Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Estrela do Norte

Estrela do Norte é um município brasileiro do estado de São Paulo.

 

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 22º29'17" sul e a uma longitude 51º39'37" oeste, estando a uma altitude de 409 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.547 habitantes.

 

Possui uma área de 263,3 km².

 

Demografia

dados do Censo - 2000

População Total: 2.625

 

* Urbana: 1.786

* Rural: 839

* Homens: 1.361

* Mulheres: 1.264

 

Densidade demográfica (hab./km²): 9,97

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,15

Expectativa de vida (anos): 73,96

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,42

Taxa de Alfabetização: 84,31%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,767

 

* IDH-M Renda: 0,657

* IDH-M Longevidade: 0,816

* IDH-M Educação: 0,827

 

Como chegar

Partindo de São Paulo: BR-277

 

Localização

Presidente Prudente.

 

Acesso Rodoviário

BR-277

 

Distâncias

527 km da Capital.

Administraçao

Prefeito :    HELIO LIMA DOS SANTOS

História

No início de sua história Estrela do Norte era conhecida como Patrimônio Dragão, mas com a chegada do Coronel Albino da Cruz Sobrinho, passou a denominar Patrimônio Coronel Albino, e posteriormente, Patrimônio Estrela do Norte, em razão deste Coronel ter possuído em Minas Gerais uma fazenda com este nome.

O primeiro morador e fundador do patrimônio foi o agricultor e comerciante José de Paula Carvalho (Zé Chiquita). Os primeiros loteamentos do núcleo que nascia foram efetuados pelo Coronel Albino, com a colaboração da Colônia Japonesa.

A criação do distrito de Estrela do Norte aconteceu no ano de 1953, através da Lei 2.456, de 30 de dezembro de 1953.

Quando a população de Estrela do Norte percebeu a possibilidade do seu desmembramento de Pirapozinho, organizou-se uma comissão que cuidaria e tomaria as providências necessárias junto aos poderes constituídos.

 

A emancipação do município ocorreu devido ao empenho e esforço de toda a população, destacando a atuação de José Carlos Ferraz da Silva Santos, Paulo Marinho do Nascimento, José de Paula Carvalho, José Joaquim de Araújo, João Martins, Disaku Tanaka e família Sumissono.

A Comissão Pró-Criação do Município era composta por José Carlos Ferraz da Silva Santos (presidente) e tinha como membros Antônio Targino de Melo, João Vicente Ferreira, Professor Otacílio de Zanelati Rui, Paulo Marinho do Nascimento, Daniel Pereira da Silva, Joaquim Luiz de França, Orlando Gomes Barbosa, Nelson Gentil, Arnaldo Henrique, Manoel Tenório Cavalcante, Raimundo Duarte Pinheiro, José Moisés de Almeida, Henrique Azevedo da Silva, Aurelino Martins Cardoso, Dário de Oliveira, Otávio Felício Resende e Benedito Casemiro de Oliveira.

Após o grande desempenho de seus membros, a Comissão Pró-Criação do Município alcançou seu objetivo.

Em 28 de fevereiro de 1964 foi criado o Município de Estrela do Norte e sua instalação deu-se em 21 de março de 1965.

A primeira eleição municipal para prefeito e vereadores ocorreu no dia 7 de março de 1965, quando José Carlos Ferraz da Silva Santos elegeu-se prefeito com 345 votos, pelo partido Republicano.

 

Aniversário: 23 de março

Fundação: 30 de dezembro de 1953

 

Administração

* Prefeito: Dehon Aparecido Toso (2009/2012)

* Vice-prefeito:

* Presidente da câmara: Lázara Viana dos Santos (2009/2010)

 

Site da cidade

http://www.estreladonorte.sp.gov.br/index_arquivos/gabinete.htm

 

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_do_Norte_%28S%C3%A3o_Paulo%29

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9128/estrela-do-norte-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/estrelanorte/index.php

 
MAIS SOBRE Estrela do Norte:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Estrela do Norte:
 
18/09

Eu gosto muito da Estrela do norte,moro aqui ha 46 anos.Casei-me aqui tenho duas filhas e uma neta,é o lugar exato para si viver em segurança."Só que precisamos ficar à atentos,[as pessoas que administram estrela].È bom este município,então estrelense vamos preservar .ele,escolhendo melhor nossos(Administradores)

Enviado por jose bento da silva[zezito] às 07h21
28/04

Boa Tarde.Gosto muito desta cidade,afinal minhas tias nita,dalva,rita.ainda moram nela.sinto muita falta do meu avo e avo.Sempre estou presente nesta cidade.hoje tenho,57 anos.meu pai mora em Pirapozinho.abracos a todos.estoira e muita longa.

Enviado por jose roberto da silva às 11h58
08/06

Morei em Estrela do Norte no período de 1.949 a 1.954 foi lá minha primeira escola em 1.953, meus pais plantou algodão na fazenda do João Alvim, a gente fazia nossas compras no armazém do Zé Chiquita e também no Zé baiano, este último tinha a boca cheia de ouro é o que eu relembro no momento, mora hoje em Osasco-sp. Abraços à todos aqueles que moram ou moraram em Estrela do Norte-SP.

Enviado por Brasilino Bueno Pereira às 19h12
19/02

Está cidade é uma cidade acolhedora, excelente para morar; sua qualidade de vida é excepcional. Sabemos que seus administradores buscam constantemente condições para que sua população tenham melhores condições de vida, podendo usufluir da tecnologia que o mercado disponibilaza sendo por intermédio de fontes da prefeitura ou estando em seus lares. A educação é algo que tem sido prioridade nas administrações sucessivas, para que desta forma todos possam ter acesso a faculdade; sendo que a prefeitura cede a condução para levar os alunos para cidades maiores em busca de tornar o que era sonho em realidade; curso superior e tecnologico. Aos que se amam e amam esta cidade não mede esforços para agarrar está oportunidade que lhes é dada. Parabéns cidade amada por muitos no proximo mês comemora mais um ano de vida.....quantas lutas passaram para chegar nas condições que hoje se encontra. Olhando para trás muitas marcas ficaram, mas as marca de um vencedor são as lutas, é por isso que gana de continuar lutando prevalece e sempre vencer. JESUS seja sempre o centro das vitórias que estão por vir. Parabéns..........

Enviado por Oldemar Messias Alves às 10h23
11/01

Morei em estrea do norte de 1950 a 1973 tenho muitas e muitas lembranças ...joguei muito futebol na cidade e regiões vizinhas.me recordo ate do primeiro ônibus escolar adquirido pelo prefeito José Carlos..colhi muito algodão nas roças..mudei para sp em busca de trabalho e poder formar uma família. Mas eu amo de tooooodo coração estrela do norte.fui

Enviado por José Maria chiqueti às 11h09
03/05

EU CHEGUEI EM ESTRELA DO NORTE EM 1967 ,EU TINHA 7 ANOS DE IDADE NA EPOCA .ESTUDEI AI , E MOREI ATÉ 1980 DEPOIS FUI TRABALHAR DE COBRADOR DE ONIBUS NA ANDORINHA EMPRESA DE ONIBUS E AGORA MORO AQUI EM MARIALVA PR , MAS MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS MORA AI EM ESTRELA.ABRAÇOS P/ TODOS.

Enviado por JOSE LUIZ BUENO às 13h11
15/09

Nasci em Estrela do Norte SP, no dia 05 de Agosto de 1957, morei em minha terra natal até os 32 anos, onde nascerão meus treis filhos, tive que mudar para buscar trabalho e formar minha familia, hoje com os filhos formados estou voltando para Estrela do Norte para trabalhar em prol da nossa comunidade e nossa cidade, trazendo a eles muito aprendizado, experiência e vontade de trabalhar em pról da formação dos nossos jovens, adolescentes, crianças e as pessoas que ali estão com suas familias constituidas. Abraço a todos Manoel Francisco de Oliveira Popular Mané Moça

Enviado por Manoel Francisco de Oliveira às 20h17
30/05

Estrela do norte. hoje com uma grande diferença. de antes. eu amo esta cidade. quem conhecer estrela se apaixona e quer morar aqui. nesta cidade brilhante. eu amo estrela do norte. minha cidade querida...

Enviado por Manoel pereira sobrinho às 21h33
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions