Joanópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Bragança Paulista, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, divisa com Minas Gerais. Devido ao seu clima, relevo ideal para trilhas e formado por um povo antigo, a região atrai muitos turistas paulistanos.
Considerada manancial de águas, possui importantes nascentes e a represa do sistema Cantareira com espelho dágua de aproximadamente 50Km², além disso orgulha-se de manter uma das maiores reservas de mata nativa do Estado. Cercada pelas altas montanhas da Serra do Lopo, alterna-se entre vales e morros por onde correm seus riachos formando exuberantes cachoeiras, entre elas a Cachoeira dos Pretos com mais de 150 metros de queda.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º55'49" sul e a uma longitude 46º16'32" oeste, estando a uma altitude de 906 metros. Sua população estimada para 2008 é de 11.107 habitantes. Possui uma área de 374,6 km². A densidade demográfica é de 30,76 hab/km².
Os municípios limítrofes são Extrema e Camanducaia (ambos em Minas Gerais) a norte, São José dos Campos a leste, Igaratá a sudeste, Piracaia a sul e Vargem a oeste.
Demografia
Segundo dados do Censo 2007[22]
* População total(2): 10.671
o Urbana: 5.839
o Rural: 4.832
o Homens: 5.412
o Mulheres: 5.259
* Densidade demográfica (hab./km²): 28,45
* Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,80
* Expectativa de vida (anos): 70,73
* Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,29
* Taxa de alfabetização: 86,63%
* Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,766
o IDH-M Renda: 0,711
o IDH-M Longevidade: 0,762
o IDH-M Educação: 0,824
Hidrografia
* Usina Jaguari
* Rio Cachoeira
* Rio Jaguari
Partindo de São Paulo: BR-101
Localização
Joanópolis está situada nos contrafortes da Mantiqueira.
Limites
Piracaia, Vargem, Bragância Paulista, São José dos Campos, Extrema (MG), Camanducaia (MG) e Monte Verde (MG).
Acesso Rodoviário
BR-101
Distâncias
115 km da Capital
História
A história deste município tem origem nas antigas rotas de bandeirantes e de desbravadores que dirigiam-se as Minas Gerais, existindo menção desta região já em 1749.
O terreno para construção da cidade foram doados por Luiz Antonio Figueiredo e João José Batista Nogueira. Concluída a Capela o sr. Anselmo Caparica traçou o planejamento, alinhamento e nivelamento da futura cidade; com o rápido desenvolvimento econômico do café, foi elevada a categoria de distrito em 13/03/1891 e a município em 17/08/1895.
Sendo a caçula das Estâncias do Estado de São Paulo, possui uma economia voltada para a agropecuária e turismo, sua população gira em torno de 12 mil habitantes.
Significado do Nome
Em 18/12/1917, passou a chamar-se Joanópolis (cidade de João)
Aniversário: 24 de junho
Fundação: 17 de agosto de 1895
Gentílico: joanopolense / joanopolitano
Administração
Prefeito: JOSÉ GARCIA DA COSTA
Turismo
Principais Pontos Turísticos
Gigante Adormecido
1725 m de altitude. Conhecida por Serra do Lopo esta montanha oferece um dos mais belos visuais da região, neste passeio que consiste numa caminhada de 1:30 h até o ponto culminante o pico do Lopo podemos avistar diversas cidades da Região Bragantinha e até o Vale do Paraíba.
Dica: Levar lanche e agasalho, maquina fotográfica e binóculo.
Distância: 12 km
Cachoeira dos Pretos
154 m de queda d’água. Uma das maiores Cachoeiras do Estado de São Paulo, oferece uma visão que impressiona, permite banho e contemplação, também conta com área de estacionamento e Restaurante, Quiosque e artesanato. Sua história é relacionada a uma Família de origem portuguesa Preto de Oliveira, que deram origem ao nome do bairro e da cachoeira.
Dica: É possível praticar Cannoyng na Cachoeira mas com o apoio de um profissional.
Distância: 18 km
Pedra do Medo
1470 m de altitude. Situada na Pousada Terras Altas a Pedra exige uma caminha a pé (3:00h ida e volta) ou a cavalo (1:30h ida e volta) com mirantes naturais, mas fique bem atento pois existe vida selvagem, como a Sussuarana (onça parda) e outros bichos, no meio do caminho podemos avistar a cidade de São José dos Campos-SP.
A partir dela, podemos chegar na Pedra do Carmo.
Distância: 27 km
Cachoeira das Bruxas
Uma queda d’água que percorre uma enorme pedra de granito, lugar acidentado, permite banho num pequeno lago, local misterioso, cheio de histórias, suas águas dessem por um vale de pedras até o rio Cachoeira, aonde muita gente jura ter visto a Cobra Grande ( sucuri de 12 m).
Dica: Vá sempre acompanhado, lugar desconhecido, o encruzo dos rios é bom para prática de Boio-cross.
Distância: 15 km
Pico do Selado
2070 m de altitude. Na divisa entre Joanópolis e Monte Verde esta montanha é um grande desafio sua altitude elevada e a trilha acidentada pode levar até 5 horas caminhando para alcançar seu Pico.
Lá existe um mito famoso na Região, o Corpo Seco – Fantasma que assombra quem ousa subir o Pico do Selado.
Dica: Levar lanche e agasalho, vá preparado com lanternas caso escureça durante a descida, é necessário um guia local pois não há trilhas abertas.
Distância: 31 km
Cachoeira Iponina
Uma linda queda que pulveriza-se entre pedras e fendas depois de uma queda de 20 metros, possui um pequeno lago. A cachoeira recebeu este nome de uma Senhora que foi antiga moradora do local.
Dica: Levar lanche.
Distância: 27 km
Represa Jaguari/Jacareí
Com 50 km² de espelho d’água a represa oferece vários atratativos, pescaria, esportes náuticos, mirantes, marinas, Pousadas e Restaurantes com um lindo visual Entre Serras e Águas.
Dica: Passeio de Barco oferecido por algumas pousadas.
Distância: de 2 Km à 30 km do centro da cidade, divisa com Piracaia, Vargem e Bragança Paulista.
Cachoeira dos Pires
Situada no Bairro do Pires na área da Pousada Santa Rita, a Cachoeira dos Pires aproximadamente a 40 minutos de caminhada é uma boa pedida nos dias de calor.
Distância: 4 Km
Site da cidade
http://www.joanopolis.sp.gov.br
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/joanopolis/atracoes-turisticas
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9287/joanopolis-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joan%C3%B3polis
http://www.joanopolis.sp.gov.br/