Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Tietê

Geografia

O município de Tietê situa-se no médio baixo curso do rio Tietê, numa região fisiográfica chamada Depressão Periférica do estado de São Paulo, com área de 396 km².

 

População: 36.506

 

Clima

Tropical com duas estações distintas - verão chuvoso e inverno seco.

Temperatura Média

25º C

Pluviosidade média - 1.293 mm. aproximadamente;

Zona urbana compreende uma superfície de 50 km² e a zona rural 346 km².

O município está inserido na Região Administrativa e de Governo de Sorocaba;

 

Hidrografia

Rio Tietê

 

Rodovias

SP-113- Rodovia Doutor João José Rodrigues

SP-127- Rodovia Antônio Romano Schincariol

SP-127- Rodovia Cornélio Pires

SP-300- Rodovia Marechal Rondon

 

Como chegar

Localização

Médio baixo curso do Rio Tietê

Limites

Norte - Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras
Sul - Cerquilho e Boituva
Leste - Rafard, Porto Feliz e Mombuca
Oeste - Jumirim e Laranjal Paulista

Distâncias

120 km da Capital.

 

História

A fertilidade do solo dos terrenos marginais do Rio Tietê atraiu, já nos últimos anos do século XVIII, grande número de aventureiros e pessoas afeitas à lavoura, que para cá vieram. Quase na embocadura do Ribeirão do Pito Aceso ou da Serra, estava localizado o ancoradouro das canoas que formando as Monções, demandavam para Mato Grosso e , nas suas proximidades os moradores eventuais construíram suas primeiras habitações, que depois formaram a Rua do Porto Geral, primórdio da cidade, conhecido, como Pirapora. Este era o ponto de pouso obrigatório daqueles viajantes embarcados em Porto Feliz.
Em 1806 já constituíam número considerável de habitantes e, não possuindo assistência espiritual, pediram a criação de uma Paróquia para o Bairro, o que foi autorizado, por alvará em 03 de Agosto de 1811, sendo assim criada a Freguesia da Santíssima Trindade de Pirapora do Curuçá (com uma área de 10 mil braças quadradas), sendo considerados seus fundadores: Alferes José Antonio Paes, Vicente Leme do Amaral, Major Luís Antônio de Assunção e Mathias Teixeira da Silva e foi nomeado o Padre Manuel Paulino Ayres para a Paróquia.
Em 1831 foi criada a primeira Escola pública denominada Escola Régia, para ambos os sexos, e que só teve professor em 1841, na pessoa do Eleuthério José Moreira.
Em 08 de Março de 1842, sob a Lei número 200, a então Freguesia foi elevada a Município, sendo esta considerada a data de fundação da cidade sendo que a sua instalação se deu em 09 de Janeiro de 1845, com posse dos Vereadores eleitos para compor a Câmara Municipal, sendo o Tenente Joaquim de Almeida Leite e Moraes, o primeiro Presidente.
Em 1852 a cidade foi aumentada, com a abertura de novas ruas até o Largo dos Curros, hoje a Praça Dr. Elias Garcia, abertura de novo Cemitério, contando já com mais de 50 engenhos que fabricavam aguardente e açúcar batido. A então Freguesia, em 1867, já com crescimento adiantado, foi renomeada para Tietê, extraído da linguagem indígena té é té, cujo significado alude ao RIO, que se mostra muito fundo e corrente e corta a cidade.
Assim, sucessivamente, a cidade foi se desenvolvendo, com novas escolas primárias, criação de imprensa, iluminação pública a lampiões, telégrafo da Sorocabana, abertura de ramal ferroviário, construção de Teatro, abolição da escravatura e início da imigração italiana.
Logo depois surgiu a República, o que motivou novos anseios de progresso, como edifícios novos, jardim público, forma definitiva das ruas, Grupo escolar, Santa Casa de Misericórdia, Banda de Música, lavoura e comércio prósperos. Depois, inesperadamente, um grande pesadelo sobreveio, a epidemia da febre amarela, em 1890. Tietê estaciona por algum tempo e depois retoma a prosperidade.
A seguir suas administrações trataram de dotar a cidade de água encanada, luz elétrica, telefone, mercado, matadouro, rede de esgoto, etc. e assim sucessivamente, até os dias de hoje.

 

Aniversário da cidade: 08 de Março.

Fundação: 8 de março de 1842

 

Gentílico: tieteense

 

Administração

Prefeito:  MANOEL DAVID KORN DE CARVALHO

 

Turismo

Festa de São Benedito - uma das maiores festas populares religiosas (folclórica) do país, incluída no Calendário Turístico da Secretaria de Esportes e Turismo - Ocorre no último final de semana de setembro

Festa do Divino Espírito Santo - festa popular religiosa, realizada no último sábado do ano, com tradicional encontro das canoas (batelões) da Irmandade do Divino, noRio Tietê

Dia de Marcelo Tupinambá - 30 de maio

Dia de Fred Jorge - 31 de maio

Semana Cornélio Pires e Zico Pires - última semana de agosto

Semana Camargo Guarnieri- última semana de outubro

Festa de Santa Teresinha - mês de outubro

Festas religiosas em bairros, em louvor a diversos santos

 

Atrações turísticas

Tietê, possui vários atrativos históricos como casarões que fazem parte do patrimônio municipal, tem a “Praça Dr. Elias Garcia", por causa dela Tietê é também conhecida como “Cidade Jardim”. E agora o município possui um atrativo maior o “Parque Ecológico Cornélio Pires” que fica no Bairro Sapopemba (zona rural do município) aonde Cornélio nasceu e viveu e na casa aonde que ele nasceu foi instalado o Museu Cornélio Pires.

Enfim Tietê exibe vários pontos para serem visitados mostrando ser um município belíssimo para os turistas que ficam encantados com a beleza do município e da beleza de um povo trabalhador e hospitaleiro.

Praça Dr. Elias Garcia

Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires

 

Eventos

- Festas religiosas em bairros, em louvor a diversos Santos.

Março

08 - Aniversário da Cidade.

Maio

- Dia de Marcelo Tupynambá.

- Dia de Fred Jorge.

Agosto

- Semana Cornélio Pires e Zico Pires - última semana.

Setembro

- Festa de São Benedito - uma das maiores festas populares religiosas (folclórica) do país, incluída no Calendário Turístico da Secretaria de Esportes e Turismo - Ocorre no último final de semana.

Outubro

- Semana Carmargo Guarnieri - última semana.

- Festa de Santa Terezinha.

Dezembro

- Festa do Divino Espírito Santo - festa popular religiosa, realizada no último sábado do ano, com tradicional encontro das canoas (batelões) da Irmandade do Divino, no Rio Tietê;

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=tiete&cidx=1&uf=sp

 

Ônibus

http://www.tiete.sp.gov.br/horario_onibus.aspx

 

 

Site da cidade

http://www.tiete.sp.gov.br/Default.aspx

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9735/tiete-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tietê

 
MAIS SOBRE Tietê:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Tietê:
 
11/03

Boa noite preciso chegar no ministerio publico de tiete como faço email:juliana.jhonata@hotmail.com

Enviado por jULIANA às 21h36
01/11

Moro em Diadema sp, como faço pra chegar até o ministerio do trabalho, na rua presinte kenedy no municipio do tietê, interior.

Enviado por Jomar Jose de Sousa às 13h17
08/06

Eu moro em jundiaí sp como faço pra chegar na cidade do Tietê ?

Enviado por vivian às 05h07
06/01

se tem fabrica de botas botinas

Enviado por tales às 14h12
27/06

Gostaria de saber se em Tiête tem bons rios para pescar , e se tem terrenos para formar uma chacara, a venda.

Enviado por roneylugon@hotmail.com às 16h57
26/12

Linda cidade, mas em materia de saude esta muito atrasada sem contar que a segurança tambem esta no mesmo patamar. Sr prefeito olhe por nos

Enviado por marco cesar tolentino às 19h46
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions