Piquerobi é um município brasileiro do estado de São Paulo
Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º52'03" sul e a uma longitude 51º43'43" oeste, estando a uma altitude de 440 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.586 habitantes. Possui uma área de 483,72 km².
Dados do Censo - 2000
População total: 3.478
* Urbana: 2.454
* Rural: 1.024
* Homens: 1.765
* Mulheres: 1.713
Densidade demográfica (hab./km²): 7,21
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,56
Expectativa de vida (anos): 69,36
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,03
Taxa de alfabetização: 84,49%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,744
* IDH-M Renda: 0,664
* IDH-M Longevidade: 0,739
* IDH-M Educação: 0,829
História
A origem do nome do município é indígena, "peixinho azul", entretanto a denominação dada ao município é decorrente de homenagem que se quis prestar a um dos Engenheiros que demarcavam terras na região, Artur Piquerobi de Aguiar Whitaker que foi secretário da justiça do Estado de São Paulo em 1946.
Os colonizadores portugueses João Ramalho e Antonio Rodrigues quando aportaram em São Vicente, casaram-se respectivamente com Bartira, filha de Tibiriçá e Antônio Rodrigues com com uma das filhas do cacique Piquerobi, sendo este portanto um dos patriarcas paulistas.
Segundo se tem noticias, os fundadores ou primeiros moradores foram: Miguel Carmona, Domingos Tacone, Ambrósio Garcia e seu irmão Julián García e Mário Fairbanks, a área contudo foi loteada por Artur Ramos e Silva Júnior, coronel Manuel Pinheiro e Sooma Issamo.
Piquerobi há mais de 40 anos realiza uma bela festa religiosa no dia de Corpus Christi.
Significado do Nome
A origem do nome do Município é indígena, Peixinho Azul, entretanto a denominação dada ao Município é decorrente de homenagem que se quis prestar à um dos Engenheiros que demarcavam terras na região, o Sr. Piquerobi Witacker de Aguiar.
Aniversário: 20 de março
Fundação: 1917
Gentílico: piquerobaiano
Turismo
* Procissão Anual de Corpus Christi incluida no Calendário anual da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
* Praça da Matriz
* Rio do Peixe
* Lagoa dos Patos e a Lagoa do Jacaré, às margens do Rio do Peixe
Esporte
Piquerobi tem um ginásio de esportes, o Ginásio de Esportes Municipal "Guido Raysaro". Tem um time de futebol, o Gremio Esportivo Piquerobiense e o Estádio Municipal "Artur Ramos".
Educação
O município conta com dois estabelecimentos de ensino: EEPSG Prof. Maria Aparecida Queiroz Casari com prédios situados nas Ruas Barão do Rio Branco, 151 e Armando Salles, 466.
Administraçao
prefeito : VALDIR APARECIDO LOPES
Fonte
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9490/piquerobi-sp.html
http://citybrazil.uol.com.br/sp/piquerobi/index.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piquerobi
http://www.piquerobi.sp.gov.br/historia.html