Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Campos do Jordão.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22° 41'20" sul e a uma longitude  45° 43' 51" oeste, estando a uma altitude de 886 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.207 habitantes.

Possui uma área de 251,27 km². A densidade demográfica é de 44,60 hab/km².

São Bento do Sapucaí abriga um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, o complexo do Baú, que é formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. O local é visitado por muitos turistas durante todo o ano.

Hidrografia

* Rio Sapucaí (Minas Gerais)

COMO CHEGAR

Partindo de São Paulo: BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), depois da entrada de Caçapava, no Km 117, seguir pela SP-123 (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro), sentido Campos do Jordão até o trevo de Santo Antônio do Pinhal e ir na direção do Sul de MInas Gerais pela SP-042 (Rodovia Vereador Júlio da Silva).

Localização

Vale do Paraíba Paulista

Limites

Estado de São Paulo: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal.

Estado de Minas Gerais: Sapucaí Mirim,  Paraisópolis, Gonçalves , Brasópolis e Piranguçu.

Acesso Rodoviário

SP-042, BR-116 e SP-123

Distâncias

132 km da Capital

História

Em 1944 o Governo do Estado de São Paulo adquiriu do Sr. Alfredo Carvalho, o imóvel agrícola no município de São Bento do Sapucaí, com área de, aproximadamente, 101 hectares, onde hoje está instalado o Núlceo de Produção de Mudas, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os trabalhos iniciais foram realizados com fruteiras de clima temperado, como pêssego, maçã, uva, marmelo, pêra etc. Também foram estudados, o comportamento e a adaptação de diversas variedades de oliveiras oriundas de várias regiões do mundo. A cultura do fumo, bem como a apicultura, a produção de cereais, a pecuária e a cafeicultura também faziam parte das atividades dessa nova unidade.

Fundação: 16 de agosto de 1832 (177 anos)

Gentílico: são-bentista

Administração

Prefeito: ILDEFONSO MENDES NETO

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz de São Bento

Construção de 1853, em estilo colonial, feita pelos escravos com paredes de taipa de pilão. É o marco do povoamento da Cidade. Abriga pintores de renome

Localização: Praça Cônigo Bento de Almeida.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construção de 1934

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Construção de 1970

Igreja de Santo Antônio

Construção do início do século XIX

Rios

Rio Sapucaí

Ribeirão do Paiol

Ribeirão do Baú

Cachoeiras

Cachoeira do Toldi

Queda de 200 m, é a mais alta de São Bento do Sapucaí. Seu acesso é feito pela estrada da Campista, com um trecho de trilha de aproximadamente 300 m.

Cachoeira dos Serranos

Conhecida como tobogã, devido a forma como a água desliza por suas pedras.

Localização: Bairro dos Serranos, 5 Km do Centro

Cahcoeira dos Amorés

Queda que percorre cerca de 300 m até desaguar num lago que chega a profundidade de 1,40m. Seu acesso é fácil.

Localização: Próximo ao Acampamento Paiol Grande, 5 Km do Centro.

Cachoeira do Barão

Localização: Bairro do Paiol Grande

Cachoeira das Morenas

Localização: Bairro do Cantagalo

Cachoeira do Baú

Queda com duchas ao longo de seu trajeto que deslizam de um morro até o Ribeirão do Baú. É de difícil acesso e de propriedade particular.

Localização: Bairro do Baú de Clima.

Cachoeira do Encontro

Duas Cachoeiras formadas pelas águas dos rios do Paiol Toldi e do Paiol Pedras do Baú que se encontram neste ponto, formando apenas um rio. Seu acesso é feito pela trilha do Borongodongo, com 1,5 km de extensão.

Localização: Bairro do Paiol Grande.

 

Mirante  das Hortências

Local urbanizado, ornamentado com hortências.

Localização: Centro, com escadas até a Rua Pereira Alves.

EVENTOS

- Semana Santa - A famosa e tradicional Semana Santa atrai, pela sua beleza, bom gosto e organização por parte padres da Paróquia, turistas e visitantes de toda região para o município de São Bento do Sapucaí. Geralmente, um grupo de teatro encena uma peça representando a vida e morte de Jesus Cristo, em uma apresentação no interior da Igreja Matriz.

- Festa de São Benedito - Na primeira segunda-feira após o domingo de Páscoa acontece a tradicional na Festa de São Benedito que atrai muitos turistas e devotos, principalmente pelo fato de seu estilo ainda seguir moldes e costumes antigos. Uma das atrações é a grandiosa procissão que acontece no dia consagrado a São Benedito, percorrendo as ruas da cidade acompanhada por muitos fiéis.

- Festa do Padroeiro São Bento - No dia 11 de julho comemora-se o dia de São Bento, padroeiro de São Bento do Sapucaí na festa considerada a maior e mais importante da cidade. Ela ocorre durante os noves dias que antecedem a data, com novena todos esses dias na Igreja Matriz e com a participação de inúmeros fiéis.

- Festa de Nossa Senhora dos Remédios - No dia 15 de agosto comemora-se o dia da assunção aos céu de Nossa Senhora dos Remédios. A festa conta com a presença de inúmeras pessoas que vêm de cidades vizinhas para prestar homenagens à Virgem. É um dia festivo, alegre, com muita música e barraquinhas de comidas típicas.

- Festa de Santo Antônio - No dia 13 de junho acontece a Festa de Santo Antonio. Durante a missa benzem-se pães que são distribuídos na procissão a todos os fiéis. Estes guardam sempre um pedaço de pão de um ano para outro, e fazem uso dele nas doenças e outras necessidades em busca de alívio para seus males espirituais e materiais.

- Corpus Christi - Na celebração da festa de Corpus Christi os moradores das ruas por onde a passa a procissão enfeitam o leito da rua com tapetes de pó de serragem e outros materiais, formando extensos tapetes coloridos, refletindo a criatividade dos moradores.

 

- Santa Cruz - As capelas de Santa Cruz tornaram-se comuns nas fazendas e em torno delas surgiram os núcleos habitacionais que deram origem aos bairros da zona rural. A festa da Santa Cruz revestia-se de grande solenidade e consistia na reza do terço e outras orações devocionais, acompanhadas pelos cânticos costumeiros. Os festeiros convidavam os “puxadores de terço” e nomeavam auxiliares que se encarregavam do mastro (uma vara comprida pintada em todo o seu comprimento) que deveria ostentar a bandeira de pano branco, tendo estampa no centro uma cruz, emoldurada por sarrafos de madeira. Antes da reza, o mastro era levado sob o olhar atento dos presentes e os foguetes espocavam no ar, iluminando os céus, assustando a platéia miúda e animando a molecada mais atirada a ir atrás de seus restos na tentativa de aproveitar alguma coisa para suas brincadeiras. Acabada a oração eram servidos quitutes, café ou outra bebida na casa dos festeiros. Essa festa ainda é celebrada na cidade e em todo o município, embora de maneiras diferentes, acompanhando as mudanças ocorridas na liturgia católica.

- Festa do Divino - Por fim, vale mencionar a Festa do Divino, no Domingo de Pentecostes. Essa festa foi realizada até a década de 70, quando faleceu o senhor José de Melo Mendes, seu organizador. Realiza-se uma novena preparatória e durante a novena, a bandeira e a coroa percorriam as casas em busca de esmolas, levando as bênçãos do Divino a todos os lares, por mais humildes que fossem. No dia da festa realizava-se a missa solene e iniciava-se o leilão de assados e prendas e bezerros. À tarde realizava-se procissão com vários andores dos santos mais populares e do Divino.

- Festas Populares - O Carnaval é um dos eventos mais importantes do município, pois atrai um grande número de turistas, quantidades esta que a cada ano vem aumentando. O carnaval de São Bento é muito procurado por suas tradições e principalmente pela questão de segurança. As famílias se divertem pelas ruas da cidade, em companhia dos bonecos Zé Pereira e Maria Pereira e seus filhos Zezinho e Mariazinha Pereira. Estes bonecos medem 4 metros cada um e saem 20 dias antes do carnaval para percorrerem as ruas da cidade e também alguns bairros. Os bonecos já se tornaram tradição e animam o carnaval há mais de 100 anos. Seguindo os costumes, as crianças saem atrás dos bonecos, zombando, fazendo caretas, dançando ao som da banda e fazendo assim uma grande festa.

- Praça da Cultura - A Praça da Cultura abriga um centro permanente de exposição de trabalhos dos artistas de São Bento do Sapucaí, colocando o artesão em contato direto com o turista. Essa atividade é realizada em várias datas móveis com venda de comidas típicas, além dos trabalhos artesanais.

- Festas Juninas - As Festas Juninas celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, nos dias 13, 24 e 29 de junho, respectivamente. São festas de cunho popular, realizadas por famílias que guardam as tradições herdadas de seus antepassados. As festas juninas são semelhantes à festa de Santa Cruz em sua parte religiosa, diferenciando-se pelos folguedos que as acompanham, como a fogueira, dança e música. A mais comum foi sempre a de São João, realizada no dia 24 de junho.

- Aniversário da Cidade - O aniversário da cidade é comemorado no dia 16 de agosto, com solene missa em ação de graças, contando com a participação das autoridades locais e dos munícipes. Após a missa, um belíssimo desfile cívico percorre as principais ruas da cidade, com a participação de todas as escolas. As festas são encerradas com shows musicais e jogos de futebol.

 

Fonte

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9639/sao-bento-do-sapucai-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Bento_do_Sapuca%C3%AD

http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_produtos/SementesMudas/unidadesDSMM/saobento.php

 
MAIS SOBRE São Bento do Sapucaí:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE São Bento do Sapucaí:
 
25/10

(sem comentários)

Enviado por são carlos às 12h18
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions