Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Lorena

Geografia

Os municípios limítrofes são Piquete a noroeste e norte, Cachoeira Paulista a nordeste,Canas entre Lorena e Cachoeira, Silveiras a leste, Cunha a sul e Guaratinguetá a oeste.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 77.990

Urbana: 75.097

Rural: 2.893

Homens: 38.006

Mulheres: 39.984

Densidade demográfica (hab./km²): 187,25

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,97

Expectativa de vida (anos): 70,64

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,13

Taxa de alfabetização: 94,13%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,807

IDH-M Renda: 0,740

IDH-M Longevidade: 0,761

IDH-M Educação: 0,921

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rio Paraíba do Sul

Rio Piaguí

Ribeirão Taboão

Rodovias

SP-62

BR-116 Rodovia Presidente Dutra

BR-459 que liga Paraty (Rio de Janeiro) - RJ até Poços de Caldas -MG

História

O núcleo inicial da povoação surgiu no fim do século XVII ao redor das roças de Bento Rodrigues Caldeira, com o nome de Porto de Guayapacaré. Em 1705, tornou-se Nossa Senhora da Piedade após a construção da capela da cidade à Santa de mesmo nome feita com doações de Bento Rodrigues Caldeira, João Bosco de Almeida e Pedro da Costa Colaço. Tornou-se freguesia em 1718 e foi elevada à categoria de Vila em 14 de novembro de 1788, com o nome de Lorena por decreto do Capitão-General Bernardo José de Lorena, então governador de São Paulo. A Vila de 1788 tornou-se cidade em 1856. Na década anterior havia tomado parte, ao lado de Silveiras, na Revolução Liberal de 1842, dominada pelo Duque de Caxias. Passara, então, a pertencer à província do Rio de Janeiro, castigo que durou pouco tempo, pois já no ano seguinte voltou à província de São Paulo.
Lorena, por sua vez, vinte e oito anos depois de criado seu município, sofreu seu primeiro desmembramento: em 1816, Areias se emancipava, levando consigo todas as terras hoje pertencentes a Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, São José do Barreiro e Lavrinhas, num total de 2487 km², ou seja, uma área correspondente a dois terços da área original do município lorenense. E daquilo que então lhe restou, Lorena ainda veio a perder, mais tarde, Cruzeiro, em 1871; Cachoeira Paulista em 1880 e Piquete em 1891.
O povoado nasceu como ponto de apoio das expedições bandeirantes que iam a Minas Gerais à procura de ouro. No século XIX. Em 1937 a cidade torna-se sede de bispado, com a criação da diocese de Lorena, que abrange 11 municípios: os dez em que se dividiu o originário e mais o de Cunha.
Lorena desenvolveu-se com a cultura de cana-de-açúcar e do café. Atualmente a principal atividade econômica do município é a pecuária, especialmente a leiteira.

Significado do Nome

Lorena, assim como muitas outras cidades do Vale do Paraíba, chamou-se inicialmente Hepacaré’, nome tupi-guarani que, segundo Teodoro Sampaio, quer dizer braço ou seio da lagoa torta, em virtude de um braço do rio Paraíba ali existente na época, mas, segundo o Relatório da Província de São Paulo, de Azevedo Marques (1887), hepacaré significa lugar das goiabeiras.

Fundação: 14 de novembro de 1788

Gentílico: lorenense

Administração

Prefeito:  FABIO MARCONDES

Economia

A cidade de Lorena conjuga as melhores condições de desenvolvimento no estado de São Paulo. Lorena se destaca por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte)e por contar com a infraestrutura necessária para o suprimento de importantes matérias primas, bem como para o escoamento de produtos para o exterior.

Além de contar com excelente infraestrutura rodoviária e ferroviária, Lorena está estrategicamente localizada nas proximidades de 4 dos 9 principais portos do Brasil, quais sejam, Santos, Sepetiba, Rio de Janeiro e São Sebastião. O Porto de São Sebastião, o mais próximo porto de Lorena, recentemente iniciou processo de diversificação de produtos transportados com o início de exportação de automóveis e segundo dados da Dersa, até 2010 estará apto a movimentar um volume superior a 3 milhões de toneladas anuais de carga comparando-se às atuais 400 mil toneladas/ano.[carece de fontes]

Adicionamente aos pontos acima, Lorena destaca-se por contar com uma unidade da Universidade de São Paulo - USP na área de engenharia e com mais duas universidades, FATEA e UNISAL, estas últimas mais voltadas notadamente para a área de humanas. A presença de três centros de ensino de excelência é, também, um fator de atração de novas indústrias.

Ainda dentro desse mote, insta salientar a qualidade do Curso de Direito da UNISAL de Lorena. No ano de 2008, Dados do prêmio "Melhores Universidades do País" da Editora Abril consideraram o Curso de Direito de Lorena um dos cinco melhores do Estado de São Paulo. Além do mais, o Curso de Direito foi agraciado com o notável selo de qualidade da OAB/SP chamado "OAB Recomenda", título bastante restrito e conferido apenas às melhores faculdades de Direito do Estado.

Por fim, como se não bastasse isso tudo, a turma de fomandos de 2008 do Curso de Direito aprovou 91% dos alunos na 1ª fase do Exame da OAB e 86% na segunda fase, índices que excederam o nível de aprovação de todas as outras faculdades de Direito de todo o Estado de São Paulo, o que mostrou cristalinamente os bons predicados do Curso de Direito da UNISAL de Lorena.

Em 12 de novembro de 2007 o Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), de São José dos Campos, anunciou que criará uma incubadora de negócios em Lorena para estimular o empreendedorismo na região do Vale Histórico.

A economia Lorenense tem mostrado grande recuperação, motivo pelo qual um grupo Paulistano implementará até o final de 2010 um condomínio fechado de alto padrão abrangendo 90 lotes residenciais, três torres residenciais, uma vila comercial e um hotel.

Educação

A cidade de Lorena, possui um campus da USP, Universidade de São Paulo, onde está a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), antiga Faenquil, uma instituição de âmbito nacional com qualidade no ensino e no ramo das pesquisas nas áreas correlatas a Engenharia Química e suas vertentes, foi a pioneira no Pró-Alcóol. A cidade conta também com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Campus Lorena, que está em mais de 20 países e apresenta o Curso de Direito reputado como um dos cinco melhores do Estado de São Paulo e também outra instituição de renome, qual seja: a FATEA.

Em 2008 a cidade contará com mais de 5000(cinco mil) alunos na graduação levando-se em consideração o somatório das três escolas superiores.

No ensino médio conta com uma série de Escolas Técnicas estaduais e privadas abrangendo diversas áreas, com destaque para o Colégio Técnico com ênfase em química (COTEL), mantido dentro das instalações da USP.

Na educação básica Lorena se destaca entre as melhores da nação, superando índices considerados ideais pela ONU.

 

Turismo

Principais Pontos Turísticos

Solar dos Azevedo

Palacete Veneziano

Pertenceu ao Dr. José Machado Coelho de Castro, que o construiu no local do sobradinho de 1860 do Barão de Castro Lima, derrubado por volta de 1815. Situa-se na esquina da Rua Dom Bosco com a Rua Barão de Castro Lima, pertence atualmente ao Salesianos de Lorena.

Parque Águas do Barão

No dia 24 de maio de 2004, em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Lorena aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a doação, em favor da Comunidade Canção Nova, da área Ecológica conhecida como Parque Águas do Barão. O parque, um dos maiores atrativos da cidade, está localizado no bairro Cidade Industrial, com mais de 12.000 metros quadrados de muito verde, playground, quiosques e mini-zoológico. A área de 12.000 metros foi desapropriada pela prefeitura em 1988 para destinação pública. Em sue interior há uma capela de Teresinha do Menino Jesus.

Horto do Ibama

Antigo Horto Florestal, criado em 1934, possui área para pratica de esportes, além de muito verde espalhado em seus 250 hectares. Também pode ser encontrado um viveiro de mudas e o Centro de Educação Ambiental Monteiro Lobato.

Solar do Conde Moreira Lima

Uma das mais antigas construções da região, datado de 1852, o casarão abriga atualmente a Casa da Cultura de Lorena, além do Museu Municipal. Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 Centro. Tel: 3153-1518.

Site da cidade

http://www.lorena.sp.gov.br/

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lorena_(São_Paulo)

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9321/lorena-sp.html

 

 
MAIS SOBRE Lorena:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Lorena:
 
26/03

onde pescar em lorena sp

Enviado por guaracy às 07h24
12/06

LORENA QUE SAUDADES...

Enviado por DEVANIL QUELUZ MARTINS às 06h42
12/03

quero saber de onde vem nome de que origem

Enviado por verenick ribeiro da silva às 21h17
08/07

ótima, falta mostrar o caminho até santo antonio pinhal

Enviado por verenick ribeiro da silva às 20h09
30/10

NOMES DOS RIOS DE LORENA-SP

Enviado por KAYAN DOS SANTOS DUTRA às 15h51
29/04

LORENA Minha princesa! Pupila dos olhos de Maria. Rendo-me ante teu encanto e tua beleza, tua história, tua bandeira, tuas romarias. Não canso de cantar-te em versos. Em ti cabe todo meu universo. Lorena de janela aberta e faceira, para a Serra do Mar e da Mantiqueira. Visitada pelo Paraíba, numa várzea rica e bonita, nasceu e cresceu num Vale promissor, a princesa dos olhos do Nosso Senhor. Como amo teu solo! Terra das palmeiras imperiais, chão dos meus ancestrais. Contemplo teu céu resplandecente, tua lua reluzente, pedindo clemente, que teu chão seja minha morada eternamente. Regina Rousseau

Enviado por Regina Rousseau às 22h34
29/04

LORENA Minha princesa! Pupila dos olhos de Maria. Rendo-me ante teu encanto e tua beleza, tua história, tua bandeira, tuas romarias. Não canso de cantar-te em versos. Em ti cabe todo meu universo. Lorena de janela aberta e faceira, para a Serra do Mar e da Mantiqueira. Visitada pelo Paraíba, numa várzea rica e bonita, nasceu e cresceu num Vale promissor, a princesa dos olhos do Nosso Senhor. Como amo teu solo! Terra das palmeiras imperiais, chão dos meus ancestrais. Contemplo teu céu resplandecente, tua lua reluzente, pedindo clemente, que teu chão seja minha morada eternamente. Regina Rousseau

Enviado por Regina Rousseau às 22h34
01/01

LUA DE ONTEM E DE HOJE (para Lorena, cidade natal) Nossas lembranças moram dentro de nós. E elas nunca falham quando delas precisamos, para descrever nossos sentimentos, seja de saudade, amor, amizade pela natal cidade. E as fotografias retratam aquele segundo eternizado. “Só a máquina fotográfica a todos ilumina e perpetua.” Com as lentes de aumento num caleidoscópio fixadas, vejo minha cidade amada e sua aparente calma. No jardim da praça molhada pelo sereno, a fonte luminosa Maria Cecília, seus focos de água e luz que a todos encantam, as palmeiras imperiais espalhadas pela praça principal, balançam nas ondas hertzianas da radio local. O repicar dos sinos da catedral anunciando a procissão que percorre as ruas centrais lorenense. E vi na sacada do velho casarão de Risoleta, ela tocando no piano sua clássica canção. Num ontem distante minhas lentes de aumento, ouviram e ainda ouvem o apito tristonho de um trem noturno, que passa sempre à mesma hora por Lorena, a saudade doce invadiu minha alma serena. Regina Rousseau

Enviado por regina rousseau às 21h48
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions