Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
WADO CUP OPEN BRASIL 2013
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Itararé

Itararé, distante cerca de 3 km da divisa do Estado de São Paulo com o Paraná. Com 112 anos de emancipação político - administrativa, abriga uma população de aproximadamente 50.000 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Tem na agricultura seu alicerce econômico, principalmente a cultura do feijão, milho e soja, além de contar com uma forte atividade pecuária. Tem ainda, a maior área de reflorestamento artificial do Brasil e está numa região cujo conjunto é a terceira maior área do mundo.

 

Geografia

Possui uma área de 1.003,576 km², representando 0,4043% do estado, 0,1086% da região e 0,0118% de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24º06'45" sul e a uma longitude 49º19'54" oeste, estando a uma altitude de 740 metros. Sua população estimada em 2005 era de 49.507 habitantes.

 

Clima

Temperado

Temperatura Média

Mínima de 12 °C  / Máxima de 25 °C

Demografia

Dados do Censo - 2000 População total: 46.554

Urbana: 42.806

Rural: 3.748

Homens: 23.059

Mulheres: 23.495

Densidade demográfica (hab./km²): 46,39

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 29,34

Expectativa de vida (anos): 65,27

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,96

Taxa de alfabetização: 90,80%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,732

IDH-M Renda: 0,677

IDH-M Longevidade: 0,671

IDH-M Educação: 0,849

(Fonte: IPEADATA)

 

Hidrografia

Rio Itararé

Rio Verde

 

Rodovias

SP-258

SP-259

SP-281

PR-239

 

Aeroporto

Não pavimentado. - Pista 1350m

Ferrovia

Desativada. Os trilhos da área urbana foram retirados em 1996 e o pátio de manobra da antiga estação funciona hoje como o centro de eventos do município.

 

Como chegar

Saindo de São Paulo pela SP - 280 ( Rodovia Castelo Branco), seguindo até a saída para Tatuí, seguindo sentido Itapetininga, Capão Bonito, Itapeva, e finalmente Itararé. 
Obs: Outra possibilidade é sair de São Paulo pela Castelo Branco e seguir até Sorocaba. De Sorocaba seguir pela Raposo Tavares (SP - 270) até Itapetininga, Capão Bonito, Itapeva e Itararé.

 

Localização

Sudoeste do Estado de São Paulo

 

Limites

Ao Norte: Riversul (SP); 
Ao Sul: Bom Sucesso de Itararé (SP); 
À Leste: Itapeva (SP) e Itaberá (SP); 
À Oeste: Estado do Paraná - Município de Sengés

Acesso Rodoviário

SP-280 (Rodovia Castelo Branco) ou  SP-270 (Raposo Tavares)

Distâncias

São Paulo - 342 km.

 

História

Itararé situa-se em uma área conhecida como Campos de São Pedro, que vai do rio Verde até o rio Itararé, que dá o nome ao município.

Itararé em tupi-guarani significa "pedra que o rio cavou", pois o rio Itararé corre em um leito rochoso que foi sendo desgastado pela correnteza formando altos paredões, grandes cachoeiras e belas grutas.

Inicialmente habitado por índios Guainazes, tornou-se ponto conhecido de bandeirantes, exploradores, jesuítas e estudiosos, firmando-se como um dos pontos de descanso dos tropeiros que convergiam do sul levando animais para a feira de Sorocaba pelo conhecido Caminho das Tropas.

A Barreira de Itararé, é o ponto onde o rio se estreita e suas margens se unem, o que fornecia aos viajantes uma passagem natural, evitando um rio caudaloso e perigoso de atravessar. O rio foi estabelecido como divisa entre as vilas de Sorocaba e Curitiba, então Quinta comarca de São Paulo, que com sua emancipação em 1853, tornou Província do Paraná, passando o rio Itararé a ser a divisa.

A organização do município teve início em 1725 com a doação de 3 sesmarias com o propósito de povoamento e desenvolvimento da agricultura e criação. As 3 propriedades acabaram na mão de um mesmo dono, que registrou a propriedade como "Fazenda de São Pedro" em 1836. Com o desmembramento constante da propriedade, no ano de1879 um dos fazendeiros constrói uma capela no ponto de maior aglomeração, à margem do riacho da "Prata", elevando seu status para povoado.

De passagem a caminho do sul, o naturalista e historiador, Auguste de Saint-Hilaire, registra em seu livro a situação do povoado, o encontro do riacho da "Prata" com o rio Itararé e até mesmo a existência de índios bárbaros que atacam fazendas próximas à mata.

Seguindo o mesmo caminho de Auguste de Saint-Hilaire, o célebre naturalista francês,Jean Baptiste Debret fez uma aquarela da ponte de madeira que existia sobre o rio Itararé, retratando a dificuldade em se atravessar com os animais na estreita ponte.

No dia 10 de março de 1885 torna-se Freguesia, em janeiro de 1891 torna-se Curato3 de fevereiro de 1891 torna-se Distrito de Paz. Com a lei nº 197 de 28 de agosto de 1893, decretada pelo congresso legislativo do estado de São Paulo, cria-se o Município de São Pedro de Itararé, desvinculando-o do município de Itapeva (da Faxina). Em 31 de outubro do mesmo ano e feita a primeira eleição para a Câmara Municipal. No dia 8 de dezembro de 1897 passou a ser Paróquia. O prefeito só passou a surgir em 1908, sendo eleito anualmente pelos vereadores. Finalmente, pela lei nº 1887, de 8 de dezembro de 1922 foi definida como Comarca, contudo a cerimônia de instalação deu-se somente em 26 de fevereiro de 1923.

Durante a Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo a capital federal (então Rio de Janeiro), esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, que não ocorreu pois a cidade acolheu Getúlio na estação ferroviária, permitindo sua entrada no Estado de São Paulo, e os militares depuseram o presidenteWashington Luís em 24 de outubro daquele ano.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma das frentes de batalha, quando os paulistas consideravam que São Paulo estava sendo tratado como terra conquistada, sendo governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo eles, que a revolução de 1930 fora feita contra São Paulo

 

Aniversário da Cidade: 28 de Agosto

Fundação: 28 de agosto de 1893 (116 anos)

 

Gentílico: itarareense

 

Administração

Prefeito:   LUIZ CESAR PERUCIO

Economia

Agricultura, pecuária e industria extrativista

 

Turismo

Diversas cachoeiras, trilhas ecoturismo em geral, trekking, mountain bike, parapente e vários outros esporte de aventura.

[editar]Principais Eventos

Festa do Milho Verde: Festa organizada pela associação de moradores do bairro Vila Santa Terezinha, que possui barracas que comercializam o milho dentre suas mais diversas formas: natural, mingau, bolo, sorvete, pamonha, etc;

Cavalgada: Realizada no último final de semana do mês de janeiro, abrangendo o eixo entre Bom Sucesso de ItararéSengés;

Festa de São Pedro: Quermesse realizada em homenagem ao padroeiro do município, São Pedro. Há exposições e comercialização de produtos, lanches, gêneros alimentícios e entretenimentos em geral;

Concurso Miss Itararé: Realizado para eleger a garota que representará o município, como parte das comemorações de aniversário realizada no mês de Agosto.

Desfile e Festa de Aniversário do Município - 28 de Agosto: Durante um período de quatro dias em média, é realizado no centro de eventos orodeio, a exposição agropecuária, shows em geral, queima de fogos de artifício no encerramento, sendo neste local instalado uma grande estrutura que agrega serviços de alimentação e entretenimento, stands de exposição, barracas de artesanato, leilão de gado, etc.

Exposição Freio de Ouro e Leilão de Cavalos: Realizada na Estância Carapuça na primeira semana de dezembro, evento que atrai visitantes de várias regiões do país, sobretudo do Rio Grande do Sul, além de contar com um leilão de cavalos com transmissão para todo o Brasil pelo Canal Rural.

 

Calendário dos principais eventos do município:

 

Mês                             Evento

Janeiro                        Festa do Milho Verde Ecotropeirismo

Fevereiro                    Carnaval

Março                         Festa da Mandioca
Encenação da Paixão de Cristo

Maio                           Festival do Trabalhador

Junho                          Festival de Corais

Dia Mundial do Meio Ambiente

Festa de São Pedro (Padroeiro da Cidade

Agosto                        Festividades de Aniversário da Cidade:

Motocross

Miss Itararé

Desfile Cívico

Eventos Culturais

Festa do Peão Boiadeiro

FAPI - Feira Agropecuária de Itararé

Setembro                    Semana da Pátria (Desfile Cívico) Feira do Verde

Outubro                      Festa da Criança

Dezembro                   Exposição Freio de Ouro - Leilão de Cavalos

Estância Carapuça

Cantata de Natal

 

 

Site da cidade

http://www.itarare.sp.gov.br/pmdi/

 

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Itararé

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Itarar%E9&uf=SP

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9252/itarare-sp.html

 
MAIS SOBRE Itararé:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Itararé:
 
15/08

essa cidade tem muitos pontos turiscos . soque as pessoas que vivem aqui nao vao ver essa maravilhas que a cidade o feresse . seria bom que o prefeito a judasse a cidade promovendo eventos para mostrar a cidade asim arecadaria mais dinhero para o municipio

Enviado por caroline às 11h11
15/08

essa cidade tem muitos pontos turiscos . soque as pessoas que vivem aqui nao vao ver essa maravilhas que a cidade o feresse . seria bom que o prefeito a judasse a cidade promovendo eventos para mostrar a cidade asim arecadaria mais dinhero para o municipio

Enviado por caroline às 11h11
15/08

a cidade e muito quente presisa melhorar as ruas esburacadas

Enviado por regina às 11h07
08/08

oi soou a Tatiana Gardino , venho em meio dessa carta que preciso de um salão urgente pra retirar meu BIIIGOODE !

Enviado por Derpina às 10h21
26/08

é comentado que em ..................... esta ocorrendo uma coisa muito desagradavel e imoral,certos funcionarios da prefeitura só por serem colegas ou mais chegados do prefeito recebem mais de 100 por cento de gratificação por exemplo;se ganha 850,00 chega a tirar mais de 2150,00 com gratificação ,prejudicando outros funcionarios que não são chegados ao prefeito ou colegas do mesmo,isto sim é imoral e vergonhoso ,lastimavel ,vexatório para os funcionarios da prefeitura e desrespeitoso para os cidadãos que pagam em dia seus impostos,sim v e r g o n h o s o!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado por carlos às 12h35
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO | WADO CUP OPEN BRASIL 2013 |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions