A cidade de Macatuba, localizada no interior do estado de São Paulo, conserva as características de uma cidade do interior.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º30'08" sul e a uma longitude 48º42'41" oeste, estando a uma altitude de 515 metros. Sua população em 2007 é de 16.740 habitantes.
Possui uma área de 226,2 km².
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 15.752
* Urbana: 14.993
* Rural: 759
* Homens: 7.915
* Mulheres: 7.837
Densidade demográfica (hab./km²): 69,64
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,50
Expectativa de vida (anos): 71,96
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,42
Taxa de alfabetização: 89,03%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,777
* IDH-M Renda: 0,690
* IDH-M Longevidade: 0,783
* IDH-M Educação: 0,859
Hidrografia
* Rio Tietê
* Rio Lençóis
COMO CHEGAR
Localização
Bauru
Limites
Lençóis Paulista, Areiópolis, Igaraçu do Tietê, Jau, Pederneiras.
Acesso Rodoviário
SP-261
Distâncias
241 km da Capital
Historia
Em 13 de junho de 1900, mais um município paulista começa a erguer-se. Suas terras férteis chamam a atenção de homens de coragem, homens que não cruzavam os braços frente ao trabalho. Eram apenas pequenos sitiantes e lavradores que, á procura de maior sorte, ali encontraram o que fazia parte de seus humildes ideais. Fixaram suas residências uma próxima da outra, formando-se assim um pequeno povoado. Denominaram-no Santo Antonio do Tanquinho, uma vez existirem próximo a Vila Tanques. Tinham também Santo Antonio como seu santo devoto, a ponto de nomeá-lo como seu Padroeiro. O centro da cidade deixaram para as corridas de cavalo, onde nas fronteiras foram construídos pequenos prédios, para que pudesse fazer o comércio de bebidas, nos dias de corrida.
Os Fundadores
Foram seus fundadores: José Jacinto Soares de Macedo, Benedito Dominguês Maciel, Eugênio Sabóia, Joaquim Franco da Rocha, João Batista Daré, Joaquim Antonio Azevedo, José Antonio de Moura, Luiz Antonio de Godoy, Francisco Fantini e Alexandre de Góes. Esses, por sua vez, doavam a outras famílias a importância de cento e cinqüenta mil réis, para cobertura das despesas de cada pessoa.
Já com um número razoável de famílias, houve a formação administrativa e judiciária. Com isso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de BOCAYUVA em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva, pela Lei nº 1.337 de 07 de Dezembro de 1912. Passados anos, criou-se um Município, com terras desmembradas de Ubirama, hoje Lençóis Paulista, verificando-se sua instalação em 1º de Fevereiro de 1925.
Significado do Nome
O Nome: Macatuba
Mais tarde, mudam-lhe o topônimo para MACATUBA, nome de origem indígena, que significa abundância de macás (MACÁ - fruta silvestre e TUBA - abundância). Mas aconteceu que nem todos os moradores daquele povoado aceitaram o topônimo. Houve muitos protestos, uma vez que não era todos que simpatizavam com o mesmo.
Pessoas influentes na Política Municipal aproveitaram da situação para mudar-lhe o nome, o qual seria JAUÍ, cuja significação era: lugar onde se pesca muito jaú. Mas felizmente essas pessoas nada conseguiram, uma vez que a maioria apoiava o nome MACATUBA.
Aniversário da cidade: 13 de junho
Ano de fundação: 1900
Gentílico: Macatubense
Administração
prefeito : TARCISIO MATEUS ABEL
Turismo:
A cidade de Macatuba, localizada no interior e próxima ao centro geográfico do estado de São Paulo, conserva as características de uma cidade do interior. O turismo histórico e cultural são bastante desenvolvidos, recebendo visitantes durante todo o ano. A cidade integra, com outros 9 municípios da região, o "Circuito turístico caminhos do centro oeste paulista", coordenado pelo CODER - Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional e orientado pelo SEBRAE-Bauru. Os atrativos turísticos do município, como a "Usininha", um moderno Teatro Municipal, propriedades rurais, parque industrial voltado ao vestuário "jeans" e sacolas ecologicamente corretas, integram um projeto mais audacioso: a cidade investe nas características cívicas de sua população como forte atrativo turístico. Postula o reconhecimento de Capital Nacional do Patriotismo. Na cidade está a sede da organização da sociedade civil Patriotismo, que coordena projetos locais voltados a essa conquista e reconhecimento. As festividades cívicas têm como destaques:
O Artesanato local integra o projeto da "Capital Nacional do Patriotismo" e é coordenado pela AMARTE - Associação Macatubense de Artesanato e Expositores, criada em 2007, com exposições e vendas diárias na "Casa do Artesão", localizada na principal avenida da cidade.
Festas:
Dia do Município (13 de junho); Semana da Pátria (1º a 7 de setembro); Dia da Bandeira (19 de novembro). No Dia da Bandeira é realizado no município o Cerimonial peculiar de incineração de bandeiras inservíveis em praça pública, conduzido por uma das Forças Armadas (conforme Lei 5.700); é significativa participação popular (no 2007, cerca de 1.500 pessoas participaram - fonte: Jornal O ECO). As festas juninas e do Peão Boiadeiro, assim como as festividades religiosas, são atrativos turísticos em ascensão, com forte enfoque regional.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macatuba
http://citybrazil.uol.com.br/sp/macatuba/atracoes-turisticas
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9331/macatuba-sp.html
http://www.jornaldemacatuba.com.br/novo/home/?cat=4
Site da cidade:
www.macatuba.sp.gov.br