Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Piraju

Geografia

Localiza-se a uma latitude 23º11'37" sul e a uma longitude 49º23'02" oeste, estando a uma altitude de 646 metros. Sua população estimada em 2004 era de 28.831 habitantes.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 27 897

Hidrografia

Rio Paranapanema

Ribeirão Hungria

Transporte

Empresa ônibus

Aeroporto (asfaltado)

Rodovias

SP-261

SP-270

SP-287

História

Os dados mais concretos do início do povoamento da região são registrados somente a partir de 1859, quando da chegada da família Arruda, unindo-se às famílias Faustino e Graciano, que já habitavam a região. Elas doaram terreno para a criação do patrimônio denominado São Sebastião do Tijuco Preto; Tijuco é uma expressão guarani que significa caminho de entrada. O nome foi dado em virtude da imagem de São Sebastião, datada do século XVII, encontrada em poder dos índios que habitavam a região e que hoje se encontra na Igreja Matriz. Dentre vários acontecimentos peculiares à história da cidade, destaca-se a lei municipal que libertava completamente os escravos do município cerca de quatro meses antes da Lei Áurea e a instalação e o funcionamento de luz elétrica um ano e três meses antes do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época.
Em 1905 foram inaugurados na cidade a rede de água encanada, a rede de esgoto e o telefone. Em 1906, começou a operar o ramal ferroviário (inaugurado em 1908) e, em 1913, ocorreu a implantação de bondes elétricos no município. No século passado, a importância da cidade produziu nomes de influência na política paulista. Tal sua influência e destaque político-econômico no cenário estadual e nacional, que os políticos e cafeicultores trouxeram para Piraju várias melhorias de importante valor, como a Estação de Trem, com um projeto assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a maior expressão da arquitetura brasileira do início do séc. XX. Em 1913, recebeu a ilustre visita do Presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt.

Significado do Nome O atual nome do município, PIRAJU, vem da expressão guarani que significa peixe (pira) dourado (yu).

Aniversário da Cidade: 25 de Abril

Fundação: 25 de abril de 1880

Gentílico: pirajuense

Administração

Prefeito:  JAIR CESAR DAMATO

Turismo

Piraju oferece as melhores condições para a prática de atividades como escalada, canyoning, rappel, trecking, canoagem, mergulhos e muitas outras opções.

Principais Pontos Turísticos

Monumento “Peixe Dourado”

Este monumento, símbolo do município, tem cerca de 8 metros de altura. Foi construído para homenagear a cidade, que tem seu nome originário da língua tupi, dos antigos habitantes indígenas. Um peixe, bastante comum nas águas do Paranapanema, era definido pelos índios na expressão “pira yu” (peixe dourado). Área de uso público, totalmente urbanizada, canteiros contornados com luminárias, o local é uma das principais entradas da cidade, situado na rotatória João de Morais. (trevo Piraju / São Paulo).

Mirante do Paranapanema

O Mirante está localizado no Distrito da Vila Tibiriça do Paranapanema. De fácilcesso, tem área de mais de 400 m e pertence ao município. Do local pode ser visto a maior parte da cidade, o rio Paranapanema e o Parque de Exposições Prefeito Claudio Dardes (Fecapi).

Calçamento da Margem Direita do Rio Paranapanema

Situado no perímetro urbano da cidade, junto à Represa Santa Cruz, o calçamento da margem direita do rio constitui-se numa área totalmente urbanizada, iluminada, com duas praças próximas à represa, proporcionando paradisíacas paisagens pela beleza do rio Paranapanema, clima sempre ameno e inexistência de mau cheiro às margens do rio. O calçadão dá acesso até ao Hotel Beira Rio, numa extensão de 800 m, utilizados pelo público para caminhadas e lazer.

Rio Paranapanema

O rio Paranapanema corta a cidade de Piraju, nascendo na Serra de Paranapiacaba, em Capão Bonito, e desembocando noRio Paraná, em Presidente Epitácio, com mais de 900 km de extensão. Considerado o único rio não poluído do Estado de São Paulo, tem paisagens exuberantes e, em quase toda sua extensão, é dotado de praias naturais de rara beleza. Em suas margens estão localizadas diversas estâncias particulares e outras de acesso livre. A pesca esportiva será, certamente, um grande atrativo em Piraju. O município possui diversas áreas turísticas às margens do rio.

Represa Santa Cruz

A represa Santa Cruz está localizada defronte a Praça Benedito Silveira Camargo “Brasilinha”. De propriedade da Companhia Luz e Força Santa Cruz, uma empresa do Grupo Votorantim. Presta-se à prática de navegação e esportes naúticos. Conta com mais de 6 km navegáveis, a montante, e excelentes quedas a juzante. Foi negociada, com apoio e patrocínio da Duke Energy, a vinda da seleção olímpica brasileira de canoagem, que está sediada em Piraju, desde janeiro de 2002. Além da tranqüilidade do município e a beleza do rio Paranapanema, a decisão foi motivada também pelo aspecto técnico: a equipe olímpica considera o trecho do rio próximo à represa como o que reúne as melhores condições conhecidas para a prática e treino do referido esporte náutico.

Represa Jurumirim

A represa de Jurumirim está localizada a 17 km da cidade, sendo de propriedade da Duke Energy. O lago formado banha por vários municípios, clubes, estâncias, praias naturais e artificiais, além de muitas residências e chácaras particulares. Tem 6 vezes mais água que a Baía de Guanabara. Grande na totalidade do seu potencial. Com 449 km² o reservatório da usina Jurumirim, além de estar localizado numa região de grande desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, é local de práticas esportivas, lazer e turismo.

Escada de Peixes

Localizada junto à Represa Santa Cruz, no perímetro urbano, oferece na época da piracema um belíssimo espetáculo visual com a subida de cardumes de várias espécies de peixes, da parte baixa para a alta da represa. É uma das poucas escadas de peixes de hidrelétricas do país.

Praça “Ataliba Leonel”

É a principal praça pública da cidade. Localizada defronte a igreja matriz, com área de 20.000 m2, totalmente arborizada e com palmeiras imperiais centenárias, a praça conta com uma fonte luminosa estilo “saint martin”, lagos com peixes ornamentais, estátua da deusa flora, monumento em homenagem ao padroeiro do município “São Sebastião”, coreto para apresentações, “Brado dos Pioneiros” em homenagem as famílias dos fundadores do município e o busto do general Ataliba Leonel, o principal político da história da região. Tem sanitários públicos.

Praça “Joaquim Antonio de Arruda”

Com área de 10.000 m2. esta praça pública possui uma vegetação exuberante, com destaque para as palmeiras imperiais. Situada na área central da cidade, possui ainda um parque infantil e área de lazer.

Praça “Benedito Silveira Camargo” (Brasilinha)

Conhecida popularmente como “Brasilinha”, pelo fato de ter sua inauguração em data coincidente à de Brasília, conta com área de 10.000 m2 e localiza-se no perímetro urbano às margens da Represa Santa Cruz. De uso público e totalmente arborizada, possui sanitários, moderna lanchonete, monumento à “Bíblia” e vista para o rio Paranapanema. Local de concentração de jovens e famílias nos fins de semana

Antiga Estação da Fepasa

Trata-se de um conjunto de edificações, dentro de uma área de mais de 30.000 metros, localizado no Distrito da Vila Tibiriçá do Paranapanema, de propriedade da municipalidade e tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de Piraju. O local abrigou a Estação do ramal ferroviário, inaugurada em 1908 e desativada em 1966. O prédio principal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a maior expressão do setor na época. Restaurada, estuda-se a instalação do Portal de Informações e o Museu Histórico do município no prédio central, além do Centro Cultural, contemplando espaços para atividades de lazer, cultura, esporte e arte.

Projeto Arca do Futuro

Instalada no canteiro ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Ataliba Leonel, na Arca do Futuro foi depositada, no dia 20 de Janeiro de 2000, durante as comemorações do aniversário do município, a projeção histórica, social, política, turística e cultural na avaliação de várias personalidades do município. A Arca será aberta no dia 20 de Janeiro de 2025, com a presença dos participantes que estiverem vivos.

Imagem de São Sebastião

A lendária imagem de São Sebastião é uma peça original que permanece exposta no altar principal da igreja matriz. Esta estatueta barroca, de origem italiana, esculpida em madeira, datada entre 1600/1700, foi encontrada na região pelos fundadores de Piraju.
Segundo a história, ela teria sido trazida ao Brasil por missionários que catequizaram índios na região.

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião

A igreja matriz de Piraju está localizada na Praça Ataliba Leonel. Construída de 1933 a 1954, apresenta-se em estilo gótico e mantém exposta no altar a bela e mística
imagem de São Sebastião.

Cruzeiro

O Cruzeiro é um dos maiores símbolos da religiosidade do município. Está localizado no ponto mais alto do Distrito da Vila Tibiriçá do Paranapanema, em área de propriedade municipal. De fácil acesso, tem cerca de 20 metros de altura, totalmente iluminado, visualizado em quase toda a cidade. Foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 2000.

Horto Florestal

Localizado à aproximadamente 6 km da cidade  e de fácil acesso pela Rodovia Piraju/Manduri o Horto Florestal é um dos grandes atrativos ecológicos do município.Fauna e flora exuberantes tornam o local  ponto de encontro obrigatório para os que gostam de manter contato direto com a Natureza.

Capela do Bairro do Cágado

Situada no Cágado, bairro da zona rural de Piraju, a capela da foto é o destino da peregrinação anual realizada por ocasião da Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus.
Os festejos, que incluem também quermesse, romaria a cavalo e carreata fazem parte do calendário da comunidade.

Eventos

Janeiro

20 - Aniversário do Município - Ato Cívico 

Fevereiro

– Desfile de Blocos Carnavalescos

– Desfile Oficial das Escolas de Samba

Março

- Encontro de Motociclistas

– Procissão – Encenação da via sacra ao vivo – no recinto da Fecapi

Abril

– Jogos Universitários Engenharíadas

- Festa das Nações

– Teatro de Lona (Curitiba) – apresentações e oficinas. Local: Av. Humberto Martignoni (antigo posto Avenida)

Maio

01 - Caminhada do Trabalhador

Junho

- Procissão Corpus Christi

Julho

- Festival Musicando de Piraju

- Macupira – Manifesto Cultural de Piraju

Agosto

- Copa Eduardo Cassanho de Futebol Regional

Setembro

07 - Desfile Cívico

- Encontro de Jipeiros

Dezembro

- Festividades natalinas

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=piraju

 

Site da cidade

http://www.estanciadepiraju.com.br/

 

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piraju

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9494/piraju-sp.html

 
MAIS SOBRE Piraju:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Piraju:
 
18/01

qual é a altura da torre de piraju ?

Enviado por antonio h às 19h23
30/06

Gostaria de Ver como esta esta cidade

Enviado por Mara Regina às 22h46
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions