Lucianópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º25'52" sul e a uma longitude 49º31'21" oeste, estando a uma altitude de 561 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.051 habitantes.
Possui uma área de 190,9 km².
Dados do Censo - 2000
População total: 2.154
* Urbana: 1.649
* Rural: 505
* Homens: 1.114
* Mulheres: 1.040
Densidade demográfica (hab./km²): 11,28
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,63
Expectativa de vida (anos): 72,46
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,38
Taxa de alfabetização: 86,52%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,754
* IDH-M Renda: 0,651
* IDH-M Longevidade: 0,791
* IDH-M Educação: 0,821
Adminidtraçao
prefeito : PAULO FERNANDO SCHIAVON SCARAFISSI
Hidrografia
* Rio Alambari
* Ribeirão das Antas
Rodovias
* SP-315
Distâncias
400 km da Capital
Historia
A transformação da paisagem natural
O Antigo Patrimônio de São Pedro das Antas, depois Distrito Policial de Gralha e atualmente Lucianópolis, surgiu da doa ção de terras feitas por Manoel Moreira da Silva. A escritura de doação foi lavrada no ano de 1862 no cartório da extinta Freguesia de São Domingos, anteriormente conhecida por São João de Domingos e mais primitivamente por Bairro da Forquilha, na época pertencente à Botucatu.
Nas terras doadas levantou-se num plano alto, em 1902, uma cruz e aí rezou o primeiro terço, um camarada do Coronel Virgílio Alves de Oliveira, cujo nome era João Paulo.
Com o passar dos anos, um fazendeiro pioneiro da região de Fernão, chamado coronel Eduardo de Souza Porto, derrubou certa porcentagem de mata ainda dentro da gleba doada, e no terreno limpo, às margens do Córrego da Gralha, transferiu a cruz do primeiro terço realizado, ficando encarregado de cuidar das terras doadas a São Pedro e de zelar pela cruz erigida, Francisco Ribeiro de Oliveira. Em 1915, construiu-se no lugar onde foi erigida a cruz, uma capela de madeira. Construída de maneira simples e rudimentar, nela foi rezada a primeira missa no dia de São Pedro, que se tornou o Santo padroeiro da localidade. Nessa missa, o padre Elizário Paulino Bueno, abençoou a todos desejando sucesso e pujança aquele lugar que começava a aparecer no mapa paulista.
O tempo encarregou-se de trazer para as terras de São Pedro das Antas, pessoas intencionadas em progredir e fazer fortuna. Imigrantes e migrantes coloriram o universo local. Devido à intensificação do povoamento, o governo estadual criou em 1913 o Distrito Policial de Gralha. Naturalmente com o passar dos anos e com o aumento populacional e econômico de Gralha, surgiu como aspiração dos coronéis poderosos do lugar, a criação do Distrito de Paz. Para tanto foi montada uma comissão composta de personagens cuja importância político-econômica e social foi relevante. Os integrantes de tal comissão foram: Virgílio Alves de Oliveira, Benedicto de Lima, Manoel Camargo, José Crispim da Rocha e Joaquim Teixeira. Esses homens chamaram para si a responsabilidade de juntos, representarem perante as autoridades estaduais as reivindicações do Distrito de Gralha.
A idéia se tornou vitoriosa, e o projeto de criação do Distrito de Paz, foi votado pela Assembléia Legislativa e convertido em lei no ano de 1924. Em 1925, instalou-se festivamente o tão desejado Distrito de Paz.
Aniversário da cidade: 29 de junho
Ano de fundação: 1915
Turismo
Nos meses de Junho e Julho acontece a famosa Festa do Peão da cidade de Lucianópolis, que atrai turistas das cidades vizinhas.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucian%C3%B3polis
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9325/lucianopolis-sp.html
Site da cidade:
http://www.lucianopolis.sp.gov.br