Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
São Miguel Arcanjo

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 23º52'42" sul e a uma longitude 47º59'50" oeste, estando a uma altitude de 659 metros. Sua população estimada em 2004 era de 33.577 habitantes.

Neste município localiza-se a sede do Parque Estadual Carlos Botelho, um dos remanescentes de maior importância em termos de biodiversidade do Brasil. Destaca-se neste Parque Estadual a ocorrência do maior primata das Américas, o muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, que é sujeito de estudo do mais longo projeto de pesquisa com a espécie primata no Brasil, através da Associação Pró-Muriqui. Muriquis tem projetado São Miguel Arcanjo internacionalmente através desta associação de pesquisa. É um dos três únicos locais onde foi encontrada uma espécie de árvore da Mata Atlântica restrita ao estado de São Paulo e descrita em 1981, aBuchenavia igaratensis[5]

 

Limites

Norte: Pilar do Sul - 30 km

Sul: Sete Barras - 85 km

Leste: Itapetininga - 23 km

Oeste: Capão Bonito - 45 km

 

Hidrografia

Rio Turvo

 

Rodovias

SP-139

SP-250

 

Como chegar

Localização

Macro Metropolitana Paulista

Limites

Norte: Pilar do Sul - 30 km 
Sul: Sete Barras - 85 km 
Leste: Itapetininga - 23 km 
Oeste: Capão Bonito - 45 km

 

Acesso Rodoviário

SP-139 - SP-250

 

Distâncias

143 km da Capital

 

História

Antigo povoado da Fazenda Velha, São Miguel Arcanjo surgiu no município de Itapetininga. O tenente, Urias Emídio de Souza, foi um de seus mais eminentes povoadores e muito contribuiu para a formação do núcleo. 
A freguesia, criada em 12 de maio de 1877 no município. Posteriormente, em 01 de abril de 1889, foi elevada à categoria de vila. 
Os seus habitantes se dedicaram inicialmente ao cultivo do algodão e do trigo, até serem descobertas as jazidas de carvão, que se tornaram a nova atividade econômica do município. Com a chegada de imigrantes japoneses, a agricultura ganhou um forte impulso e readquiriu sua importância na economia local.

Significado do Nome

Recebeu sua atual denominação em virtude de uma capela construída em suas terras sob a invocação de São Miguel Arcanjo.

Aniversário da Cidade:1º de Abril

Fundação: 1 de abril de 1889 (121 anos)

 

Gentílico: são-miguelense

 

Administração

Prefeito: TSUOSHI JOSE KODAWARA

Economia

Sua economia está voltada para o setor agrícola, com o predomínio do cultivo de uvas do tipo Itália e Rubi.

Uma variedade que cresce muito na cidade é a uva rústica de mesa, como a niagara,( tratando - se de uma uva com menos custo para a produção),visto que na reforma dos parreirais os produtores vem optando pelo plantio da mesma,também ganhando espaço em novas áreas, principalmente na divisa com Capão Bonito (SP). A uva niagara atualmente em São Miguel Arcanjo, é responsável por 40% da produção do Estado de São Paulo.

Também há outros, como o cultivo da batata, soja e feijão, etc

 

Turismo

Não deixe de conhecer as belezas naturais de São Miguel Arcanjo, um reduto da mais preservada mata atlântica do Brasil.

Principais Pontos Turísticos

Parque do Zizo

É uma área de preservação ambiental localizada no município de São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. Situado na Serra de Paranapiacaba, em uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica mais bem preservada do Brasil, o Parque do Zizo é parte do entorno do Parque Estadual Carlos Botelho, que em conjunto abriga e protege várias espécies da fauna e da flora ameaçados de extinção.
Inaugurado em 1998, o Parque do Zizo é o resultado do investimento da indenização paga pelo Estado para a família do estudante Luiz Fogaça Balboni, o Zizo, morto em 1969 durante a ditadura militar. Preservar a natureza foi a maneira que familiares e amigos do Zizo encontraram para homenagiar sua história e seus ideais de liberdade.
O Parque do Zizo possue uma área de 400 hectares e está desenvolvendo projetos de Pesquisa Científica e Educação Ambiental, que inclui um programa de visitas monitoradas pelas trilhas que estão sendo implantadas, nos locais de acesso ao público.

Parque Estadual Carlos Botelho

São inúmeros os atrativos para o Ecoturismo como o Parque Estadual Carlos Botelho (patrimônio natural da humanidade da UNESCO devido à sua importância sócio ambiental,cultural e histórica), Parque do Zizo, Parque Taquaral e Parque da Onça Parda, todos com altos índices de preservação da fauna e flora. Além das diversas trilhas e cachoeiras encontradas em cenários deslumbrantes de mata atlântica, também são praticadas diversas modalidades esportivas como Trekking, Cascading, Bike, Jeep Off-Road, Arvorismo e Observação de Aves.

Os Atrativos

O Parque Estadual Carlos Botelho possui três trilhas que podem ser monitoradas, sendo as duas principais localizadas nas proximidades da sede, em São Miguel Arcanjo. Ao percorrê-las é importante que se faça silêncio, aumentando as chances de observar vários animais.   

Trilha do Rio Taquaral

Implantada no início de 1985, a trilha tem uma extensão de 4 km, sendo a maioria dos seus visitantes formada por estudantes, que podem fazer o percurso seguindo as indicações das placas. Em seu percurso podem ser observados vários estágios de mata, começando pelos campos, passando pela mata secundária (em processo de regeneração após supressão) e chegando à mata nativa.
Durante a caminhada, vários animais podem ser observados, bem como a diversidade da flora, com suas árvores, bromélias, orquídeas. O início da trilha é no Posto de Fiscalização da Polícia Florestal e termina às margens do Rio Taquaral.

Trilha do Açude

É a trilha que está melhor estruturada para receber escolares e grupos, pois estar bem sinalizada. Por ser uma trilha interpretativa, recomenda-se a visitação com a supervisão de monitores durante o percurso. Caminhos tortuosos, riachos e muito verde dão formam o cenário onde se pode desvendar a riqueza da Mata Atlântica. Aqui, o visitante pode apreciar também trechos de mata em diversos estágios, conhecer um projeto de pesquisa com araucárias e se encantar com as pegadas deixadas por antas, gato-do-mato, cachorro vinagre e outros animais nas margens do açude.

Trilha da Figueira

Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de 2 km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para abraçá-la, fechando a circunferência em torno do tronco. Para percorrer essa trilha é necessário agendamento prévio junto ao Núcleo São Miguel Arcanjo.

A Sede do Parque

O visitante pode conhecer ainda o Centro de Educação Ambiental, onde há o Museu de Zoologia e a sala de leitura, com muitas publicações sobre ecologia, animais e plantas. No Centro de Visitantes Marco Antônio dos Santos Costa, onde há um auditório para 40 pessoas, são exibidos vídeos ambientais.

 

Eventos

- Festa da Uva Itália

Setembro

29 - Festa em louvor ao Padroeiro São Miguel Arcanjo

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=sao+miguel+arcanjo

 

Site da cidade

http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/

 

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9667/sao-miguel-arcanjo-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Miguel_Arcanjo_(São_Paulo)

 
MAIS SOBRE São Miguel Arcanjo:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE São Miguel Arcanjo:
 
14/07

Cidadezinha mais pacata,nao tem novidade nunhama muito menos emprego,nem hospital essa cicade tem,depois falam que é ciade suçegada,tambm deçe jeito,eai falo galera.....

NR - CUIDADO COM O PORTUGUES!!!

Enviado por Daniele marques às 04h58
22/01

preciso localizar o fórum da justiça de são miguel arcanjo

Enviado por irani às 16h44
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions