Geografia
Seus municípios limítrofes são: Resende (RJ) a norte e nordeste, Areias a sudeste, Silveiras a sul, Lavrinhas a oeste e os mineiros Passa-Quatro, Itanhandu e Itamonte a noroeste.
Demografia
Dados do Censo
População total: 11.309
Densidade demográfica (hab./km²): 36,54
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,97
Expectativa de vida (anos): 70,64
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,51
Taxa de alfabetização: 90,84%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,766
IDH-M Renda: 0,675
IDH-M Longevidade: 0,761
IDH-M Educação: 0,862
(Fonte: IPEADATA)
Distâncias
221 km da Capital.
HISTÓRIA DA CIDADE
Em 12 de dezembro de 1801, o então governador da capitania de São Paulo concedeu aos índios puris, que viviam na área do Vale do Paraíba e nos contrafortes da Mantiqueira, as terras compreendidas entre o rio Paraíba, o ribeirão das Cruzes e o de Entupido e a serra, a fim de passarem a viver em sociedade legal e segundo os preceitos cristãos.
O padre Francisco das Chagas Lima ergueu uma capela em louvor de São João e ao redor dela desenvolveu-se a aldeia, que mais tarde se constituiu em um povoado e logo se transformou em freguesia, em 2 de março de 1803, com a denominação de São João Batista de Queluz, em terras do município de Lorena.
Em 28 de novembro de 1816, a freguesia foi transferida para o município de Areias. O povoado foi crescendo lentamente e, em 4 de março de 1842, foi elevado à categoria de vila com o nome de Queluz. Nessa condição, se manteve até 10 de março de 1876, quando recebeu os foros de cidade.
A cana, o milho, o café e a pecuária foram as principais fontes da economia local. O governo provincial construiu na cidade uma ponte sobre o rio Paraíba, destruída por motivos estratégicos durante a Revolução Constitucionalista e reconstruída mais tarde. A estrada de ferro e a mão-de-obra dos italianos, que chegaram para se dedicar ao comércio e à pecuária industrial, contribuíram para o progresso da cidade.
Significado do Nome
Não há registros sobre a origem do nome, mas existem hipóteses de que tenha sido uma homenagem do governador ao Imperador Pedro I, nascido no solar de Queluz, nos arredores de Lisboa; outra hipótese seria uma homenagem ao Marquês de Queluz.
Fundação 4 março de 1842
Gentílico: queluzense
Administração
Prefeita: ANA BELA COSTA TORINO
HOTEL
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=queluz
Fontes
http://www.portalqueluz.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queluz_(São_Paulo)
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9540/queluz-sp.html