-M Renda: 0,644

IDH-M Longevidade: 0,673

IDH-M Educação: 0,830

(Fonte: IPEADATA)

 

Hidrografia

Rio Paranapanema

Rio Paranapitanga

Rio das Almas

 

Rodovias

SP-127

SP-181

SP-250

SP-258

 

Como chegar

Partindo de São Paulo, pegar a Rodovia Castelo Branco até Tatuí, e depois da SP 127 até Itapetininga. De Itapetininga é só seguir placas sentido Capão Bonito. Outra alternativa é pegar a Raposo Tavares até Itapetininga (o acesso pode ser a partir de Sorocaba) e de Itapetininga seguir para Capão Bonito.

Localização

Município da Região Cuesta Alto do Paranapanema no Estado de São Paulo

Acesso Rodoviário

SP-127

 

Distâncias

181 km da Capital

 

História

A história de Capão Bonito começou por volta de 1700, quando foi transferido para o Arraial Velho e depois para a freguesia Velha, na margem direita do rio das Almas.
Em 1840, Pedro Xavier dos Passos, vulgo Sucury, comprou parte das terras da fazenda Capão Bonito, de propriedade do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fez uma doação a Nossa Senhora da Conceição e providenciou a construção da capela nas terras de Itapetininga.
Em 02 de abril de 1857, o povoado foi elevado a vila com a denominação de Capão Bonito do Paranapanema. Voltou à condição de freguesia em 26 de março de 1866, incorporada ao município de Itapetininga, e retomou sua condição de vila em 14 de março de 1868, com o nome atual, Capão Bonito, sendo adotado em 21 de fevereiro de 1889.
O município se manteve estagnado durante um longo período em virtude de dificuldades financeiras, precariedade de transporte e de assistência à agricultura. Essa situação, entretanto, foi superada com a construção de uma estrada de rodagem que se dirigia para o sul, fazendo da cidade um ponto de passagem e de trânsito intenso, e a economia local se concentrou na atividade agropecuária.

 

Fundação: 2 de abril

 

Gentílico:Capão-bonitense

 

Administração

Prefeito:   JULIO FERNANDO GALVÃO DIAS

 

Economia

Produção agrícola diversificada e pecuária;

Indústria: madeireiras, celulose e papel;

Mineração: granito e o mármore rosa, conhecido mundialmente como Granito Capão bonito.

Comércio: vestuário

 

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira dos Alves

Possui aproximadamente 70 mts de altura, com pouco fluxo de água, há muitas pedras o que faz desta cachoeira ter potencial de realização de rapel técnico e mais abaixo o rapel para iniciantes.

Cachoeira do Apiaí-Mirim

Cachoeira de 06 metros com grande volume de água, para observá-la há um trecho de pedras de acesso um tanto difícil, depois desta queda existem as corredeiras e vários poços para banho. Mata secundária preservada, existe plantação de eucalipto no começo da trilha.

Cachoeira do Mariano

E uma cachoeira de aproximadamente 25mts, localizada a poucos minutos da cidade, é possível a realização de cascading.

Sete Quedas do Sakamoto (Fazenda Sakamoto)

Uma caminhada em matas totalmente preservadas de aproximadamente 5 horas visitando várias cachoeiras do Paranapanema e tendo a oportunidade de ver sua maior cachoeira com 20 metros de altura. O passeio total tem um tempo estimado de 8 horas

Rio Paranapanema

A Canoagem neste Rio exige do aventureiro um certo cuidado e atenção. O passeio transcorre em meio a uma floresta totalmente fechada sem acessos exceto pelo ponto de entrada de saída do Rio.      Os barcos serão canoas infláveis com capacidade de duas pessoas. O Rio é totalmente preservado, pois não existe nada além de Florestas protegidas pelo Estado e ONGs desde a nascente até o ponto de saída. É um Rio que preferencialmente deve ser feito em épocas de chuvas (outubro a março). Com muitas corredeiras e alguns saltos de 3 e 4 metros o Rio é considerado de nível IV.
É um passeio muito apreciado por amantes da natureza e apaixonados por adrenalina, pois tem a possibilidade de navegar em um Rio excitante e em áreas praticamente intocadas pelo homem além de estarem correndo o risco de poder observar animais em seu meio natural. É um passeio que lhe dará ótimas lembranças e com certeza uma idéia real do que é uma Floresta de Mata Atlântica.

Rio Conhas

No Rio Conchas o passeio só é possível ser feito em época de chuvas (outubro a março), pois a caixa do rio é pequena.
O trecho a ser percorrido, esta em sua maior parte em áreas preservadas de Mata Atlântica fechada sem acesso por terra onde a floresta se encontra por sobre o rio tornando o passeio sombreado.
O Rio possui cachoeiras de até 5 metros onde o aventureiro poderá sentir o verdadeiro sentido do termo frio na barriga.

Rio Guapiara

O passeio do Rio Guapiara é ideal para pessoas inexperientes em canoagem e pessoas que gostam de observar a natureza sem se preocupar com grandes riscos.
O Rio nasce na Serra de Paranapiacaba e desce fazendo a divisa dos municípios de São Miguel Arcanjo com Capão Bonito. Grande parte do Rio atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho e fazendo divisa com propriedades em áreas de APA sendo assim suas águas sem poluição e Florestas totalmente preservadas.
O Rio é considerado de Nível II sendo assim com saltos de no máximo de 1 metro e corredeiras não maiores que 200 metros e médio desnível.

Museu de Arte Sacra

Em local histórico – Prédio da Ação Católica podemos encontrar peças sacras, jornais e recortes datados de 1908 a 1946. Imagens do começo do século XX, uma biblioteca somente com títulos de religião, vitrines com alfaias (vestes sacerdotais), cálices, ostensórios, exposições de fotos antigas contando a história da paróquia, uma sala em homenagem ao São Bom Jesus, fazem parte deste cenário repleto de muita paz e sem dúvida de muitas curiosidades.

C.P.P.

Faz parte de um projeto que atende crianças carentes e lhes ensina um ofício. O Centro de Produção e Profissionalização – CPP, está localizado na Avenida Amazonas, onde funciona há 19 anos e atende 180 crianças na faixa de 07 a 14 anos, que ali produzem e aprendem, além de praticar esportes e receber noções de higiene, responsabilidade e cidadania. O CPP dispõe de uma área com tear, marcenaria, campo de futebol, quadra de esportes, refeitório e área para cultivo agrícola. As crianças freqüentam a entidade em meio período, tomam café da manhã e almoçam no local e a única exigência para a freqüência é de que estejam cursando uma escola regular.
Trata-se de um belo trabalho com tradição, história e sucesso, a produção do CPP se resume em lindos bordados em cama, mesa e banho, além de tapetes e brinquedos e enfeites de madeira.

Praça Rui Barbosa

No início do séc. XX ainda apresentava uma cerca de arame separando o espaço reservado pertencente à Igreja.
Nos anos 1920 a 1930, iniciou-se a urbanização e houve a construção de canteiros, colocação de coreto, bancos.
Nos anos 60 foi remodelada pelo prefeito Oscar Kurtz de Camargo, tal como se apresenta até hoje.

Igreja Matriz N. Senhora da Conceição

No ano 1999 foi fechada para reforma. Reaberta em dezembro de 2001, continuam as restaurações nas pinturas internas pelo artista plástico Francisco Honorato de Almeida Filho e externamente, com reparos em sua fachada. Tudo isso graças ao auxílio do povo e os esforços do pároco Pe. Pedro Martins.

Ibama

A Floresta Nacional de Capão Bonito tem seu território distribuído entre dois municípios: Capão Bonito e Buri.
Ela dista de Capão Bonito 22,2 km, sendo 6,2km de estrada de terra e 16km de asfalto. Há em seu interior várias trilhas que podem ser realizadas de carro, e outras a pé, onde podemos observar vários lagos e nascentes, espécies de árvores como a araucária o eucalipto e é claro o pinus, além de algumas espécies nativas, todas formam um belo cenário que torna-se possível a pratica da educação ambiental, e do ecoturismo. Várias espécies de animais fazem da floresta seu habitat natural.
O Padroeiro da Fazenda é São João Golberto, ele possui uma igreja muito simpática e bem típica, que sem dúvida é outro grande atrativo.

Pesqueiro Água Amarela

Está localizado a 04 km da cidade, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta das 09 às 19hs e aos sábados, domingos e feriados das 09 às 21hs, é cobrado R$ 1,00 como taxa de entrada (menores de 05 anos não pagam). Possui bela estrutura capaz de encantar qualquer visitante. Há 08 quiosques com churrasqueiras, 03 lagos para pesca e 01 para recreação, 01 piscina de água corrente (com lanchonete e banheiro masculino e feminino anexos), restaurante com lanchonete e banheiros anexos, quadra de futebol e tênis (utilizado mediante a reserva), playground.
Tipos de peixes encontrados: Tilapia, pacu, piau, piau pará, bagre africano, tambaqui, patinga, lambari, bagre, cat-fish, carpa, carpa espelhada.
Formas de pescaria: pesque-pague, pesque e solte.

Estação Experimental

E uma unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Departamento de Descentralização do Desenvolvimento. Sendo então Pólo Regional do Sudoeste Paulista. Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Capão Bonito.
Há 50 projetos de pesquisa em desenvolvimento, o número de experimentos anual é de aproximadamente 130. O público atendido por ano é de 1000 pessoas. As atividades de difusão são: dias de campo, cursos, reuniões e palestras técnicas.
Outros serviços prestados: atendimento a visitas, fornecimento de dados climatológicos, e classificação de solos da região, informações sobre aptidão climática e possibilidades de implantação de atividades agrícolas na região, informações gerais sobre preparo de solo, cultivo, identificação e controle de pragas e doenças, venda de publicações do IAC.
Existem mini trilhas que podem ser desenvolvidas a educação ambiental.

Passeio Tropeiro

Cavalgar por sobre as montanhas de serra do Paranapiacaba com travessia das águas geladas e cristalinas em meio a pedras e corredeiras. À medida que começa a subir, a comitiva divide a visão entre o rio e ao longe a visão panorâmica da Mata Atlântica que cobre toda a serra até a virada do sertão dos Agudos Grandes.
Local: Fazenda Rio das Conchas

Trekking das Três Barras

O Trekking das Três Barras consiste em uma caminhada de aproximadamente 12 km por trilha no meio da Mata Atlântica com travessias de rios e caminhada por dentro deles em uma floresta totalmente preservada com uma riqueza incrível de fauna e flora podemos observar, com alguma sorte, vários pássaros e animais em seu habitat natural tais como, azulão, saripocas (pequenos tucanos), sabiacica, tiziu, é uma região povoada por macacos mono carvoeiro (o maior primata das Américas) que esta em risco de extinção além de micos, antas, pacas, tamanduás. O local também abriga onças do tipo parda e pintada, porém de difícil observação.
Sua existência é comprovada mais por seus rastros e evidências e muito poucos encontros. Com relação à flora a região é riquíssima em orquídeas e bromélias além de palmito Juçara e uma gama enorme de plantas. O percurso pode ser vencido em um único dia, mas é recomendável que se faça em dois uma vez que existem cachoeiras no caminho.
Chama-se três Barras, pois é um lugar onde três rios se encontram em um mesmo ponto, sendo eles o Paranapanema, Barra do Meio e Barra da esquerda.
Os antigos caçadores da região tinham por costume chamar um o encontro de águas dos rios de “Barra” e por esse motivo o local passou a se chamar de Três Barras. Bem perto (1 Km) do local existe uma cachoeira de nome Salto de Escada onde a floresta se abre e convida o aventureiro a um belo e delicioso banho.
No passeio de dois dias o acampamento será no estilo selvagem. Barracas e equipamentos devem ser transportados em mochilas. O Bivak será feito nas proximidades das Três Barras.
Local: Fazenda Sakamoto

Trilha do Oito

Caminhada por trilha natural em áreas intermitentes de Mata Atlântica e pastos em meio a Serra do Paranapiacaba.
Durante a caminhada, poderão ser avistados animais silvestres. Podem também ser apreciadas diversas espécies nativas da flora da Mata Atlântica, inclusive algumas que se encontram em extinção.
A grande diversidade biológica nos propicia uma verdadeira aula de educação ambiental. Durante o percurso atravessa-se o Rio das Conchas em dois pontos com muita segurança, mas com um gosto de aventura.
A trilha passa pelo Lombo da Anta: uma estreita elevação de terra entre o rio e o seu pequeno afluente de um certo ponto desta elevação pode se ver ao mesmo tempo os dois.
Mais adiante, num outro bloco de Mata Atlântica, deparamos com a Garganta do Anjo, que se trata de uma fenda causada naturalmente pela ação da água de um pequeno ribeirão que corre em seu leito, tendo a mesma uma profundidade que varia entre 5 e 10 metros e largura variável entre 2 e 4 metros.
A certa altura 3 figueiras lançam suas raízes que descem pelas paredes até o fundo, nos proporcionando uma visão exótica do que a natureza é capaz de criar.
Local: Fazenda Rio das Conchas
Percurso: 6 Km

Trilha do Sorriso

Caminhada em que se inicia margeando o Rio das Conchas, até encontrar o córrego novo, passando por trechos de Mata Ciliar e pasto, mais adiante adentrando pelo mato espremida entre dois grandes morros, seguindo pelo córrego, subindo suas corredeiras, deparamos com a visão da exuberante Cachoeira do Sorriso, que tem um contexto singular de beleza, com seus 15 metros de altura, terminando em uma pequena piscina natural.
Local: Fazenda Rio das Conchas
Percurso: 4 km

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=capao+bonito

 

 

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9037/capao-bonito-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_Bonito

http://www.capaobonito.sp.gov.br/portal/

 
MAIS SOBRE Capão Bonito:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Capão Bonito:
 
03/10

Tem como saber qual a última data de atualização das informações contidas no site? Obrigada :)

 

SPCIDADES: As atualizações são compiladas da internet anualmente e atualizadas imediatamente quando a prefeitura da cidade nos enviam os dados.

É um serviço gratuito, mas infelizmente nem sempre as prefeituras têm esse cuidado.

Enviado por Marilisa às 07h19
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions