Geografia
Clima
O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18°C, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 272.942
Urbana: 272.942
Rural: 0
Homens: 136.213
Mulheres: 136.729
Densidade demográfica (hab./km²): 3336,70
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 24,66
Rodovia Ayrton Senna da Silva em Itaquaquecetuba.
Expectativa de vida (anos): 67,10
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,94
Taxa de alfabetização: 90,81%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,744
IDH-M Renda: 0,651
IDH-M Longevidade: 0,702
IDH-M Educação: 0,880
(Fonte: IPEADATA)
Administraçao
PERFEITO : MAMORU NAKASHIMA
História
A fundação do município de Itaquaquecetuba está ligada à figura do padre José de Anchieta. Os missionários, que desempenharam um papel fundamental na formação de seu povoado inicial, começaram a chegar à região por volta de 1563.
Não se sabe se antes disso já existia alguma aldeia, mas o que se pode dizer é que foi um período marcado pelo trabalho dos jesuítas junto às aldeias que ficavam ao redor de São Paulo de Piratininga e um tempo de trânsito de indígenas, deslocados de uma aldeia para outra. Ao que tudo indica, Itaquaquecetuba também foi palco de uma dessas transferências, recebendo indígenas que vinham deslocados de Carapicuíba.
Em 8 de setembro de 1624, data oficial do aniversário da cidade, foi construída uma capela em honra de Nossa Senhora da Ajuda, pelo padre João Álvares. Grande parte das terras dessa capela passou a pertencer ao próprio padre e, após com seu falecimento, passou às mãos dos padres do Colégio Santo Inácio, em São Paulo.
O então povoado de Nossa Senhora da Ajuda contou ainda com a chegada de novos catequizados, vindos de uma outra aldeia denominada São Miguel. Em troca de seu trabalho, os jesuítas lhes ofereciam proteção. Essa dinâmica perdurou até 1759, ano que marcou o limite da permanência dos jesuítas na aldeia.
Sua formação administrativa teve início em 28 de fevereiro de 1838, quando o povoado foi elevado à categoria de freguesia do município de Mogi das Cruzes. Com a inauguração da variante da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1925, Itaquaquecetuba cresceu e prosperou, conquistando sua emancipação política em 30 de dezembro de 1953.
Significado do Nome
O nome adotado nessa ocasião, de origem tupi, era proveniente de sua primeira forma taquaquicé-tuba, cujo significado completo é “lugar abundante de taquaras cortantes como facas”.
Fundação: 8 de setembro de 1560
Gentílico: itaquaquecetubense
Site da cidade
http://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/v1/home/