Geografia
A população estimada em 2008 era de 29.208 habitantes e a área é de 316,8 km², o que resulta numa densidade demográfica de 108,43 hab/km².
Altitude: 780 m
Seus limites são Guararema a norte, Salesópolis a leste, Bertioga a sul e Mogi das Cruzes a oeste e noroeste.
Quanto a paissagem, ao redor do perímetro urbano, situa-se a Agricultura (Olericultura e Floricultura).
O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.
Afastando-se do centro urbano, encontra-se o reflorestamento, caracterizando a diversidade de elementos na paissagem, por conta das aitvidades antrópicas, inclusa aí, a Barragem de Ponte Nova, no lado leste do município. Encaminhando-se para o sul, até o limite territorial, depara-se com a Mata Atlântica, esta a única região que apresenta alto grau de mata nativa. Como singularidade encontra-se alguns pontos de destaque, no relevo da região do Planalto Paulista. São eles Pedra do Garrafão e Pedra do Sapo.
Como intrusões visuais deve-se destacar a Represa dos Andes, localizado no sul de Biritiba (distante 15 km em linha reta), literalmente inserida na Mata Atlântica, com aproximadamente 2 (dois) alqueires da área. Além dessa, há que se mencionar a Agricultura como fator de destaque visual na paisagem, formando uma "Concha de Retalhos". O reflorestamento apresenta-se também como forte intrusão visual em diversas áreas do Município.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 24.653
Urbana: 20.778
Rural: 3.875
Homens: 12.501
Mulheres: 12.152
Densidade demográfica (hab./km²): 77,82
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,62
Expectativa de vida (anos): 69,33
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,41
Taxa de alfabetização: 86,71%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,750
IDH-M Renda: 0,688
IDH-M Longevidade: 0,739
IDH-M Educação: 0,824
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
Os rios que atravessam o município e limitam seu territorio sâo: Rio Tietê, Ribeirão do Biritiba, Rio Itatinga, Rio Itapanhaú, Córrego Lideiro, Rio Parnaíba, Córrego da Fazendinha, Ribeirão Putim, Córrego do Jõao Melo (Córrego da Fazenda ou Córrego Léo), Ribeirão da Fazenda São José, Ribeirão Alegre ou Peroba, Córrego do Capinzal, Ribeirão Guacá, Ribeirão das Pedras, Rio Claro, Ribeirão do Itaim, Ribeirão do Campo no qual localiza-se a Barragem Ribeirão do Campo (Sabesp) que fornece água para a região da Grande São Paulo.
Rodovias
SP-88
SP-92
SP-98
Distâncias
60 km da Capital
História
A história do município de Biritiba Mirim está ligada à do município de Mogi das Cruzes, pois suas terras se originaram de um desdobramento desse município de formação em 1871 marcada pelo movimento das entradas e bandeiras.
Sua fundação data de 5 de maio de 1873 e está associada à figura de Benedito Antônio do Espírito Santo. Em 13 de novembro de 1924, passou a distrito de Mogi das Cruzes.
Sua emancipação política ocorreu quase 40 anos depois, em 28 de fevereiro de 1964, e sua economia sempre esteve voltada para a produção hortifrutigranjeira.
Fundação: 5 de maio de 1873
Gentílico: biritibense
Administração
prefeito: CARLOS ALBERTO TAINO JUNIOR
Site da cidade
http://www.biritibamirim.sp.gov.br/
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biritibamirim
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8970/biritiba-mirim-sp.html