Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Igaratá

Igaratá é um município  brasileiro  do estado de São Paulo, na microrregião de São José dos Campos.

Nele foi descoberta em 1981 uma espécie ainda não descrita de árvore da Mata Atlântica, a Buchenavia igaratensis, que está em extinção e só foi localizada em mais dois lugares

Geografia

Localiza-se a uma latitude 23º12'16" sul e a uma longitude  46º09'22" oeste, estando a uma altitude de 745 metros. Sua população estimada em 2004 era de 9.318 habitantes.

Os municípios limítrofes são Joanópolis a norte, São José dos Campos a leste, Jacareí a sudeste, Santa Isabel a sudoeste e Nazaré Paulista e Piracaia a oeste.

Igaratá localiza-se as margens da Rodovia Dom Pedro I, no quilômetro 24, no eixo São Paulo-Rio a 70 km de São Paulo, 20 km de Santa Isabel, 22 km de Jacareí, 30 km de São José dos Campos e 100 km de Campinas.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 8.292

* Urbana: 5.877

* Rural: 2.415

* Homens: 4.298

* Mulheres: 3.994

Densidade demográfica (hab./km²): 28,27

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,42

Expectativa de vida (anos): 71,46

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,61

Taxa de alfabetização: 85,82%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,764

* IDH-M Renda: 0,682

* IDH-M Longevidade: 0,774

Distâncias

62 km da Capital

Localização

Vale do Paraíba Paulista

História

O início do século XVII foi marcado pelas entradas no interior de São Paulo. qPartiam do litoral próximo a São Vicente, escalavam a Serra do Mar, atingiam o planalto e se encaminhavam para o interior com destino às Minas Gerais. Freqüentemente, seus componentes ficavam pelo caminho, se estabeleciam e fixavam residência. Assim, foram fundadas as cidades de Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Igaratá.

O núcleo de população formou-se ao redor da antiga Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, no território de Santa Isabel. Em 8 de julho de 1850, foi elevado a capela curada, no Bairro Alto, e transformada em freguesia com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio, no município de São José do Paraíba, atual São José dos Campos, em 19 de abril de 1864.

Foi transferida para o município de Santa Isabel em 9 de maio de 1868, elevada a vila em 23 de abril de 1873, e, somente em 22 de dezembro de 1906, recebeu a atual denominação.

Com poucas perspectivas de desenvolvimento, a vila foi conduzida, em 21 de maio de 1934, à categoria de distrito e incorporada ao município de Santa Isabel. Apenas 19 anos depois, em 30 de dezembro de 1953, obteve sua autonomia político-administrativa, em 30 de dezembro de 1953, quando foi criado o município.

Significado do Nome

O nome Igaratá vem do tupi-guarani e significa canoa forte: ygara, ”canoa” e atã, “forte”.

Aniversário: 05 de dezembro

Fundação: 19 de abril de 1864

Gentílico :igaratense

Administração

Prefeito:    ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Economia

A maior parte do município está em áreas rurais, o que poderia dizer que a agricultura sustenta o município, porém a área agropecuária não é bem desenvolvida, bem como a área industrial, fazendo o município depender do turismo por suas belezas naturais e de um comércio pequeno e restrito. Há tentativas de desenvolver agricultura de subsistência e trabalhos artesanais, porém estas têm se revelado tímidas.

Na agropecuária destaca-se a atividade de criação de gado para corte e leite. Há alguns poucos criadores de peixes e ovinos, entre outras atividades. Na agricultura destaca-se o cultivo de frutas e culturas vegetais para subsistência própria ou venda no comércio cidade.

A cidade conta com um comércio local e restrito, pequenas indústrias (tornearia automática, peças de fixação, arames e molas) e os serviços autônomos e temporários são normalmente informais e garantem a sobrevivência de uma boa parte dos igaratenses.

Turismo

Cachoeira do Ribeirão das Palmeiras

Dista a 1 km da Sede. Área particular da acesso ao público.

Prainha

Área de lazer acesso à Represa do Jaguari. Dista da Sede 500 metros.

Morro Azul

Local mais alto do município, avista-se as cidades vizinhas. Dista a 6 km do Centro.

 

Represa do Jaguari

Própria para pesca submarina, passeios de barco, esportes náuticos, banhos e pesca. Possui vários tipos de peixes: Tilápia, Tucunaré, Corimbatú, Lambari e Taíras. Fauna primitiva, composta por bugios (macacos), siriemas, tatus, preguiças, ouriços, gatos-do-mato, entre outros. Acesso pela Rodovia Dom Pedro I distante a 1km

Velha Igaratá

Antiga sede do município submersa pela Represa do Jaguari, onde poderá ser avistada uma parte da Igreja Matriz. Dista a 5 km da nova Sede.

 

Site da cidade

http://www.igarata.sp.gov.br/

 

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/igarata/atracoes-turisticas/atrativos-diversos

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9209/igarata-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igarat%C3%A1

http://www.igarata.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Igaratá:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Igaratá:
 
01/03

SE VOCE QUER GANHAR DINHEIRO COM A TELEXFREE,ENTRE EM CONTATO,COMIGO

Enviado por MARIOSANTOS614@GMAIL.COM às 15h02
29/03

cade o elzo perdeu varias eleiçoes e agora que pode nao ta nen ai pra nossa cidade devia e sair logo e deixar quem se importa realmente pela pela cidade para poder ademistrar sai logo dai elzo teu lugar nao e ai

Enviado por pardal às 11h08
25/10

a cidade de igarata foi uma cidade de sossego, tranqüilidade e de divertimento para os familiares. agora eu particularmente estou com medo de sair de casa à noite com a minha familia porque eu moro na rua do cemitério e so vejo maconheiros e traficantes na rua, principalmente naquele treiller na rua do cemitério à luz do dia vendendo drogas na cidade e o prefeito da cidade não faz nada. e a policia de igarata não ta nem ai.

Enviado por fernando orion às 23h17
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions