Geografia
O município está localizado no topo do espigão divisor dos Rios Aguapeí e Peixe (também conhecido como Rio Feio), que passam a pouca distância dos limites do município, respectivamente, no lado sul e norte da cidade.
É banhado pelos córregos Valesburgo, Cateto, Drava e Negrinha. Nesse último se situa a estação coletora de água da SABESP que abastace a cidade.
A topografia é levemente ondulada, com declinidade de 0,6% a 0,8%. A altitude média é de 464 metros acima do nível do mar, no centro geográfico da cidade, localizado ao lado da antiga estação ferroviária.
As terras em sua maioria se constituem do chamado tipo podzolizado, com pequena incidência do lotozol vermelho-escuro, fase arenosa.
A área total do município é de 241 km², sendo que a área urbana ocupa 6,10 km².
O clima é seco para variável, com temperatura média no verão de 23,9°C, e no inverno de 20,7°C. A precipitação pluviométrica anual média é de 1.672mm.
O vento na cidade tem direção predoninantemente nordeste, variando entre 10 a 15 km/h, na média.
Demografia
Censo de 2000
População total: 29.648
Urbana: 26.141
Rural: 3.507
Homens: 14.610
Mulheres: 15.038
Densidade demográfica (hab./km²): 119,55
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,96
Expectativa de vida (anos): 71,71
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,77
Taxa de alfabetização: 90,18%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,798
IDH-M Renda: 0,736
IDH-M Longevidade: 0,779
IDH-M Educação: 0,880
(Fonte: IPEADATA)
Distâncias
476 km da Capital
História
A formação da cidade está ligada à colonização da Alta Paulista, em 1940, com o loteamento da região em pequenas propriedades.
Dentre as propriedades formadas, a Vila Califórnia mostrou possuir as terras mais férteis, atraindo para si um número significativo de pessoas de diversos pontos do Estado de São Paulo.
Em 30 de novembro de 1944, foram criados o distrito e o município com a denominação de Osvaldo Cruz e território desmembrado de Tupã e Guararapes.
Aniversário da Cidade 30 de Novembro
Fundação 6 de junho de 1941
Gentílico Osvaldo-cruzense
Administração
Prefeito: HOMERO MORALES MASSARENTE
Economia
A cidade se destaca na produção de artigos para balé e dança. As duas indústrias do ramo instaladas na cidade respondem por mais da metade da produção brasileira. Seus artigos são exportados para a Europa, Japão e Estados Unidos. As duas indústrias geram cerca de 3500 empregos diretos e indiretos.
A boa localização da cidade, próxima ao entroncamento de duas importantes rodovias, fez o município se destacar pelo fato de existirem em operação aproximadamente 500 veículos de transporte de carga, em especial grãos, os chamados “ caminhões bi-trem graneleiros”. Essa ocupação gera cerca de 1500 empregos na cidade.
O setor moveleiro também se destaca, estando presente no município uma grande empresa do ramo que gera cerca de 600 empregos.
No setor primário se destaca o emergente setor sucro-alcooleiro. A tradicional cultura do café tem sido substituída no munícipo pelos canaviais, que geram na cidade negócios de arrendamento e contratos de venda e compra da safra de cana-de-açúcar com uma usina situada em uma cidade vizinha. Há também movimentação econômica com a atividade pecuária de corte e leiteira.
A cidade possui sete agências bancárias e destaca-se o setor de serviços, responsável por cerca de um terço do PIB do município.
Educação
A cidade destaca-se pela elevada taxa de alfabetização, superior a 90 %.
Possui cinco escolas municipais de ensino fundamental, quatro escolas estaduais de ensino médio, além de nove creches que oferecem educação pré-escolar.
A cidade também destaca-se no ensino técnico desde 1962, quando foi fundando o Ginásio Industrial, primeira escola técnica da região. Atualmente funciona no mesmo prédio a Escola Técnica Amim Jundi que oferece 14 cursos técnicos nas áreas de Gestão, Saúde, Informática, Comércio e Turismo para cerca de 900 alunos da cidade e região.
No ensino superior a cidade ficou para trás com relação a suas vizinhas Adamantina e Tupã que a vários anos já possuem instituições de nível superior. A Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz teve seu primeiro vestibular somente em 1998 e atualmente conta com os cursos de Letras, Administração e Pedagogia, além de pós-graduação lato sensu nas mesmas áreas.
Em 2007, em parceira com a UNIDERP, de Campo Grande, a Prefeitura Municipal inaugurou a Faculdade Interativa Municipal Professora Wanda Bastos, que oferece cursos interativos de Administração Hospitalar, Gestão em Micro e Pequenas Empresas, Serviço Social e Contabilidade.
Hotel
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=osvaldo+cruz
Site da cidade
http://www.osvaldocruz.sp.gov.br/
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz_(São_Paulo)
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9434/osvaldo-cruz-sp.html