Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Macatuba

A cidade de Macatuba, localizada no interior do estado de São Paulo, conserva as características de uma cidade do interior.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º30'08" sul e a uma longitude  48º42'41" oeste, estando a uma altitude de 515 metros. Sua população em 2007 é de 16.740 habitantes.

Possui uma área de 226,2 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 15.752

* Urbana: 14.993

* Rural: 759

* Homens: 7.915

* Mulheres: 7.837

Densidade demográfica (hab./km²): 69,64

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,50

Expectativa de vida (anos): 71,96

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,42

Taxa de alfabetização: 89,03%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,777

* IDH-M Renda: 0,690

* IDH-M Longevidade: 0,783

* IDH-M Educação: 0,859

Hidrografia

* Rio Tietê

* Rio Lençóis

COMO CHEGAR

Localização

Bauru

Limites

Lençóis Paulista, Areiópolis, Igaraçu do Tietê, Jau, Pederneiras.

Acesso Rodoviário

SP-261

Distâncias

241 km da Capital

Historia

Em 13 de junho de 1900, mais um município paulista começa a erguer-se. Suas terras férteis chamam a atenção de homens de coragem, homens que não cruzavam os braços frente ao trabalho. Eram apenas pequenos sitiantes e lavradores que, á procura de maior sorte, ali encontraram o que fazia parte de seus humildes ideais. Fixaram suas residências uma próxima da outra, formando-se assim um pequeno povoado. Denominaram-no Santo Antonio do Tanquinho, uma vez existirem próximo a Vila Tanques. Tinham também Santo Antonio como seu santo devoto, a ponto de nomeá-lo como seu Padroeiro. O centro da cidade deixaram para as corridas de cavalo, onde nas fronteiras foram construídos pequenos prédios, para que pudesse fazer o comércio de bebidas, nos dias de corrida.

Os Fundadores

Foram seus fundadores: José Jacinto Soares de Macedo, Benedito Dominguês Maciel, Eugênio Sabóia, Joaquim Franco da Rocha, João Batista Daré, Joaquim Antonio Azevedo, José Antonio de Moura, Luiz Antonio de Godoy, Francisco Fantini e Alexandre de Góes. Esses, por sua vez, doavam a outras famílias a importância de cento e cinqüenta mil réis, para cobertura das despesas de cada pessoa.

Já com um número razoável de famílias, houve a formação administrativa e judiciária. Com isso, o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de BOCAYUVA em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva, pela Lei nº 1.337 de 07 de Dezembro de 1912. Passados anos, criou-se um Município, com terras desmembradas de Ubirama, hoje Lençóis Paulista, verificando-se sua instalação em 1º de Fevereiro de 1925.

Significado do Nome

O Nome: Macatuba

Mais tarde, mudam-lhe o topônimo para MACATUBA, nome de origem indígena, que significa abundância de macás (MACÁ - fruta silvestre e TUBA - abundância). Mas aconteceu que nem todos os moradores daquele povoado aceitaram o topônimo. Houve muitos protestos, uma vez que não era todos que simpatizavam com o mesmo.

Pessoas influentes na Política Municipal aproveitaram da situação para mudar-lhe o nome, o qual seria JAUÍ, cuja significação era: lugar onde se pesca muito jaú. Mas felizmente essas pessoas nada conseguiram, uma vez que a maioria apoiava o nome MACATUBA.

Aniversário da cidade: 13 de junho

Ano de fundação: 1900

Gentílico: Macatubense

Administração

prefeito : TARCISIO MATEUS ABEL

Turismo:

A cidade de Macatuba, localizada no interior e próxima ao centro geográfico do estado de São Paulo, conserva as características de uma cidade do interior. O turismo histórico e cultural são bastante desenvolvidos, recebendo visitantes durante todo o ano. A cidade integra, com outros 9 municípios da região, o "Circuito turístico caminhos do centro oeste paulista", coordenado pelo CODER - Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional e orientado pelo SEBRAE-Bauru. Os atrativos turísticos do município, como a "Usininha", um moderno Teatro Municipal, propriedades rurais, parque industrial voltado ao vestuário "jeans" e sacolas ecologicamente corretas, integram um projeto mais audacioso: a cidade investe nas características cívicas de sua população como forte atrativo turístico. Postula o reconhecimento de Capital Nacional do Patriotismo. Na cidade está a sede da organização da sociedade civil Patriotismo, que coordena projetos locais voltados a essa conquista e reconhecimento. As festividades cívicas têm como destaques:

O Artesanato local integra o projeto da "Capital Nacional do Patriotismo" e é coordenado pela AMARTE - Associação Macatubense de Artesanato e Expositores, criada em 2007, com exposições e vendas diárias na "Casa do Artesão", localizada na principal avenida da cidade.

Festas:

Dia do Município (13 de junho); Semana da Pátria (1º a 7 de setembro); Dia da Bandeira (19 de novembro). No Dia da Bandeira é realizado no município o Cerimonial peculiar de incineração de bandeiras inservíveis em praça pública, conduzido por uma das Forças Armadas (conforme Lei 5.700); é significativa participação popular (no 2007, cerca de 1.500 pessoas participaram - fonte: Jornal O ECO). As festas juninas e do Peão Boiadeiro, assim como as festividades religiosas, são atrativos turísticos em ascensão, com forte enfoque regional.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macatuba

http://citybrazil.uol.com.br/sp/macatuba/atracoes-turisticas

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9331/macatuba-sp.html

http://www.jornaldemacatuba.com.br/novo/home/?cat=4

Site da cidade:

www.macatuba.sp.gov.br

 
MAIS SOBRE Macatuba:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Macatuba:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions