Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Vargem

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º53'20" sul e a uma longitude  46º24'49" oeste, estando a uma altitude de 845 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7.985 habitantes.

Possui uma área de 142,96 km².

Hidrografia

Rio Jaguari.

Usina Jaguari

Rodovias

BR-381

Distâncias

76 km da Capital

História

O atual município de Vargem foi distrito criado em 30 de novembro de 1929 e pertencia ao atual município de Bragança Paulista, que, no início, era o antigo povoado de Nossa Senhora da Conceição do Jaguari. Seus habitantes eram bandeirantes em busca de ouro, pedras e índios para escravizar, e, ainda, agricultores, que buscavam o valor econômico da terra para estabelecer um comércio entre o sertão e o litoral. Essas terras foram cedidas a João Rodrigues Antunes, em 1778, e a João Francisco de Oliveira, em 1789.

Em 1884, houve a instalação da São Paulo Railway, companhia de estrada de ferro da região Bragantina. A estação de Vargem era a última estação do sistema. A ferrovia foi um grande fator de integração social, pois o maior movimento era de carga para a região sul de Minas Gerais.

A pecuária se desenvolvia nesse eixo. Por algum tempo, Minas Gerais e São Paulo disputaram a posse do povoado, pois a divisa entre os estados era uma ponte que cruzava as terras da região. Em 1929, o povoado era considerado grande centro de movimentação comercial e agrícola.

Com a inauguração da rodovia Fernão Dias, em 1959, houve a desativação da ferrovia, no início da década de 60. Esse fato, aliado à queda da agricultura do café, promoveu a estagnação do processo de desenvolvimento econômico e seu conseqüente declínio.

O município foi criado pela primeira vez em 28 de dezembro de 1964, mas foi reconduzido à categoria de distrito em 17 de abril de 1970, anexado novamente ao município de Bragança Paulista. Passados 21 anos nessa condição, teve autonomia política decretada em 30 de dezembro de 1991.

Administração

Prefeito: ALDO FRANCELINO MOYSES

Turismo

Pedra do Lopo

Pedra do Lopo, localizada no Bairro do Lopo.

Muito procurado para prática de trilhas e escaladas. Possui 1780 metros de altura.

Represa do Rio Jaguarí

60% do complexo da represa Jaguarí/Jacareí está localizada no município, onde se encontram diversas chácaras de lazer. Muito utilizada para banho, pesca e esportes náuticos

Fazenda Relíquia

A sede da Antiga Fazenda Relíquia serve hoje como espaço de lazer e convívio para a família e amigos de D. Ana, proprietária do local. Encontramos ainda vestígios dos tempos áureos do café no terreiro e pequena plantação, que a família pretende retomar. Além dos atrativos históricos podemos encontrar doces, compotas, queijos, ervas e chás, produzidos artesanalmente.

Fazenda Santa Rita

Preservando a memória da época do cultivo do café do século XVIII, encontramos a sede e a Capela Santa Rita, preservada até hoje pelos herdeiros da família Barletta. Tradicionalmente se realiza a "Procissão da Sexta-Feira da Paixão", envolvendo toda a família e os sitiantes da região. Hoje o cultivo de cana-de-açúcar, banana e eucalipto tomam lugar da antiga produção de café.

Fazenda São João

Rodovia Fernão Dias. Propriedade adquirida em 1935 pelo Sr. Mansur João Abib. Os que passam pela Rodovia Fernão Dias avistam a sede da fazenda, que alcançou seu auge na época do café. Atualmente, como herança dos herdeiros do Sr. Mansur, apenas restam vestígios daquela época.

Gruta Nossa Senhora de Fátima

Localizada no centro da cidade, esta gruta é dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Em seu interior, a imagem da santa veio diretamente de Portugal.

 

Site da cidade

http://www.vargem.sp.gov.br

 

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/vargem/atracoes-turisticas/atrativos-diversos

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9771/vargem-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vargem_%28S%C3%A3o_Paulo%29

http://www.vargem.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Vargem:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Vargem:
 
17/06

Não entendi bem: Escolha a cidade. Se é onde eu moro ou a de que eu devo comentar. Moro em Mauá-SP, que nem está na lista. Sobre o site de Vargem-SP, queria saber mais coisas da cidade, e não tem no mesmo. Por exemplo: Economia, comércio, serviços, etc....

SPCIDADES:

>> O comentário é postado no site da cidade que vc escolher.

>> As informações inseridas pela SPCidades são compiladas daquelas disponíveis na rede. A partir daí a Prefeitura, entidades ou mesmo habitantes da cidade podem inserir mais conteúdo, gratuitamente. Até o momento não recebemos quaisquer informações adicionais por parte dessa cidade.

>> Mauá não está no portal pois não é considerada "interior" ou "litoral" : "é um município do estado de São Paulo, daRegião Metropolitana de São Paulo, pertencente à região do ABC Paulista."

Agradecemos o seu contato.

Enviado por Airton Pereira da Silva às 15h16
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions