Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 142.377
Urbana: 141.208
Rural: 1.169
Homens: 70.199
Mulheres: 72.178
Densidade demográfica (hab./km²): 5013,27
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 17,58
Expectativa de vida (anos): 70,33
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,40
Taxa de alfabetização: 92,07%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,772
IDH-M Renda: 0,674
IDH-M Longevidade: 0,755
IDH-M Educação: 0,887 [17]
Esgoto tratado: 56% [18]
Hidrografia
Córrego Paredão
Córrego Itaim
Córrego Martinnelli
COMO CHEGAR
Partindo de São Paulo: SP-599
Localização
Metropolitana de São Paulo
Acesso Rodoviário
SP-599
Distâncias
27 km da Capital
História
A ligação por terra entre o Rio de Janeiro e São Paulo, passava por Mogi das Cruzes. Para levar os alimentos, lenhas e carvão, produzidos na região, utilizavam-se de tropas de animais de cargas, geralmente mulas, que eram conduzidas pelos tropeiros. Eles faziam um caminho procurando as planícies e fontes de água para eles e principalmente para os animais. De Mogi das Cruzes para São Paulo, este caminho passava pelo bairro do Lajeado, em Guaianazes, onde se encontra a Fábrica de Brinquedos Bandeirantes. Depois de um extenso trecho da planície, atravesava-se um córrego e começava um morro, o que significava dificuldade para a tropa. Provavelmente este foi o motivo que levou os tropeiros a fazerem uma parada para descansar na beira deste córrego, que foi sendo represado e passou a ser conhecido como Tanquinho.
É bem provável que por volta de 1810, fixaram-se por ali as famílias Leite e Bueno, fundando o primeiro povoado da futura cidade, provavelmente pela abundância de água, caça e fertilidade das terras e dos pastos. conforme pesquisas da equipe que organizou o livro História de Ferraz de Vasconcelos, Alexandre Rodrigues Leite nasceu no Tanquinho em 1835. Estas terras pertenciam às Missões das Carmelitas de Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora de Lourdes.
Com o crescimento do povoado, os moradores construíram em 1880 uma pequena igreka (capela) em homenagem a Nosso Senhoe Bom Jesus, aonde padres vindos da Penha, duas a três vezes por ano, rezavam missas e ministravam sacramentos. Em uma dessas ocasiões faziam-se procissão e quermesse, que consistiam na única festividade do lugar. Pelo Tanquinho passavam as comitivas vindas da capital do país, Rio de Janeiro, e há grandes possibilidades de que D. Pedro I tenha dormido em uma casa no Tanquinho na noite do dia 23 para o dia 24 de Agosto de 1822, em sua viagem para a cidade de São Paulo, onde no dia 07 de Setembro declararia a Independência...
Aniversário da Cidade 24 de Agosto
Fundação: 14 de outubro de 1953
Gentilico: ferrazense
Economia
Como é uma cidade dormitório e não possui rodovias cortando o município, Ferraz de Vasconcelos possui poucas indústrias, a maioria concentrada na região que faz divisa com o Itaim Paulista, notadamente na Estrada Stella Mazzucca. O comércio é concentrado na Avenida Quinze de Novembro e Avenida Brasil, onde também estão localizadas as agências bancárias do município. Hoje o que mais atrai pessoas ao município é o Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, que fez surgir um pequeno centro comercial ao seu entorno, contribuindo para a expansão do centro de Ferraz até o bairro Vila Correa, já na divisa com Poá.
Turismo
Os eventos que o município possui são:
A Festa da Uva Itália, cujo acontecimento ocorre entre o fim do primeiro e o segundo bimestre de cada ano. Porém o objetivo principal da festa não é mais o mesmo, da venda e valorização da Uva Itália (trazida para esta região por imigrantes italianos), e hoje são apresentações de artistas famosos e parque de diversões. Acontece sempre no Turcão, antigo Birutão;
A Festa Junina;
Desfile de 14 de outubro;
Olimpíadas Escolares.
Site da cidade
http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/index.php
Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferraz_de_Vasconcelos
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9138/ferraz-de-vasconcelos-sp.html