Igaratá é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de São José dos Campos.
Nele foi descoberta em 1981 uma espécie ainda não descrita de árvore da Mata Atlântica, a Buchenavia igaratensis, que está em extinção e só foi localizada em mais dois lugares
Geografia
Localiza-se a uma latitude 23º12'16" sul e a uma longitude 46º09'22" oeste, estando a uma altitude de 745 metros. Sua população estimada em 2004 era de 9.318 habitantes.
Os municípios limítrofes são Joanópolis a norte, São José dos Campos a leste, Jacareí a sudeste, Santa Isabel a sudoeste e Nazaré Paulista e Piracaia a oeste.
Igaratá localiza-se as margens da Rodovia Dom Pedro I, no quilômetro 24, no eixo São Paulo-Rio a 70 km de São Paulo, 20 km de Santa Isabel, 22 km de Jacareí, 30 km de São José dos Campos e 100 km de Campinas.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 8.292
* Urbana: 5.877
* Rural: 2.415
* Homens: 4.298
* Mulheres: 3.994
Densidade demográfica (hab./km²): 28,27
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,42
Expectativa de vida (anos): 71,46
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,61
Taxa de alfabetização: 85,82%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,764
* IDH-M Renda: 0,682
* IDH-M Longevidade: 0,774
Distâncias
62 km da Capital
Localização
Vale do Paraíba Paulista
História
O início do século XVII foi marcado pelas entradas no interior de São Paulo. qPartiam do litoral próximo a São Vicente, escalavam a Serra do Mar, atingiam o planalto e se encaminhavam para o interior com destino às Minas Gerais. Freqüentemente, seus componentes ficavam pelo caminho, se estabeleciam e fixavam residência. Assim, foram fundadas as cidades de Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Igaratá.
O núcleo de população formou-se ao redor da antiga Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, no território de Santa Isabel. Em 8 de julho de 1850, foi elevado a capela curada, no Bairro Alto, e transformada em freguesia com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio, no município de São José do Paraíba, atual São José dos Campos, em 19 de abril de 1864.
Foi transferida para o município de Santa Isabel em 9 de maio de 1868, elevada a vila em 23 de abril de 1873, e, somente em 22 de dezembro de 1906, recebeu a atual denominação.
Com poucas perspectivas de desenvolvimento, a vila foi conduzida, em 21 de maio de 1934, à categoria de distrito e incorporada ao município de Santa Isabel. Apenas 19 anos depois, em 30 de dezembro de 1953, obteve sua autonomia político-administrativa, em 30 de dezembro de 1953, quando foi criado o município.
Significado do Nome
O nome Igaratá vem do tupi-guarani e significa canoa forte: ygara, ”canoa” e atã, “forte”.
Aniversário: 05 de dezembro
Fundação: 19 de abril de 1864
Gentílico :igaratense
Administração
PREFEITO - 2021 a 2024 - ELZO - PL
Economia
A maior parte do município está em áreas rurais, o que poderia dizer que a agricultura sustenta o município, porém a área agropecuária não é bem desenvolvida, bem como a área industrial, fazendo o município depender do turismo por suas belezas naturais e de um comércio pequeno e restrito. Há tentativas de desenvolver agricultura de subsistência e trabalhos artesanais, porém estas têm se revelado tímidas.
Na agropecuária destaca-se a atividade de criação de gado para corte e leite. Há alguns poucos criadores de peixes e ovinos, entre outras atividades. Na agricultura destaca-se o cultivo de frutas e culturas vegetais para subsistência própria ou venda no comércio cidade.
A cidade conta com um comércio local e restrito, pequenas indústrias (tornearia automática, peças de fixação, arames e molas) e os serviços autônomos e temporários são normalmente informais e garantem a sobrevivência de uma boa parte dos igaratenses.
Turismo
Cachoeira do Ribeirão das Palmeiras
Dista a 1 km da Sede. Área particular da acesso ao público.
Prainha
Área de lazer acesso à Represa do Jaguari. Dista da Sede 500 metros.
Morro Azul
Local mais alto do município, avista-se as cidades vizinhas. Dista a 6 km do Centro.
Represa do Jaguari
Própria para pesca submarina, passeios de barco, esportes náuticos, banhos e pesca. Possui vários tipos de peixes: Tilápia, Tucunaré, Corimbatú, Lambari e Taíras. Fauna primitiva, composta por bugios (macacos), siriemas, tatus, preguiças, ouriços, gatos-do-mato, entre outros. Acesso pela Rodovia Dom Pedro I distante a 1km
Velha Igaratá
Antiga sede do município submersa pela Represa do Jaguari, onde poderá ser avistada uma parte da Igreja Matriz. Dista a 5 km da nova Sede.
Site da cidade
http://www.igarata.sp.gov.br/
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/igarata/atracoes-turisticas/atrativos-diversos
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9209/igarata-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igarat%C3%A1
http://www.igarata.sp.gov.br/