Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º53'20" sul e a uma longitude 46º24'49" oeste, estando a uma altitude de 845 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.985 habitantes.
Possui uma área de 142,96 km².
Hidrografia
Rio Jaguari.
Usina Jaguari
Rodovias
BR-381
Distâncias
76 km da Capital
História
O atual município de Vargem foi distrito criado em 30 de novembro de 1929 e pertencia ao atual município de Bragança Paulista, que, no início, era o antigo povoado de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari. Seus habitantes eram bandeirantes em busca de ouro, pedras e índios para escravizar, e, ainda, agricultores, que buscavam o valor econômico da terra para estabelecer um comércio entre o sertão e o litoral. Essas terras foram cedidas a João Rodrigues Antunes, em 1778, e a João Francisco de Oliveira, em 1789.
Em 1884, houve a instalação da São Paulo Railway, companhia de estrada de ferro da região Bragantina. A estação de Vargem era a última estação do sistema. A ferrovia foi um grande fator de integração social, pois o maior movimento era de carga para a região sul de Minas Gerais.
A pecuária se desenvolvia nesse eixo. Por algum tempo, Minas Gerais e São Paulo disputaram a posse do povoado, pois a divisa entre os estados era uma ponte que cruzava as terras da região. Em 1929, o povoado era considerado grande centro de movimentação comercial e agrícola.
Com a inauguração da rodovia Fernão Dias, em 1959, houve a desativação da ferrovia, no início da década de 60. Esse fato, aliado à queda da agricultura do café, promoveu a estagnação do processo de desenvolvimento econômico e seu conseqüente declínio.
O município foi criado pela primeira vez em 28 de dezembro de 1964, mas foi reconduzido à categoria de distrito em 17 de abril de 1970, anexado novamente ao município de Bragança Paulista. Passados 21 anos nessa condição, teve autonomia política decretada em 30 de dezembro de 1991.
Administração
Prefeito: ALDO FRANCELINO MOYSES
Turismo
Pedra do Lopo
Pedra do Lopo, localizada no Bairro do Lopo.
Muito procurado para prática de trilhas e escaladas. Possui 1780 metros de altura.
Represa do Rio Jaguarí
60% do complexo da represa Jaguarí/Jacareí está localizada no município, onde se encontram diversas chácaras de lazer. Muito utilizada para banho, pesca e esportes náuticos
Fazenda Relíquia
A sede da Antiga Fazenda Relíquia serve hoje como espaço de lazer e convívio para a família e amigos de D. Ana, proprietária do local. Encontramos ainda vestígios dos tempos áureos do café no terreiro e pequena plantação, que a família pretende retomar. Além dos atrativos históricos podemos encontrar doces, compotas, queijos, ervas e chás, produzidos artesanalmente.
Fazenda Santa Rita
Preservando a memória da época do cultivo do café do século XVIII, encontramos a sede e a Capela Santa Rita, preservada até hoje pelos herdeiros da família Barletta. Tradicionalmente se realiza a "Procissão da Sexta-Feira da Paixão", envolvendo toda a família e os sitiantes da região. Hoje o cultivo de cana-de-açúcar, banana e eucalipto tomam lugar da antiga produção de café.
Fazenda São João
Rodovia Fernão Dias. Propriedade adquirida em 1935 pelo Sr. Mansur João Abib. Os que passam pela Rodovia Fernão Dias avistam a sede da fazenda, que alcançou seu auge na época do café. Atualmente, como herança dos herdeiros do Sr. Mansur, apenas restam vestígios daquela época.
Gruta Nossa Senhora de Fátima
Localizada no centro da cidade, esta gruta é dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Em seu interior, a imagem da santa veio diretamente de Portugal.
Site da cidade
http://www.vargem.sp.gov.br
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/vargem/atracoes-turisticas/atrativos-diversos
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9771/vargem-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vargem_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.vargem.sp.gov.br/