Monteiro Lobato é um município brasileiro do estado de São Paulo, microrregião de Campos do Jordão.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º57'24" sul e a uma longitude 45º50'23" oeste, estando a uma altitude de 685 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.736 habitantes.
Possui uma área de 332,74 km². Sua densidade demográfica é, portanto, 11,20 hab/km².
Seus limites são Sapucaí-Mirim (MG) a norte, Santo Antônio do Pinhal a nordeste, Tremembé, Taubaté e Caçapava a sudeste e São José dos Campos a oeste.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 3.615
* Urbana: 1.515
* Rural: 2.100
* Homens: 1.863
* Mulheres: 1.752
Densidade demográfica (hab./km²): 10,87
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,78
Expectativa de vida (anos): 72,37
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,00
Taxa de Alfabetização: 85,47%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,775
* IDH-M Renda: 0,715
* IDH-M Longevidade: 0,790
* IDH-M Educação: 0,820
Acesso Rodoviário
- SP-070 - Ayrton Senna
- BR-116 - Rod. Presidente Dutra
Distâncias
104 km da Capital
Localização
Vale do Paraíba Paulista
História
Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município teve quatro denominações: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira.
Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Sob o aspecto eclesiástico, a povoação foi elevada à Freguesia e Distrito de Paz em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté.
Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada através de lei estadual.
Reduzida à condição de distrito em 1934, esta foi incorporada ao município de São José dos Campos, do qual finalmente se emancipou em 1948. Um ano depois ganhou o nome de Monteiro Lobato.
O nome é uma homenagem ao eminente escritor José Bento Monteiro Lobato que na fazenda do Buquira iniciou sua brilhante carreira literária escrevendo os admiráveis contos de Urupês. Mais tarde a fazenda do Buquira passou a se chamar Fazenda do Visconde e, depois, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até hoje atrai grande número de turistas.
O aniversário de Monteiro Lobato é comemorado no dia 26 de abril.
Fundação: 26 de abril de 1880
Gentílico: lobatense
Administração
Prefeito: DANIELA DE CASSIA SANTOS
Economia
Agropecuária
Com predominância para as pequenas culturas e pecuária, notadamente a leiteira.
Comercial
Representada por bares, restaurantes, lojas de armarinhos, depósitos de material de construção, farmácia, mercadinhos etc., localizados principalmente na região central da cidade.
Turismo
Esta atividade vem ganhando força com a transformação, por particulares, de sítios e fazendas em opções para o turismo rural, sendo possível ao turista passar um dia no campo e desfrutar das belezas e peculiaridades de cada local. Também devem ser destacados ainda o Artesanato e as Festas Populares, grandes atrativos para o turista.
Veja as opções no Mapa Turístico do município:
Alto do Trabiju
Monteiro Lobato, como muitos conhecem é uma pequena pérola verde no Vale, que pela sua topografia e características naturais nos revela enormes potencialidades para a exploração turística voltada para o ruralismo e com grande preocupação ecológica.
A cidade oferece rios e ribeirões claros com suas cachoeiras de rara beleza, longas caminhadas dentro de suas matas e um refrescante e merecido discanso ao mais puro ar livre.
Nossa Senhora do Bom Sucesso
Situa-se em Território tipicamente rural, montanhoso, à margem do rio buquira, são a lavoura e a pecuária que existem no município, cuja a população é de 3.582 habitantes. Sua população tem buscado as cidades maiores, sobretudo São José dos Campos, estando a diminuir de ano para ano.
Monteiro
Montanha, árvores e muita água!
A natureza se mostrando como ela é: perfeita, abundante, diversas formas que na essência mostram a verdadeira beleza de nosso planeta.
Céu azul. Azul da tranquilidade, da calma, da paz.
Uma brisa suave que beija o rosto daqueles que sabem ver e enxergar, ouvir e escutar o canto dos mais variados pássaros, sentir o aroma suave daquela bela flor...
Monteiro Lobato é isso: pura poesia
Site da cidade
http://www.monteirolobato.sp.gov.br
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/monteirolobato/index.php
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9384/monteiro-lobato-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.monteirolobato.sp.gov.br/municipioperfileconomia.html