Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Jarinu

Geografia

  • Região com vales e montanhas, rios e lagos que permanecem como nos tempos de sua fundação, há quase 200 anos, mesmo com o grande crescimento da infra-estrutura da cidade.

Localização

  • São Paulo (Capital) - 76 km
  • Campinas - 60 km
  • Santos - 150 km
  • Jundiaí - 23 km
  • Atibaia - 23 km
  • Campo Limpo Paulista - 12 km
  • Várzea Paulista - 15 km
  • Itatiba - 30 km
  • Jacareí - 104 km

Demografia - censo do ano 2000

População total: 17.041

  • Urbana: 10.984
  • Rural: 6.057
  • Homens: 8.826
  • Mulheres: 8.215

Densidade demográfica (hab./km²): 82,09

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 24,32

Expectativa de vida (anos): 67,25

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,67

Taxa de alfabetização: 88,22%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,759

  • IDH-M Renda: 0,732
  • IDH-M Longevidade: 0,704
  • IDH-M Educação: 0,842

(Fonte: IPEADATA)

Clima

Clima tropical de altitude tipo Cwb segundo a classificação internacional de Köppen, para o clima do município (Com invernos frios e secos e verões amenos e chuvosos com média máxima no verão menor ou igual a 22°C). O clima tropical de altitude é semelhante ao subtropical, porém, ele predomina acima do Trópico de Capricórnio e tem verões mais amenos e mais chuvosos, como ocorre no município.

A média anual de Jarinu, gira em torno dos 19°C; no inverno a média é de 10°C, e no verão é de 25°C.

COMO CHEGAR

Iniciando em São Paulo-SP siga em direção ao noroeste pela Marginal Tietê.
Após 10 Km vire à direita seguindo pela SP-348 - Rodovia dos Bandeirantes.
Após 48 Km vire à direita seguindo pela SP-354
Continue por 16 Km na SP-354 até chegar a Jarinu - SP.

Limites

Atibaia,Bragança Paulista,Campo Limpo, Pulista, Itatiba, Jundiaí.

Distâncias

70 km da Capital

administraçao

prefeito : VICENTE CANDIDO TEIXEIRA FILHO

História

Em 1650, já havia muitas fazendas na região conhecidas por Caioçara. Em 1730, o atibaiano Lucas de Siqueira Franco é investido no cargo almotacé, tomando parte ativa na política de São Paulo. Este cidadão exerceu grande influência em Atibaia e em Campo Largo (Jarinu). Em 1786, Lorenço Franco da Rocha, o fundador de Campo Largo (Jarinu), é nomeado Capitão desse bairro.

Em 1807, o Capitão Lourenço Franco da Rocha e sua mulher Rita de Cássia de Morais, por escritura pública de 7 de Janeiro, desmembram sua fazenda e doam a gleba de terras onde foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Carmo de Campo Largo (Jarinu), hoje Matriz da Paróquia sob a invocação da mesma Padroeira.

Em 1811, o Capitão Lourenço Franco da Rocha passa a fazer parte da Câmara Municipal de Atibaia, como vereador por Campo Largo (Jarinu).

Em 1818, Inácio Caetano da Silveira, irmão do fundador de Campo Largo (Jarinu) passa a fazer parte da mesma Câmara Municipal de Atibaia.

Em 12 de Outubro de 1830, a povoação foi elevada à categoria de Capela Curada.

Em 1835 o prefeito de Atibaia comunica à Câmara Municipal ter o Governo Provincial nomeado para subprefeito de Campo Largo (Jarinu), o Capitão Inácio Caetano da Silveira, irmão do fundador.

Em 5 de Fevereiro de 1842, a Capela Curada de Campo Largo (Jarinu) foi elevada à categoria de Freguesia.

Em 1844 a Freguesia de Campo Largo (Jarinu) passa pertencer a Jundiaí.

Em 1846, volta a pertencer à Atibaia.

Em 1873 toma parte ativa na Convenção de Itu o campo-larguense Tristão da Silveira Campos, nascido em Campo Largo (Jarinu), filho do Capitão Inácio Caetano da Silveira e sobrinho do fundador de Campo Largo (Jarinu).

Em 23 de junho de 1873, na reunião republicana promovida para escolha do representante do município no Congresso do Partido Republicano, assinaram a respectiva ata: como presidente José Inácio da Silveira; e mais as seguintes pessoas de Campo Largo (Jarinu): Estanislau José Soares de Moura, Bento Soares de Moura e José Jorge de Moura.

Em 1876, Campo Largo (Jarinu) tinha 1.532 habitantes, inclusive 158 escravos.

De 1883 a 1886, foi presidente da Câmara Municipal de Atibaia, o fazendeiro José Inácio da Silveira, radicado em Campo Largo (Jarinu).

Em 1886, o Município de Atibaia tinha 9.034 habitantes, sendo 6.924 em Atibaia e 2.110 em Campo Largo (Jarinu). Atibaia possuía 113 eleitores e Campo Largo (Jarinu) 16 eleitores.

Em 26 de janeiro de 1890, eleitores de Atibaia num abaixo-assinado, reconhecem como membro do diretório do Partido Republicano local, o chefe político de Campo Largo (Jarinu), Tenente José Inácio da Silveira.

Em Julho de 1895 Rangel Júnior e Cardoso de Almeida apresentaram à Câmara Estadual, sem êxito, projeto de lei destinado à elevar a freguesia de Campo Largo (Jarinu) à categoria de Município.

Em 20 de agosto de 1898, nasce em Campo Largo (Jarinu), o Prof. Francisco da Silveira Bueno, poeta, jornalista, gramático, filólogo e dicionarista, nome sobejamente conhecido no Brasil, e fora dele, como uma das mais altas expressões da cultura luso-brasileira. Filho do professor Alexandrino da Silveira Bueno e da professora Antônia Maria do Nascimento, o ilustre jarinuense é catedrático de Filologia Portuguesa da Universidade de São Paulo.

17 de abril de 1949 é a data da emancipação político-administrativa de jarinú.

Aniversário da Cidade: 17 de Abril

Fundação:1948

Gentilico: jarinuense

Administração:

Prefeita: Maria de Fátima Moura Lorecini (ptb) (2009-2012)

Economia

Jarinu faz parte do Polo Turístico do Circuito das Frutas juntamente com mais oito municípios: Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Na cidade, encontra-se a fábrica de automóveis fora de série Chamonix, que produz réplicas de modelos antigos da marca alemã Porsche.

Produção: morangos, poncãs, laranjas, pêssegos, ameixas e uvas, além de vinho e cachaça artesanais

TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Terra Brasil

Casarão histórico localizado no bairro de Campo Largo, serviu de apoio para expedições rumo ao interior do Brasil. Ganhou instalações fortificadas e tem uma vista privilegiada da região. Hoje em dia está sendo transformado em um grande complexo turístico, com a sede principal transformada em um museu, conta ainda com as replicas dos profetas de Aleijadinho, Labirinto Vivo, campo de areia, lago para pesca e lanchonete.

Centro Cultural Tão Sigulda

Um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do Mundo, expõe suas obras e de outros artistas. Um lugar agradável para quem gosta de arte e cultura, com exposições permanentes e atrações culturais e artísticas diversas.

Sitio Encantado

Um lugar ideal para festas de aniversário, excursões de escolas. Com serviço de buffet completo e uma equipe de monitoria que vai alegrar toda a criançada, brinquedos especiais e atrações exclusivas transforma o sitio em um lugar obrigatório para quem quer se divertir.

Sitio Santo Antonio

Conhecer de perto as plantações de pêssego e ameixas. Tudo isso com um ótimo atendimento, e a simplicidade de pessoas que gostam de uma boa conversa e um clima agradável.

Alambique Zanoni

Localizado no centro da cidade, é uma excelente opção para todos que gostam de apreciar uma boa cachaça. Garrafas especiais com envelhecimento de 12 anos, além do tradicional modelo tipo exportação, tanto da “branquinha” como “amarela” trazem um ótimo sabor para pessoas de bom gosto e que sabem apreciar essa delicia nacional. O local também vende licores, e vinhos, e tudo isso com um ótimo atendimento.

Alambique Ferrara

Localizado na área rural da cidade, é muito mais que uma visita aos sabores da cachaça, lá você irá desfrutar de toda a tranqüilidade do campo, acompanhar todo o processo de fabricação da caninha, se deslumbrar com a vista, ver de perto os exóticos Catetos, além da lojinha que vende artesanato, licores, vinhos, cachaças, vinagres, geléias, compotas, salames e queijos. Um lugar agradável que faz você perder a noção do tempo e se deliciar junto à natureza.

Adega Pauletto

No sítio de uma tradicional família jarinuense, se encontra essa encantadora adega, com seus vinhos artesanais e a simplicidade do atendimento de seus proprietários fazem desse um lugar de visita obrigatório e retorno inevitável. Todos os sabores, brancos, suaves, secos, bordo, e a desconhecida Jeropinga ou Pinga de uva compõem esses cenário que agradam aos melhores paladares.

Adega Álvaro Lorencini

Uma verdadeira adega caseira, com fortes influências italianas. Com um vinho preparado artesanalmente que transformam seu sabor em algo único, encorpado, cheio de aroma e sabor.

Adega Beraldo Di Cali

Na divisa de Jundiaí e Jarinu se encontra esse maravilhoso lugar, que é muito mais que uma simples adega, é uma verdadeira viagem por uma cultura italiana de traços fortes e opiniões formadas. O lugar está muito preparado para receber os turistas, com uma adega de fazer ciúme para muita gente, com gosto refinado de seus vinhos e uma produção artesanal ela oferece o que a de melhor em sabores. E conta também com produtos exclusivos como a Vodka com laranja, e o vinho de uva Niagara.

Cachaça da Chácara

Uma casa montada especialmente para oferecer ao seu visitante, todo o saboroso mundo da cachaça, com muita qualidade e produtos exclusivos, você não pode deixar de conhecer esse “cantinho” da cachaça em Jarinu.

Pesqueiros

Jarinu tem uma grande tradição em pesqueiros, são lugares ideais para quem quer relaxar e fugir do stress das grandes cidades.

São eles:

• Pesqueiro D`anape
• Pesqueiro Jaripark
• Pesqueiro Pauletto
• Pesqueiro Morangão
• Pesqueira Piracema

Artesanato

Como quase todas as cidades do interior do Brasil, Jarinu também tem uma grande fama em seus artesanatos, são inúmeros modelos e formas, que estão sempre expostos na feira de artesanatos que acontece todos os sábados na Praça Matriz, além das lojas que distribuem por seus espaços a beleza dos artesanatos locais.

Igreja Matriz

Umas das mais belas igrejas da nossa região, restaurada a pouco tempo conta com uma beleza incrível. A praça ao redor dela também é algo fantástico, com muitas árvores, bancos e pessoas bonitas. Passagem obrigatória de qualquer turista.

Cristo

Com uma vista privilegiada, o Cristo abençoa nossa cidade, trazendo sempre os bons frutos que nossa cidade está acostumada a receber.

Praça Matriz

Um espaço grande e arborizado, que concentra toda beleza das praças do interior. Muita gente bonita e alegre compõe esse cenário que nos finais de semana fica “tomada” pelos jovens da cidade. Com um comércio variado ao seu redor, com sorveterias, pizzarias e chopperias, que transformam o lugar ideal para momentos agradáveis e de muita diversão.

Igreja Nossa. Sra. Aparecida

Uma igreja simples com uma beleza única, quase uma capela que abre somente em dias especiais o que faz do lugar algo ainda mais belo. Conhecer a história de sua criação e a importância dela pra nossa cidade é indispensável, e o turista não pode deixar esse pedaço de Jarinu ficar desapercebido.

Paço Municipal

Trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Desenvolvimento de Esportes e Turismo:

• Criação do mapa turístico de Jarinu.
• Criação de roteiros.
• Centro de informações turísticas.
• Calendário de eventos.
• Apoio à implantação do PDTR.
• Elaboração do inventário turístico.
• Desenvolvimento de estruturas para o turismo receptivo

EVENTOS

Fevereiro

*Carnaval
*Exposição no Paço Municipal dando explicações sobre a história do Carnaval.

Março

*Elaboração de Cartão Postal feito pelos alunos das Escolas do Município (Municipal, Estadual e Particulares) desenhos sobre a Cidade, as Festas.

Abril

*Feriado de Emancipação Política do Município.
*Desfile do Município
*Mostra de Artes (Nas diversas Linguagens; pintura – desenho – escultura – fotografia e caricaturas...)

Maio

*Atividade Cultural com os colaboradores da Prefeitura

Junho

*Casamento e Quadrilha Caipira na Praça Matriz, Festa Junina revelando do Vale do Paraiba.
*Romaria dos homens Católicos de Jarinu a Bom Jesus dos Perdões
*23ª Festa do Morango
Julho

*Festival de Música de férias com Bandas e duplas musicais na Praça da Matriz
*Mapa Cultural
*Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo

Agosto

*Festa Folclórica com atrações Folclóricas do Nosso Município e Cidade da Região (Intercambio Cultural).
*Apresentação Do Grupo Abaçai (Toninho Macedo)

Setembro

*Comemoração Cívica do Dia 7 de Setembro.
*Plantio de árvores nas escolas, falar sobre Urbanização na Cidade.
*Palestra para os alunos com o diretor de Agricultura
Revelando São Paulo
*Festa do Peão de Boiadeiro
*9ª Exposição de Orquídeas de Jarinu

Outubro

*2º Concurso de poesia Dia das Crianças

Novembro

*2º Concurso de Trânsito junto o departamento de Trânsito palestra com Policiais nas unidades escolares

Dezembro

*Concurso da Rainha e Princesas para a Festa da Ameixa
*Festa da Ameixa
*Concurso da casa e comércio Iluminado
*Natal
*Reveillon

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=jarinu

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jarinu

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9283/jarinu-sp.html

 
MAIS SOBRE Jarinu:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Jarinu:
 
30/12

88323052 91051560 99434145

Enviado por andeson às 19h26
05/07

na cidade de jarinu e muito legal e uma cidade pequena mais tem muita pessoas como no maximo 23 habitantes adoro.my friend e jarinu,,,,,,,,,,,,,,,,,amo................

Enviado por suelen às 19h55
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions