Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Cachoeira Paulista

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 27.205

Urbana: 21.671

Rural: 5.534

Homens: 13.502

Mulheres: 13.703

Densidade demográfica (hab./km²): 94,53

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,38

Expectativa de vida (anos): 72,03

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,97

Taxa de Alfabetização: 93,46%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,794

IDH-M Renda: 0,711

IDH-M Longevidade: 0,784

IDH-M Educação: 0,886

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Paraíba do Sul

Rio Bocaina

Rodovias

BR-116

SP-62

História

O marco inicial do primitivo núcleo foi uma capelinha que Sebastiana de Tal e outros devotos construíram em homenagem ao Senhor Bom Jesus, em 1780. Manoel da Silva e sua mulher por escritura passada no cartório do tabelião de Guaratinguetá, a 18 de Outubro de 1784, doaram para o patrimônio da Capela, 200 braças ou 440 metros de testada que, partindo da margem esquerda do Rio Paraíba, avançada meia légua para os lados da Serra da Mantigueira. Foi elevada à categoria de Freguesia pela Lei no. 37, de 29 de Março de 1876, com o nome de Santo Antonio da Cachoeira. Pela Lei no. 5, de 9 de Março de 1880, foi elevada à Vila, com a denominação de Santo Antonio da Bocaína. Em 8 de Janeiro de 1883, foi instalada a Câmara Municipal da Vila de Santo Antonio da Bocaína, em sessão realizada pela Câmara Municipal de Lorena. Pela Lei no. 80, de 25 de Agosto de 1892, foi criada a Comarca, cuja instalação deu-se a 12 de Outubro do mesmo ano e, pelo Presidente da Câmara Municipal, foi dada a posse ao primeiro Juiz de Direito nomeado, Dr. José Inácio de Macedo. Em 15 de Maio de 1895, pela Lei Municipal de no. 14, é elevada à categoria de cidade. Pela Lei nº. 1470, de 29 de Outubro de 1915, do Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente do Estado, recebe a denominação de Cachoeira. Em 30 de Novembro de 1944, pelo Decreto no.14334, passou a denominar-se Valparaíba, e finalmente por força da Lei no. 233, de 24 de Dezembro de 1948, recebe definitivamente o nome de Cachoeira Paulista. Pela sua posição geográfica, situada entre São Paulo/Rio de Janeiro e muito próxima de Minas Gerais, Cachoeira Participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932. É instalado nesta cidade o Q.G. da 2a. D.I.O., sob a chefia do Coronel Euclides Figueiredo, comandante do setor norte. A cidade transformou-se em praça de guerra, com grande concentração de forças do Exército e da Força Pública do Estado de São Paulo. Foi posto de abastecimento famoso Trem Blindado, que daqui partia para 
dar combate às tropas adversárias.

Significado do Nome

A origem do nome Caxoeira surgiu devido à constituição do Rio Paraíba na área, pois na vazante formava-se no rio pequenas, mas violentas Cachoeiras.

Aniversário da Cidade: 09 de Março

Fundação: 9 de março de 1880

Gentílico:cachoeirense

Administração

Prefeito:     JOÃO LUIZ DO NASCIMENTO RAMOS

 

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil

A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista foi o ponto de ligação da Estrada de Ferro D. Pedro II, que uniu as cidades do rio de Janeiro e Cachoeira Paulista, e a Estrada de Ferro São Paulo-Rio (entre São Paulo e Cachoeira - bitola estreita, e Cachoeira Paulista ao Rio - bitola larga 160). A construção da Estação, em 1877, veio atender as demandas daquele meio urbano que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte. Construída, a partir do projeto do Engenheiro Newton Bennton, o edifício da estação coube ao ecletismo impostos às soluções arquitetônicas, características da época. A Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II em Cachoeira Paulista (depois Central do Brasil e Rede Ferroviária Federal), foi privatizada pela MRS Logística. A Estação é uma das maiores do país, com 270 metros de comprimento e uma das mais importantes, pois foi o depósito de uma das riquezas do Brasil no II Reinado que foi o Café, foi tombada pelo COMDEPHAAT (18.04.82).

Teatro Municipal de Cachoeira Paulista

Foi inaugurado em 1883, sendo um dos mais antigos do país. Promoveu eventos de grandes compositores de óperas e apresentou o grande compositor Vila Lobos.
Rua Marechal Deodoro

Ponte Metálica Silvio Vilas Boas

Foi construída em 1875, sendo restaurada pelo engenheiro de Obras do Estudo Euclides da Cunha, de acordo com o ofício n° 61, de 31 de março de 1897. O engenheiro Euclides da Cunha fez a restauração completa dos encontros e colocação de aparelho de habilitação e executou outros trabalhos que foram necessários.

Ponte Dr. Euclides da Cunha

1908 - a única obra existente no Vale do Paraíba, toda de alvenaria, para a qual o Engenheiro fez questão de colocar o seu nome.

Subestação da Centrais Elétricas Furnas S/A

A maior estação de rebaixamento de energia elétrica da América do Sul. Ocupa uma área de 32 alqueires.

Comunidade Canção Nova

Comunidade Católica, que visa evangelizar através dos meios de comunicação social. Possui rádio, TV e portal na Internet, com alcance mundial. Fundada em 1978 pelo Padre Jonas Abib, atrai milhares de pessoas todos os fins de semana, para participarem dos chamados acampamentos de oração.

Igreja de São Sebastião

Situada na praça principal da cidade, tem o teto decorado com pinturas a óleo pelo artista cachoeirense Nelson Lorena.

Igreja de São Bom Jesus da Cana Verde

Doada pelo capitão Manoel da Silva Caldas por SESMARIAS no início do século XVIII, em 1780. A terceira igreja erguida em louvor a São Bom Jesus no Vale do Paraíba. Na Capela-mor, estão os restos mortais do Primeiro Vigário de Cachoeira Paulista. Praça Bom Jesus - Bairro da Margem Esquerda

Santuário Nacional de Santa Cabeça

Iniciou-se a sua construção em 1795. Localiza-se na Rodovia dos Tropeiros, s/n

Igreja de Santo Antônio

Erguida em homenagem ao padroeiro da cidade, foi construída em 1830. Localiza-se no Largo Santo Antônio

Museu Histórico e Pedagógico Dr. Costa Jr.

Contém o acervo de documentos e objetos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932 - Cachoeira Paulista foi o Quartel General do setor norte, 2° DTO sob o comando do Coronel Euclides Figueiredo. Localiza-se na Rua Rangel Pestana, 202 
Museu Folclórico Waldomiro Silveira

De propriedade particular, possui acervo de documentos e objetos da revolução de 1932, objetos de valor regional e mobiliário que data da fundação do município. 
Localizado na Rua J. Lombardi, 120

Museu Maestro Lorena

De propriedade particular, contém quadros e documentos do artista de maior destaque do município, que dá nome ao museu. Localiza-se na Rua Maestro Lorena, s/n.

Parque Ecológico Nelson Lorena

Compreende uma área de 15.230 m2, com lanchonete, parque infantil, fauna aquática e flora, 4 lagos, vagão destinado como espaço cultural, pedalinhos, churrasqueiras e quiosques. Pertence à Prefeitura Municipal. Está localizado na Rua Silva Caldas.

Rio Paraíba

Rio que nasce do encontro dos Rios Paraibuna e Paraitinga, na Serra da Bocaina. Possui cerca de 1.100 Km. Desempenhou papel de importancia fundamental para o desenvolvimento agrícola e industrial de uma vasta região. Em suas águas, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. É navegável e tem várias ilhas em seu leito.

Represa da Usina Hidrelétrica da Serra da Bocaina

Uma das primeiras Usinas do Estado. Foi construída em 1912 e ainda se encontra em funcionamento.

Cachoeira da Gruta Fria

Localizada no Rio Mendonha, no sopé da Serra da Mantiqueira. São cerca de 150 m, de queda em inúmeros degraus formados na própria rocha. Acesso pela Estrada da Bocaina.

Rio das Pedras

Propício a banho, conta com área para piquenique.

Cachoeirão da Bocaina

Localizada no Rio bravo, com 80 m de extensão e um desnível de 20 m, propício para camping e piquenique.

Eventos

Janeiro

20 - Festa de São Sebastião

Fevereiro

- Carnaval e Festa do Judas

Março

09 - Emancipação Política

Abril

- Páscoa e Semana Santa

Maio

- Cavalgada à Aparecida (2º Domingo de Maio)

- Festa de São Benedito - Bairro do Pitéu

- Festa de Santa Cruz

Junho

1 à 13 - Festa do Padroeiro - Santo Antônio

- Festa de São Pedro e São Paulo

Agosto

- Festa de Bom Jesus da Cana Verde

- Festa de Nossa Senhora da Conceição

Setembro

- Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Madrinha dos Ferroviários

- Festa de Nossa Senhora da Guia - Bairro do Quilombo

Outubro

- Festa de Nossa Senhora Aparecida - Bairro do Parque da Primavera

- Torneio Leiteiro

Dezembro

- Festa de Santa Cabeça - Procissão da Praça Central até o Santuário de Santa Cabeça. (2º Domingo de Dezembro).

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=cachoeira+paulista

Fonte

http://www.cachoeirapaulista.sp.gov.br/main.php?logic=index.principal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_Paulista

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9007/cachoeira-paulista-sp.html

 
MAIS SOBRE Cachoeira Paulista:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Cachoeira Paulista:
 
10/11

uma cidade que nao tem nada

Enviado por milena andrade às 08h07
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions