Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Salto de Pirapora

Geografia

Localiza-se a uma latitude 23º38'56" sul e a uma longitude 47º34'24" oeste, estando a uma altitude de 630 metros. Sua população estimada em 2004 era de 40.063 habitantes.

O município fica na região sudeste do estado.

No município está situado um dos principais pontos de mergulho técnico do Brasil, a pedreira. Pedreira

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 35.072

Urbana: 27.384

Rural: 7.688

Homens: 17.593

Mulheres: 17.479

Densidade demográfica (hab./km²): 125,12

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,69

Expectativa de vida (anos): 71,86

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,81

Taxa de alfabetização: 89,09%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771

IDH-M Renda: 0,685

IDH-M Longevidade: 0,781

IDH-M Educação: 0,847

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Pirapora

Rio Sarapuí

Rodovias

SP-264

 

HISTÓRIA DA CIDADE

Foi fundada por Lavradores e Operários, comandados por Antonio Maximiliano Fidélis, mais conhecido pela alcunha de Antonio Fogueteiro e por Felício Lencione, que no dia 24 de Junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia adiante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o lugar onde seria a sede do município. No ano seguinte, foi construída a primeira capela local (onde esta a nossa Matriz), por João de Góes, que ainda ofertou uma imagem de São João Batista à pequena igreja que, desde então ficou como padroeiro de Salto de Pirapora.
No dia 06 de Outubro de 1906, o Padre Luiz Sicluna celebrou a Primeira Missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre, reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a Matriz, que ainda funciona até os dias de hoje.
Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros , puxados por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com eles iniciaram-se os transportes de madeira, produtos da agricultura local, como o arroz, algodão feijão e batata, para outras regiões.
Em 1911, Salto de Pirapora, foi elevada a vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela Lei nº 1250, de 18 de Agosto de  1911, que criava o Distrito de  Paz pertencente a Sorocaba.
A tão batalhada Emancipação, chegou somente em 1953, através de um plebiscito, na qual votaram os 657 eleitores que ali residiam na época.  Desses eleitores, 475 votaram a favor do desligamento político da vila, 174 votaram Contra, 4 votaram em Branco e teve 4 votos Nulos.
Finalmente, em 1953, no dia 30 de Dezembro, Salto de Pirapora se eleva à categoria de Município pela Lei 2456. E a partir dessa data, Salto de Pirapora não parou de crescer pois ali se instalaram varias industrias buscando a grande riqueza que a extração de Minérios fornecia.

Aniversário da Cidade: 24 de Junho

Fundação: 1906

Gentilico:  saltopirapoense

Administração

Prefeito:   SANTELMO XAVIER SOBRINHO

Economia

O fator predominante na vida econômica de Salto de Pirapora é a extração e industrialização do minério Calcário.

Se voltássemos um pouco a nossa história veríamos que o próprio povoado, que ao final do século XIX e inicio do século XX deu origem à cidade, trabalhavam nos fornos de Cal e na extração do minério, evidentemente de forma bastante rudimentar.

Ainda é comum vermos, até no centro da cidade, ruínas de alguns fornos, porem a atividade era bastante movimentada no bairro do Piraporinha e no bairro Corvinho, onde hoje se observa imensas jazidas inclusive abandonadas, bem como fornos também, o que comprova a origem desta importante atividade econômica.

Vale lembrar ainda que entre os primeiros moradores e até fundadores desta cidade existiam também aqueles cuja atividade econômica se dava no Campo (agricultura, pecuária).

Apesar de existirem muitas jazidas abandonadas, ainda hoje e certamente por muito tempo, o minério é à base da nossa economia, quer através do cimento produzido pelo Grupo Votorantin, quer pela pedra beneficiadas pelas grandes empresas como a Cominge, Britamax, Guapiara, Mineração e Hidrocal que fornece material para construção civil e infra-estrutura urbana para centenas de municípios deste País.

Praticamente quase 70% da renda do município esta baseada nesta importante atividade.

Outras empresas com uma certa diversidade de atividades exercem também uma forte influência em nossa economia, como por exemplo, a Industria Química, com destaque para a Hokko do Brasil que sozinha contribui para mais de 15% do ICMS local. Ainda há de se destacar as indústrias de Embalagem de Moveis, Lavanderia, Rações diversas, Cerâmica e Frigorífico.

É bastante considerável no município também os setores de Serviços e Comércio. Temos importantes empresas que inclusive empregam uma parcela importante de nossa não de obra.

No setor de Agropecuária destaca-se a criação de gado de corte e leiteiro, setor de reflorestamento com a Eucatex e a Suzano, suínos e aves de granja.

Vale também destacar na agricultura o cultivo do milho e o feijão, porém se observa em crescimento muito considerável na cultura de hortifruti como beterraba, cenoura, alface, laranja, maracujá e com maior destaque a uva ‘comum’ ou ‘fina’ para mesa.

FONTES:

http://www.saltodepirapora.sp.gov.br/index.htm

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9588/salto-de-pirapora-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_de_Pirapora

 
MAIS SOBRE Salto de Pirapora:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Salto de Pirapora:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions