Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Palmital

Palmital é um município brasileiro do estado de São Paulo.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º47'20" sul e a uma longitude  50º13'03" oeste, estando a uma altitude de 508 metros. Sua população estimada em 2004 era de 21.736 habitantes.

Possui uma área de 549,04 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 20.701

* Urbana: 16.792

* Rural: 3.909

* Homens: 10.252

* Mulheres: 10.449

Densidade demográfica (hab./km²): 37,71

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 22,18

Expectativa de vida (anos): 68,16

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,31

Taxa de alfabetização: 90,77%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,783

* IDH-M Renda: 0,770

* IDH-M Longevidade: 0,719

* IDH-M Educação: 0,861

Hidrografia

* Rio Paranapanema

* Rio Pari

* Usina Hidrelétrica de Canoas II

Rodovias de acesso

* SP-327

* SP-375

Historia

O pioneiro João Batista de Oliveira Aranha e sua família imigrou do município de São Manuel em 1886 e instalou-se na região do antigo bairro Palmital, no município de Campos Novos Paulista. O povoado recebeu o nome de Palmital devido à grande quantidade de palmeiras existentes no local.

As terras ao redor pertenciam ao fazendeiro Francisco Severino da Costa, que decidiu dividi-las em lotes, com isso atraiu moradores de municípios vizinhos que procuravam uma vida melhor.

A estação da Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurada em 1914 e a construção do prédio atual é de 1926. Com a construção da estrada de ferro, logo o povoado tornou-se distrito em 27 de dezembro de 1916 e em 21 de abril de 1920 foi elevado a município.

Em 1942 com o desgaste do solo e as fortes geadas causaram grandes perdas aos agricultores de café e comerciantes do município. Com a perda dos cafezais, os agricultores os substituíram pelas lavouras de milho, mamona, arroz, cana-de, açúcar, feijão e outros cereais. Mas o café não deixou de ser cultivado. Até 1968,o café foi a base da economia, já que as outras culturas de lavouras não deram tão certo, seguido pelo desenvolvimento do plantio da soja, milho e trigo, favorecidos pela mecanização da agricultura. Por outro lado, o município é um dos principais fabricantes de aguardente de cana, e tem pequenas indústrias de móveis e de derivados de andioca.

Aniversario da cidade,20 de janeiro

Ano de fundação,1885

Gentílico: palmitalense

Administração

Prefeito :  ISMÊNIA MENDES MORAES

Economia

Baseada na agroindustria

Turismo

Horto Florestal

O Horto Florestal de Palmital ‚ uma área que originalmente pertencia à Secretaria dos Transportes (Estrada de Ferro Sorocabana), que foi adquirido em 1953 com o objetivo de reflorestamento e de exploração de uma jazida de pedra. Em 1977 foi feito um acordo entre a FEPASA e a CAIC da Secretaria da Agricultura passando então a área para a administração daquela companhia. Em 1982 o Horto Florestal de Palmital passou para a guarda e administração do Instituto Florestal. A partir do Decreto 33025 de 1º de março de 1991 foi regularizada a propriedade da Secretaria do Meio Ambiente. A área está assentada sobre solo muito fértil e de relevo suave/ondulado, apresenta-se como local ideal para instalação de experimentos e formação de populações-base, como forma de assegurar a conservação do material genético de espécies nativas nobres, ameaçadas de extinção.

Localização - O Horto Florestal de Palmital, com área total de 73,43ha, localiza-se no município de Palmital, Estado de São Paulo, distando 6 Km da sede do município, por rodovia não pavimentada.

Festa de Santos Reis do Brasil

No início de janeiro é a realizada uma das maiores festas de Santos Reis do Brasil. A festa folclórica e religiosa, que homenageia os 3 reis magos, reúne devoção e confraternização e tem como ponto alto o encontro das tradicionais bandeiras, e a farta distribuição de alimentos.

A tradição de Santos Reis já tem 77 anos. As três bandeiras, Água da Anhumas, Faceiros e Palmital, nomes correspondentes à sua origem em bairros rurais do município, levam para a festa seus violeiros e cantoria acompanhados dos tradicionais e coloridos palhaços, que com suas espadas representam os guardiões do menino Jesus. Durante o encontro, que termina no presépio, postam seus estandartes e contam em poesia a história da anunciação até o nascimento do Salvador.

A festa do ano de 2010 será realizada em 17 de janeiro de 2010 na fazenda São Joaquim, de Palmital e o festeiro será José Fernandes Junior.

Carnaval de rua

Palmital também é conhecida por ter um dos melhores carnavais de rua da região, atraindo visitantes do país inteiro para os dias de festa. Nos últimos anos o carnaval de rua tem sido organizado por blocos independentes, que se unem em sedes no centro da cidade e promovem uma disputa saudável entre eles.

Os blocos costumam distribuir cerveja gratuitamente para quem comprar os abadás e a festa dura da quarta anterior até a quarta-feira de cinzas. Os principais Blocos do Carnaval 2009 foram:Bloco Zé Gotinha (BZG),Skolaxados, Sókapinkanelas, TCTF, Topless (o único formado por meninas), Zé Bangu, Os Genéricos, Atecubanos e o Tô No Vaso TNV.

Além dos blocos Palmital também tem uma Escola de Samba que se apresenta nas ruas do centro durante a festa dos blocos, a Unidos do São José é a única escola, por isso não há disputa, mas toda a população do município pára para ver os foliões passarem com suas fantasias e para ouvir o ritmo contagiante da bateria.

Maio

01 a 08 - Exposição e Feira de Artesanato.

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9445/palmital-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmital_%28S%C3%A3o_Paulo%29

http://citybrazil.uol.com.br/pr/palmital/historia-da-cidade

http://sao-paulo.portalgrandesaopaulo.com.br/palmital/

Site da cidade

http://www.palmital.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Palmital:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Palmital:
 
13/12

nascido em palmital hoje morando em osasco mas nunca esquecendo a minha cidade natal

Enviado por mauro tome às 18h16
13/12

nascido em palmital hoje morando em osasco mas nunca esquecendo a minha cidade natal

Enviado por mauro tome às 17h59
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions