Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º56'29" Sul e a uma longitude 49º20'31" Oeste, estando a uma altitude de 682 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.093 habitantes.
Possui uma área de 197,9 km².
Possui o distrito de Batista Botelho e o Povoado de Mandaguari. É banhado pelo rio Pardo de 70 metros de largura. O município de Óleo é ligado à capital (São Paulo) pela Rodovia Castelo Branco, da qual está a 14 km.
Demografia - censo de 2000
População Total: 2.994
Urbana: 1.773
Rural: 1.221
Homens: 1.533
Mulheres: 1.461
Densidade demográfica (hab./km²): 15,13
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 17,56
Expectativa de vida (anos): 70,34
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,45
Taxa de Alfabetização: 91,01%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,761
IDH-M Renda: 0,665
IDH-M Longevidade: 0,756
IDH-M Educação: 0,862
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Pardo
Rodovias
SP-245
SP-280
História
Com o passar dos tempos tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. 05 (cinco) proprietários de terras no local resolveram então formar o Patrimônio, doando cada um 05 (cinco) alqueires de terras para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o Senhor Bom Jesus. Foram eles os senhores: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores da Cidade de Óleo.
Em setembro de 1917, á sob a chefia política do Coronel Olímpio Braga, foi criado o municíipio de Óleo, cuja instalação deu-se em 07 de abril de 1918, tendo como seu primeiro Prefeito, o Coronel Olímpio Braga, um dos criadores do município, assim tornou-se Óleo uma das Cidades de nosso Estado. Pertence à comarca de Piraju-SP, tendo antes pertencido à Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, de cujas terras foi desmembrado. Com 188 km² o município tem ainda um Distrito além da Sede.
O Distrito de Batista Botelho e o Povoado semper crescente de Mandaguari, ambos pertencentes ao Município de Óleo. É banhado pelo Rio Pardo de 70 (setenta) metros de largura. A Cidade de Óleo é ligada à Capital (São Paulo) pela Rodovia Castelo Branco, da qual dista 14 km. Até o município de Águas de Satna Bárbara, o aniversário do município de Óleo é comemorado em 07 de abril, data da instalação. A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais, arroz, milho e café. Possui 378 propriedades agrícolas. A cidade apesar de pequena tem bons comércios, havendo pequenas indústrias locais.
O município tem 90% (noventa por cento) de suas terras de ótimas qualidades para qualquer cultura agrícola. A cidade de Óleo, fica próxima aos grandes centros da Região, onde temos todos os recursos necessários, tais como: Bauru, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e Botucatu, com grandes recursos médicos hospitalares. A Cidade de Óleo é toda asfaltada, com um belo Centro Comunitário, com piscinas, jogos e outras distrações para a juventude.
Significado do Nome
Por voltado de 1888 mais ou menos, com a abertura de uma venda de terras na alta Sorocabana, local então chamado de Sertão de Campos Novos, muitos migrantes vindos de Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro, passavam por, este local onde faziam pouzadas sob a sombra de uma grande árvore de ÓLEO, espécie de arvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de Pousada de Óleo.
Aniversário da Cidade: 07 de Abril.
Fundação: 1917
Gentílico: oleense
Administração
Prefeito: JORDÃO ANTONIO VIDOTTO
Economia
A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais,arroz, milho e café. Possui 378 propriedades agrícolas. A cidade apesar de pequena tem bons comércios, havendo pequenas indústrias locais. 90% das terras do município de Óleo são boas para qualquer tipo de plantio
Site da cidade
http://www.pmoleo.sp.gov.br/
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Óleo_(São_Paulo)
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9424/oleo-sp.html