Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Jacupiranga

Geografia

Possui uma área de 708,382 km².

* Área da Zona Urbana 10,4 km²

* Área da Zona Rural 698,0 km²

Distâncias

* Curitiba: 180 km

* Registro: 27 km

* São Paulo: 217 km

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 17.041

* Urbana: 10.043

* Rural: 6.998

o Homens: 8.709

o Mulheres: 8.332

Densidade demográfica (hab./km²): 24,06

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 19,12

Expectativa de vida (anos): 69,57

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,06

Taxa de alfabetização: 87,35%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,760

* IDH-M Renda: 0,706

* IDH-M Longevidade: 0,743

* IDH-M Educação: 0,830

COMO CHEGAR

Localização

Litoral Sul Paulista

Limites

Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Pariquera-Açu e Registro

Acesso Rodoviário

São Paulo / Jacupiranga - BR 116 - Rod. Régis Bittencourt - 217 Km

Curitiba / Jacupiranga - BR 116 - Rod. Régis Bittencourt - 180 Km

Distâncias

188 km da Capital

 

História

Em 1864, foi fundada a freguesia de Botujuru, que, em tupi-guarani, quer dizer “boca do vento que sopra continuamente”, em terras então pertencentes a Iguape, pelo comerciante português Antônio Pinto Magalhães Mesquita, que construiu também uma capela dedicada à Imaculada Conceição.

Em 5 de abril de 1870, o povoado foi elevado à categoria de freguesia e recebeu a denominação de Jacupiranga. Em 1888, inaugurou a igreja matriz.

Jacupiranga só foi elevada a município em 29 de dezembro de 1927. Seu desenvolvimento foi lento devido à dificuldade de comunicação e transporte. Como o transporte na região era essencialmente fluvial e o rio Jacupiranga, que banhava o município, não era navegável em toda a sua extensão, os moradores foram obrigados a fazer baldeações e longas caminhadas.

Significado do Nome

Que, do tupi-guarani, significa “jacu vermelho”.

 

Fundação: 1927 (82–83 anos)

Gentílico: jacupiranguense

 

Administração

prefeito :   JOSÉ CÂNDIDO MACEDO FILHO

DADOS ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO

AGRICULTURA

Banana, mandioca, milho, maracujá, acerola e goiaba.

PECUÁRIA

Gado vacum e bubalinos.

OUTRAS ÁREAS

Artefatos de cimento, tipografia, malharia, conservas e doces de banana, olaria, serralheria, limpeza em geral, dentre outras.

 

Turismo

Venha conhecer o que há de mais belo no turismo

A cidade de Jacupiranga vem há muitos anos proporcionando aos moradores da região e do país uma beleza turística magnífica, que a cada dia atrai centenas de turistas. Tudo isso tem sido uma ponte para o município levar e mostrar aos adeptos do Ecoturismo e do Turismo, as belezas existentes e as práticas esportivas radicais.

Um dos grandes potenciais turísticos de Jacupiranga é sua quantidade de cachoeiras e corredeiras, com águas limpas, cristalinas e piscosas, como as do Desemboque, do Roncador, da Figueira, Setúbal, da Queda, Ribeirão do Salto e as corredeiras dos rios Pindaúba Grande e Guaraú.

Também podemos citar, a Fauna e Flora, características da Mata Atlântica do Parque Estadual de Jacupiranga, que é rica em espécies animais e vegetais, proporcionando aos visitantes um belo visual de plantas e flores nativas.

O Parque Estadual de Jacupiranga, com uma área de 150.000 ha, é o segundo maior em extensão do Estado de São Paulo, abrangendo os municípios de Eldorado, Jacupiranga, Cajati, Iporanga, Barra do Turvo e Cananéia.

É uma reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Sua altitude varia de 10 a 1.310 metros na Serra do Cadeado e protege uma inestimável riqueza em biodiversidade e paisagens notáveis.

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz N. Sra. da Conceição

Igreja Matriz N.Sra. da Conceição, construída em 1888

Rio Guaraú

Corredeiras num trecho em que o rio Guaraú passa pela borda norte do Granito Guaraú, com as margens recobertas por exuberante Mata Atlântica. Trata-se de um atrativo turístico comprometido pelo lançamento de esgoto doméstico oriundo das populações ribeirinhas, que normalmente são invasões, e que estão degradando um bonito e frágil trecho do rio.

Parque Estadual de Jacupiranga

Foi criado pelo Decreto-Lei Nº 145 de 8 de agosto de 1969. Os principais ecossistemas encontrados são de Mata Atlântica (Floresta Tropical Pluvial). Também são encontradas formações geológicas. Se localiza no estado de São Paulo na região do Vale do Ribeira de Iguape. Abrange os seguintes municípios: Jacupiranga (22.749,30 Ha); Barra do Turvo (79.139,89 Ha); Cananéia (23;032,89 Ha}; Iporanga (6.775,24 Ha); Eldorado (18.302,68 Ha.) e Cajati, totalizando uma área de 150.000 Ha e um perímetro de 369.000 m.

Acesso

Pela BR-116 (Rod. Régis Bitencourt) - Sede no Km 543. Distante 230 km da capital São Paulo. Distância da unidade às cidades mais próximas: Registro - 35 Km.

Estação Ferroviária

Fepasa (1981-1998)

JACUPIRANGA

Município de Jacupiranga, SP

Ramal de Juquiá - km    SP-3852

Inauguração: 1981

Uso atual: abandonada   com trilhos

Data de construção do prédio atual: 1981

Histórico da Linha: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.

A Estação: Com a construção do prolongamento do ramal de Juquiá, basicamente para atender as mineradoras do vale do Ribeira, em 1981 foi inaugurada a estação de Jacupiranga, pequena e padrão Fepasa: feia e com a função de apenas atender às manobras de trens carqueiros que vêm principalmente de Cajati. Jamais atendeu a passageiros, cujos trens paravam em Juquiá e de lá retornavam. Está hoje abandonada. Não há mais tráfego de trens cargueiros pela linha desde 2003. A estação de Jacupiranga fica fora da cidade, na estrada que vai para a Caverna do Diabo.

EVENTOS

- EXPOJAC - Realizada durante a semana do aniversário do Município (23 de junho) no CEXPEJAC - Centro de Exposições Permanentes de Jacupiranga, reune diversas exposições agropecuárias, torneiro leiteiro, shows artísticos e pirotécnicos, desfile de cavaleiros, desfile escolar, rodeio, parque de diversão, atividades esportivas, entre outras.

A festa é organizada pela Prefeitura Municipal.

- BIERJAC - A BIERJAC tem sua abertura oficial sempre numa Sexta Feira à noite, com desfiles de carros alegóricos e participantes trajados à caráter, percorrendo as principais ruas da cidade. O desfile é encerrado em frente ao pavilhão de realização do evento, dando-se início ao primeiro baile. A animação musical fica por conta de banda populares e modernas.

A festa é encerrada no domingo com um grande e tradicional almoço em ambiente familiar. A festa é organizada pela Associação Pró-Charitas.

- Divino Espírito Santo - Realizada no dia 29 de junho, é uma festa de caráter religioso. Acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde ocorrem quermesses, procissões, alvoradas, café caipira, etc. A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

- Baile do Cowboy - A festa acontece no Clube da ARJA, no sábado da semana do aniversário do Município. É considerado o baile mais animado da região com baile tradicional, traje típico e muita música country.

 

Site da cidade

http://www.jacupiranga.sp.gov.br

 

Fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacupiranga

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9271/jacupiranga-sp.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/jacupiranga/index.php

http://www.jacupiranga.sp.gov.br/economia.asp

 
MAIS SOBRE Jacupiranga:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Jacupiranga:
 
28/08

afinal quem e o verdadeiro dono dos imoveis do trecho santos cajati o governo federal afirma que os imoveis desde 1940 passou a sua proprieda corforme DECRETO LEI 2.436 DE 22 DE JULHO DE 1940 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado por orlando miranda às 23h37
28/08

afinal quem e o verdadeiro dono dos imoveis do trecho santos cajati o governo federal afirma que s imoveis desde 1940 passou a sua proprieda corforme DECRETO LEI 2.436 DE 22 DE JULHO DE 1940 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado por orlando miranda às 23h37
30/06

quero ver fotos da cidade de jacupiranga-sp

N.R. Até o momento não recebemos fotos ou outro material de divulgação dessa cidade. Estamos à disposição para inseri-las nessa pagina.

Solicitamos a Prefeitura ou moradores que nos enviem.

Enviado por licia imazu às 05h39
30/06

quero conhecer a cidade de jacupiranga

Enviado por licia imazu às 05h39
10/02

gostaria de fazer um curso para tecnica de enfermagem ou cuidadora agradeço se puder me responder com urgencia

Enviado por bruna evangelista às 15h41
03/02

Feliz de achar Jacupiranga no site,matei um pouco da saudade,cidade maravilhosa onde pude no passado morar e pretendo voltar parabéns aos municipes que aí se encontram,bjão saudadessss.

Enviado por Meyla Cerqueira às 09h44
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions