Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Ribeirão dos Índios

Ribeirão dos Índios é um município brasileiro do estado de São Paulo.

 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 21º58'33" sul e a uma longitude 51º39'05" oeste, estando a uma altitude de 386 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.297 habitantes.

 

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 2.222

 

* Urbana: 1.760

* Rural: 462

* Homens: 1.144

* Mulheres: 1.078

 

Densidade demográfica (hab./km²): 11,28

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,48

Expectativa de vida (anos): 71,98

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,06

Taxa de alfabetização: 84,27%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,754

 

* IDH-M Renda: 0,633

* IDH-M Longevidade: 0,783

* IDH-M Educação: 0,845

 

Hidrografia

* Rio do Peixe

* Ribeirão Claro

* Ribeirão Taquaruçu

 

Rodovias de acesso

* SP-270

 

 

História

No ano de 1922, existia latifúndios que conservavam praticamente intactas a extensa mata tropical, onde apenas existiam estreitos picadões de uma propriedade a outra e serviam de meios de ligação.

Dentre estes latifúndios, existia um no Vale do Rio do Peixe, de propriedade do Cel. João Gomes Martins, de nacionalidade portuguesa, nasceu na Ilha da Madeira, aos 18 de dezembro de 1887 e faleceu aos 10 de setembro de 1937 na Capital Paulista. Em fins de 1922, aquele Coronel, inicia o retalhamento de pequenas glebas de terras de sua propriedade situadas ao longo do Ribeirão dos Índios, afluente do Rio do Peixe.

O primeiro homem civilizado a fixar-se nas terras, compreendidas entre os Córregos do Arco, Arapuá e Ribeirão dos Índios, foi Antônio Feitor, estabeleceu-se em terras que mais tarde, nos anos 70 pertenceu a Palmério do Nascimento, que vencendo inúmeros obstáculos, penetrou pelas margens do Ribeirão Claro, seguindo pela reta denominada Mont'Alvão (Pioneiro daqueles lados) através de exígua picada aberta na mata virgem, até atingir o local onde ergueu seu primitivo rancho. Tal fato ocorreu nos últimos meses do ano de 1922.

Abatendo alguns alqueires da espessa mata, semeou as primeiras culturas e tratou de lançar ao solo o Capim Jaraguá, formando a primeira invernada, a denominação "Jaraguá" homenageia à primeira vegetação ali plantada pelas mãos do homem civilizado e permanece até os dias de hoje.

Após cerca de dois anos da permanência de Antônio Feitor naquele local, inicia-se a chegada dos primeiros colonos as adquirirem pequenas glebas ao preço de Rs 150$00 e 200$00 reis o alqueire paulista, da Colonizadora João Gomes Martins, esses colonos vindos da Zona Velha do Estado, onde predominam os de origem italiana ou descendentes, principalmente vindos de Pitangueiras, Itajobi, Viradouro e da Zona Mogiana. Chegaram portanto as famílias de João e José Basso, Domingos Grilo, Carlos Crepaldi, Ermínio e Francisco Cancian, Benjamim Cacheffo, Domingos Scalon, Vicente Zanutto, Manoel Real, Irmãos Bortolan, Joaquim da Costa e Jácio Cotrin, integraram a primeira grande leva de colonizadores de Ribeirão dos Índios, com o passar dos meses integraram-se mais outras famílias, das famílias Marin, Volpe, Icheco e Silvestre.

Em virtude da necessidade de terem uma melhor comunicação com o Município Sede, Santo Anastácio, pois até então só existia uma estreita picada através da mata, aqueles colonizadores, em 1924, sentem a necessidade da construção de uma estrada, o que conseguem através da cotização entre os próprios colonizadores daquela região.

Naquela área, nas cabeceiras do Ribeirão dos Índios, surge no ano de 1925, um pequeno povoado de mesmo nome, devido ao principal rio que o banha, o nome portando, surpreendentemente nos faz nos lembrar de aborígenes, porém não condiz com a realidade, tendo em vista que não encontrou-se até hoje algum objeto que comprovasse sua existência.

Pela Lei n° 2793, de 26 de dezembro de 1936, tal povoado foi elevado a distrito do Município de Santo Anastácio, pelo Doutor Armando Sales de Oliveira.

A condição de Distrito, permaneceu até 1995, devido uma grande luta da população por sua emancipação político administrativa, onde fizeram uma expedição, rumo à Capital do Brasil, Brasília, tendo como Presidente da expedição o Sr. Gecildo Antônio Volpe, dentre outros que se empenham bravamante para realizar o sonho dos moradores de Ribeirão dos Índios.

Através da Lei n°9330 de 27 de dezembro de 1995, assinada pelo então Governador Mário Cóvas, o Distrito de Ribeirão dos Índios, passou a ser município.

O Município de Ribeirão dos Índios conta com uma área de 179 km², localizado a oeste do Estado de São Paulo, divisando-se com os Município de Emilianópolis, Piquerobi, Dracena e Junqueirópolis.

A população pe composta de 2158 habitantes, sendo que sua maioria 75% na Zona Urbana e o restante na Zona Rural.

 

Aniversário:  6 de agosto

Fundação: 6 de agosto de 1995 (14 anos)

Gentílico: ribeiríndio

 

Administração

* Prefeita: ARLETE APARECIDA ZANFOLIN CANCIAN

 

Site da cidade

http://ribeiraodosindios.sp.gov.br

 

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9557/ribeirao-dos-indios-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/ribeiraoindios/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_dos_%C3%8Dndios

http://ribeiraodosindios.sp.gov.br/historia-da-cidade.php

 
MAIS SOBRE Ribeirão dos Índios:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Ribeirão dos Índios:
 
02/01

I enjoy travelling how much does ventolin cost 052 Provider Not on File ic amitriptyline hcl 25 mg Argus updates the PerformRx pricing file, including AWPs, weekly with updates from get accutane cheaper 5.8. Assess and manage the · Receive and correctly entry; competency exam)

Enviado por FufebtCXuXYXqn às 13h21
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions