Geografia
A localização geográfica do município é de certa forma privilegiada, dado que num raio de 200 km localizam-se cerca de 40 milhões de pessoas e grande parte do PIB brasileiro. Entretanto, o município padeceu por anos de falhas básicas de infraestrutura, o que limitou seu desenvolvimento econômico, como o acesso difícil à rodovia Presidente Dutra e limitações na oferta de água, telecomunicações e energia. Felizmente estes problemas estão praticamente solucionados, devido à reconstrução ocorrida nas linhas de transmissão em 230 kV que atendem à região, a construção de centrais hidrelétricas em municípios vizinhos e o conjunto de pontes de viadutos que vão finalmente interligar o município à rodovia Presidente Dutra, um trajeto de cerca de 10 km que deverá ficar pronto em 2010. O município possui boa oferta de água (com fontes cristalinas da serra da Mantiqueira) e está em vias de construir uma estação de tratamento de esgoto, bem como galerias pluviais para solucionar a questão das enchentes que assolam o município todo verão. Cruzeiro conta com torres de todas as operadoras de celular do Brasil, um canal de de TV comunitário e acesso a internet por rádio e sistema ADSL. O aterro sanitário do município foi considerado satisfatório pela CETESB e há no município oferta de gás natural, proveniente de City Gate no GASPAL. Entretanto, o município não possui aeroporto nem heliponto, e o terminal rodoviário é bastante insatisfatório. O mobiliário urbano está sendo aos poucos melhorado, bem como a sinalização das ruas. Todavia as chegadas das estradas na zona urbana evidenciam um cenário de um município por anos decadente e carente de soluções urbanísticas, tanto na funcionalidade quanto no aspecto paisagístico.
O município, situado aos pés da Serra da Mantiqueira possui uma altitude de 517 m, enquanto as montanhas ao norte apresentam elevações chegando a quase 2.800m. Assim na área próxima a rodovia Presidente Dutra o relevo predominante é o do mar de morros, com grandes e imponentes montanhas escarpadas na divisa com o estado de Minas Gerais. Nesta divisa encontra-se a Garganta do Embaú, ponto mais baixo para a travessia da Serra da Mantiqueira, visto a dezenas de quilômetros, através da Via Dutra.[carece de fontes]
Os municípios limítrofes são Lavrinhas a leste, Silveiras a sudeste, Cachoeira Paulista a sul, Piquete a sudoeste e Passa-Quatro eMarmelópolis ao norte.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 73.492
Urbana:71.179
Rural: 2.313
Homens:36.033
Mulheres: 39.459
Densidade demográfica (hab./km²): 241,27
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,81
Expectativa de vida (anos): 71,79
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,13
Taxa de alfabetização: 95,23%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,809
IDH-M Renda (PIB): 0,733
IDH-M Longevidade: 0,780
IDH-M Educação: 0,914
Renda per Capta: R$ 314,28
(Fonte: IPEADATA)
Hidrografia
O município é cortado pelo rio Paraíba do Sul.
Rodovias
SP-52
SP-58
BR-116
Distâncias
Campos do Jordão - 101 km
Caxambu - 98 km
Rio de Janeiro - 213 km
São José dos Campos - 120 km
São Paulo - 210 km
História
Cruzeiro nasceu no século XIX, no decênio seguinte à guerra do Paraguai. Quando o Visconde de Mauá revolucionou a economia nacional, as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, exigiram melhores vias de comunicação, porque as existentes eram rudimentares. E assim nasceu a Estrada de Ferro D. Pedro II e, com ela, a cidade de Cruzeiro.
A cidade surgiu por sua situação geográfica propícia, situada na metade do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Já na segunda metade do século XVIII, o local era tão importante que já havia uma povoação com capela em território pertencente ao do atual município de Lorena. O povoado desenvolveu-se por conta do ouro das Minas Gerais e recebeu o nome de Embaúva por se localizar no cruzamento da estrada que ligava Pinheiros (atual Lavrinhas) a Lorena e a que seguia para Minas Gerais, onde havia uma embaúva.
Pelo povoado, passava o comércio vindo das Gerais com destino ao litoral por meio do “caminho dos Guaiases”, atravessava por Guaratin guetá e Cunha, e chegava a Parati. Impulsionado por esse comércio, Embaúva evoluiu o suficiente para elevar-se à categoria de freguesia com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Embaúva, em 19 de fevereiro de 1846.
Em 6 de março de 1871, foi criada a vila com a denominação Conceição do Cruzeiro. Em 1880, a vila possuía 11 mil habitantes, exportava cerca de 450 mil quilos de café de suas 55 fazendas e tinha 20 estabelecimentos comerciais, até ser absorvida por Cruzeiro, que nasceu e cresceu a partir de seu território. A cerca de oito quilômetros de Embaúva, situava-se a fazenda Boa Vista, em cujo pátio nasceu a cidade de Cruzeiro.
Em 30 de março de 1891, foi criado o distrito com o mesmo nome da estação ferroviária do município de Conceição do Cruzeiro. Pouco tempo depois, a população cresceu bastante e as casas foram sendo construídas no trecho entre a estação e Santa Cruz. Em 3 de junho de 1891, o distrito de Estação de Cruzeiro voltou à categoria de vila com o nome de Vila Novais, mas durou pouco tempo, sendo reconduzida à categoria de distrito com o nome de Estação do Cruzeiro em 18 de julho de 1892, incorporado ao município de Conceição do Cruzeiro, que hoje não existe mais.
Apenas em 2 de outubro de 1901, transferiu-se a sede do município de Cruzeiro, antigo Conceição do Cruzeiro, para o distrito de Estação do Cruzeiro, elevando-o à categoria de município com a mesma denominação.
Gentílico
Cruzeirense
Significado do Nome
Manoel Freitas Novaes, fundador de Cruzeiro, era um homem de grande influência política e por esse motivo conseguiu que fosse modificado o traçado da Estrada de Ferro D. Pedro II. A estrada deveria passar pelo trecho sinuoso do rio Paraíba, entre Lavrinhas e Cachoeira, mas, com sua influência, trouxe os trilhos para a margem esquerda do rio, proporcionando a oportunidade necessária para a criação da cidade de Cruzeiro, denominada primeiramente Estação do Cruzeiro, por existir no local um Santo Cruzeiro.
Fundação: 2 de outubro de 1901
Gentílico: cruzeirense
Administração
Prefeita: ANA KARIN DIAS DE ALMEIDA ANDRADE
Economia
Hoje, o município tem o seu foco econômico voltado para a área do comércio e da indústria metalúrgica. A antiga FNV (Fábrica Nacional de Vagões) atualmente Iochpe-Maxion com filial também na China é uma indústria multinacional de componentes ferroviários e produção de rodas e chassis.
Fonte
http://portal.cruzeiro.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_(São_Paulo)
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9087/cruzeiro-sp.html