Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Osvaldo Cruz

Geografia

 

O município está localizado no topo do espigão divisor dos Rios Aguapeí e Peixe (também conhecido como Rio Feio), que passam a pouca distância dos limites do município, respectivamente, no lado sul e norte da cidade.

É banhado pelos córregos Valesburgo, Cateto, Drava e Negrinha. Nesse último se situa a estação coletora de água da SABESP que abastace a cidade.

A topografia é levemente ondulada, com declinidade de 0,6% a 0,8%. A altitude média é de 464 metros acima do nível do mar, no centro geográfico da cidade, localizado ao lado da antiga estação ferroviária.

As terras em sua maioria se constituem do chamado tipo podzolizado, com pequena incidência do lotozol vermelho-escuro, fase arenosa.

A área total do município é de 241 km², sendo que a área urbana ocupa 6,10 km².

O clima é seco para variável, com temperatura média no verão de 23,9°C, e no inverno de 20,7°C. A precipitação pluviométrica anual média é de 1.672mm.

O vento na cidade tem direção predoninantemente nordeste, variando entre 10 a 15 km/h, na média.

 

Demografia

Censo de 2000

População total: 29.648

Urbana: 26.141

Rural: 3.507

Homens: 14.610

Mulheres: 15.038

Densidade demográfica (hab./km²): 119,55

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,96

Expectativa de vida (anos): 71,71

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,77

Taxa de alfabetização: 90,18%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,798

IDH-M Renda: 0,736

IDH-M Longevidade: 0,779

IDH-M Educação: 0,880

(Fonte: IPEADATA)

 

Distâncias

476 km da Capital

 

História

A formação da cidade está ligada à colonização da Alta Paulista, em 1940, com o loteamento da região em pequenas propriedades. 
Dentre as propriedades formadas, a Vila Califórnia mostrou possuir as terras mais férteis, atraindo para si um número significativo de pessoas de diversos pontos do Estado de São Paulo. 

Em 30 de novembro de 1944, foram criados o distrito e o município com a denominação de Osvaldo Cruz e território desmembrado de Tupã e Guararapes.

Aniversário da Cidade 30 de Novembro

Fundação 6 de junho de 1941

Gentílico Osvaldo-cruzense

 

Administração

Prefeito:   HOMERO MORALES MASSARENTE

Economia

A cidade se destaca na produção de artigos para balé e dança. As duas indústrias do ramo instaladas na cidade respondem por mais da metade da produção brasileira. Seus artigos são exportados para a Europa, Japão e Estados Unidos. As duas indústrias geram cerca de 3500 empregos diretos e indiretos.

A boa localização da cidade, próxima ao entroncamento de duas importantes rodovias, fez o município se destacar pelo fato de existirem em operação aproximadamente 500 veículos de transporte de carga, em especial grãos, os chamados “ caminhões bi-trem graneleiros”. Essa ocupação gera cerca de 1500 empregos na cidade.

O setor moveleiro também se destaca, estando presente no município uma grande empresa do ramo que gera cerca de 600 empregos.

No setor primário se destaca o emergente setor sucro-alcooleiro. A tradicional cultura do café tem sido substituída no munícipo pelos canaviais, que geram na cidade negócios de arrendamento e contratos de venda e compra da safra de cana-de-açúcar com uma usina situada em uma cidade vizinha. Há também movimentação econômica com a atividade pecuária de corte e leiteira.

A cidade possui sete agências bancárias e destaca-se o setor de serviços, responsável por cerca de um terço do PIB do município.

 

Educação

A cidade destaca-se pela elevada taxa de alfabetização, superior a 90 %.

Possui cinco escolas municipais de ensino fundamental, quatro escolas estaduais de ensino médio, além de nove creches que oferecem educação pré-escolar.

A cidade também destaca-se no ensino técnico desde 1962, quando foi fundando o Ginásio Industrial, primeira escola técnica da região. Atualmente funciona no mesmo prédio a Escola Técnica Amim Jundi que oferece 14 cursos técnicos nas áreas de Gestão, Saúde, Informática, Comércio e Turismo para cerca de 900 alunos da cidade e região.

No ensino superior a cidade ficou para trás com relação a suas vizinhas Adamantina e Tupã que a vários anos já possuem instituições de nível superior. A Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz teve seu primeiro vestibular somente em 1998 e atualmente conta com os cursos de Letras, Administração e Pedagogia, além de pós-graduação lato sensu nas mesmas áreas.

Em 2007, em parceira com a UNIDERP, de Campo Grande, a Prefeitura Municipal inaugurou a Faculdade Interativa Municipal Professora Wanda Bastos, que oferece cursos interativos de Administração Hospitalar, Gestão em Micro e Pequenas Empresas, Serviço Social e Contabilidade.

 

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=osvaldo+cruz

 

Site da cidade

http://www.osvaldocruz.sp.gov.br/

 

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz_(São_Paulo)

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9434/osvaldo-cruz-sp.html

 
MAIS SOBRE Osvaldo Cruz:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Osvaldo Cruz:
 
06/11

Nesta pequena matéria sobre Osvaldo Cruz existem dois erros:- 1- Osvaldo Cruz nunca pertenceu à Tupã ou à Guararapes; portanto, não poderia ser desmembrada das referidas cidades. O território pertencente à Osvaldo Cruz foi desmembrado do Município de Martinópolis em 1944. 2-Homero Massarenti nunca foi prefeito de Osvaldo Cruz.

Enviado por Tadeu Lassen às 08h08
10/02

sem comentários

Enviado por lazaro martins correia às 15h08
09/11

EU SOU OSVALDO CRUZENSE SAI DESTA CIDADE 1988 MAS 2010 ESTIVE AI FOI MARAVILHOSO A CIDADE CRECEU MUITO.  ADOREI VER MINHA CIDADE CRESCENDO. MUITO OBRIGADA POR ME RECEBER MUITO BEM. AMEI!

Enviado por LOURDES às 00h01
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions