Geografia
Localiza-se a uma latitude 23º38'56" sul e a uma longitude 47º34'24" oeste, estando a uma altitude de 630 metros. Sua população estimada em 2004 era de 40.063 habitantes.
O município fica na região sudeste do estado.
No município está situado um dos principais pontos de mergulho técnico do Brasil, a pedreira. Pedreira
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 35.072
Urbana: 27.384
Rural: 7.688
Homens: 17.593
Mulheres: 17.479
Densidade demográfica (hab./km²): 125,12
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,69
Expectativa de vida (anos): 71,86
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,81
Taxa de alfabetização: 89,09%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771
IDH-M Renda: 0,685
IDH-M Longevidade: 0,781
IDH-M Educação: 0,847
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Rio Pirapora
Rio Sarapuí
Rodovias
SP-264
HISTÓRIA DA CIDADE
Foi fundada por Lavradores e Operários, comandados por Antonio Maximiliano Fidélis, mais conhecido pela alcunha de Antonio Fogueteiro e por Felício Lencione, que no dia 24 de Junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia adiante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o lugar onde seria a sede do município. No ano seguinte, foi construída a primeira capela local (onde esta a nossa Matriz), por João de Góes, que ainda ofertou uma imagem de São João Batista à pequena igreja que, desde então ficou como padroeiro de Salto de Pirapora.
No dia 06 de Outubro de 1906, o Padre Luiz Sicluna celebrou a Primeira Missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre, reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a Matriz, que ainda funciona até os dias de hoje.
Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros , puxados por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com eles iniciaram-se os transportes de madeira, produtos da agricultura local, como o arroz, algodão feijão e batata, para outras regiões.
Em 1911, Salto de Pirapora, foi elevada a vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela Lei nº 1250, de 18 de Agosto de 1911, que criava o Distrito de Paz pertencente a Sorocaba.
A tão batalhada Emancipação, chegou somente em 1953, através de um plebiscito, na qual votaram os 657 eleitores que ali residiam na época. Desses eleitores, 475 votaram a favor do desligamento político da vila, 174 votaram Contra, 4 votaram em Branco e teve 4 votos Nulos.
Finalmente, em 1953, no dia 30 de Dezembro, Salto de Pirapora se eleva à categoria de Município pela Lei 2456. E a partir dessa data, Salto de Pirapora não parou de crescer pois ali se instalaram varias industrias buscando a grande riqueza que a extração de Minérios fornecia.
Aniversário da Cidade: 24 de Junho
Fundação: 1906
Gentilico: saltopirapoense
Administração
Prefeito: SANTELMO XAVIER SOBRINHO
Economia
O fator predominante na vida econômica de Salto de Pirapora é a extração e industrialização do minério Calcário.
Se voltássemos um pouco a nossa história veríamos que o próprio povoado, que ao final do século XIX e inicio do século XX deu origem à cidade, trabalhavam nos fornos de Cal e na extração do minério, evidentemente de forma bastante rudimentar.
Ainda é comum vermos, até no centro da cidade, ruínas de alguns fornos, porem a atividade era bastante movimentada no bairro do Piraporinha e no bairro Corvinho, onde hoje se observa imensas jazidas inclusive abandonadas, bem como fornos também, o que comprova a origem desta importante atividade econômica.
Vale lembrar ainda que entre os primeiros moradores e até fundadores desta cidade existiam também aqueles cuja atividade econômica se dava no Campo (agricultura, pecuária).
Apesar de existirem muitas jazidas abandonadas, ainda hoje e certamente por muito tempo, o minério é à base da nossa economia, quer através do cimento produzido pelo Grupo Votorantin, quer pela pedra beneficiadas pelas grandes empresas como a Cominge, Britamax, Guapiara, Mineração e Hidrocal que fornece material para construção civil e infra-estrutura urbana para centenas de municípios deste País.
Praticamente quase 70% da renda do município esta baseada nesta importante atividade.
Outras empresas com uma certa diversidade de atividades exercem também uma forte influência em nossa economia, como por exemplo, a Industria Química, com destaque para a Hokko do Brasil que sozinha contribui para mais de 15% do ICMS local. Ainda há de se destacar as indústrias de Embalagem de Moveis, Lavanderia, Rações diversas, Cerâmica e Frigorífico.
É bastante considerável no município também os setores de Serviços e Comércio. Temos importantes empresas que inclusive empregam uma parcela importante de nossa não de obra.
No setor de Agropecuária destaca-se a criação de gado de corte e leiteiro, setor de reflorestamento com a Eucatex e a Suzano, suínos e aves de granja.
Vale também destacar na agricultura o cultivo do milho e o feijão, porém se observa em crescimento muito considerável na cultura de hortifruti como beterraba, cenoura, alface, laranja, maracujá e com maior destaque a uva ‘comum’ ou ‘fina’ para mesa.
FONTES:
http://www.saltodepirapora.sp.gov.br/index.htm
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9588/salto-de-pirapora-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_de_Pirapora