Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Cravinhos

Cravinhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Está situado a 22 quilômetros de Ribeirão Preto.

Geografia

Localizada a 15km de Ribeirão Preto e a 292km de São Paulo o município de Cravinhos se consolida como um dos centros industriais mais importantes da região.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: 28.411

* Urbana: 27.182

* Rural: 1.229

* Homens: 14.464

* Mulheres: 13.947

Densidade demográfica (hab./km²): 91,27

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 10,55

Expectativa de vida (anos): 74,35

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,35

Taxa de Alfabetização: 90,96%[6]

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,815

* IDH-M Renda: 0,751

* IDH-M Longevidade: 0,822

* IDH-M Educação: 0,871

História

Após o declínio das terras do Rio de Janeiro,em 1876, quando a produção do café diminuiu, a família Pereira Barreto, que possuía grande experiência na cultura do café, decidiu sair em caravana pelo sertão paulista.

Luiz Pereira Barreto, o Cel. José Pereira Barreto e suas caravanas chegaram até Casa Branca, cidade onde já havia a maravilhosa terra roxa. Foi lá que eles souberam que a região de Ribeirão Preto tinha muitos cafezais de grande potencial de produção, até alguém os indicou a Fazenda Cravinhos.

Ao chegarem à fazenda, notaram que era exatamente o que procuravam: 800 alqueires de terra roxa com grande aspecto fértil das plantações. A área foi indicada por José Hypólito e era de propriedade do Sr. Antônio Caetano. Foi comprada pela família Pereira Barreto por trinta e seis contos de réis. Depois de um tempo, não contendo com os 800 alqueires, a família resolveu comprar mais 80 alqueires do Sr. Domingos Borges, por seiscentos contos de réis.

A fazenda, que então era da família vinda de Rezende, Rio de Janeiro, já havia sido de vários outros proprietários, pois existia desde 1856. Porém, somente os Pereira Barreto que deu os primeiros sinais de civilização.

Para que isso acontecesse, o Dr. Luiz Pereira Barreto solicitou ao jornal A Província (hoje, O Estado de São Paulo) que publicassem um artigo sobre as terras da região, para que, com isso surgisse interesse pelas terras. E foi exatamente isso que aconteceu. Após algum tempo, muitos colonos e fazendeiros já se instalavam na região.

E eles não pararam por ai. O Dr. Luiz Pereira Barreto conversou com a direção da companhia ferroviária de Ribeirão Preto para expandir os trilhos da Estação Ferroviária Mogiana até Cravinhos.  Em 1881 esta expansão foi concluída pelo engenheiro Dr. Santos Lopes.

Foi construída a estação, e junto a primeira casa da cidade que hospedou o engenheiro. Logo depois construíram uma olaria, onde hoje fica na rua XV de Novembro com Bernardino de Campos e Tiradentes. Depois foi a vez do prédio de madeira de Zeca Barreto que residia José Feliciano, onde funcionava um armazém de secos e molhados e um hotel. A primeira igreja da cidade, São José do Bonfim foi construída em 1888 pelo Sr. Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim. As primeiras casas surgiram na rua Bonfim e depois na XV de Novembro, e assim apareceram as duas primeiras ruas da cidade.

Em 23 de novembro de 1883 foi inaugurada a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Nesta época o maior número de imigrantes era italiano, vindos de Sicília, Calábria, Nápoli e Vêneto. Cravinhos se emancipou politicamente em 22 de julho de 1897, pela lei número 511.

Gentílico: cravinhense

Aniversario: 22 de Julho

Administração

prefeito :         JOSÉ CARLOS CARRASCOSA DOS SANTOS

Economia

Dentre as atividades econômicas do município que mais se destacam são: a lavoura de cana-de-açúcar e as indústrias de diversos segmentos.

Cravinhos está despontando como um grande polo industrial do interior de São Paulo. Podemos citar algumas empresas de grande porte, que esão localizadas em Cravinhos, tais como:

* Paletrans

* Thermoval Indústria de Válvulas.

* Ouro Fino Agronegócio

* Noxon Divisão Veterinária

* Cicopal

* Renk Zanini

* Trans Serrano Transportes

* Coiffer

* Grupo WTB Participações, esta construindo a Cia. Energética Cravinhos, que terá investimentos da ordem de R$ 350 milhões, com previsão de estar operando em 2011.

Site da cidade

http://www.cravinhos.sp.gov.br

Falar de economia de uma cidade não é tarefa fácil. De modo geral, podemos dizer que "economia de Cravinhos" é tudo que a cidade produz e gera dinheiro, tanto para empresas ou pessoas instaladas no municípios como para o poder público que arrecada com impostos. Todo esse dinheiro gira a economia.
Porém, vale lembrar que muitas pessoas em Cravinhos trabalham e consomem em Ribeirão Preto, usando a cidade basicamente como dormitório. O que é óbvio, alguma coisa terão que consumir na cidade, o que, ainda assim, gera movimento econômico na mesma. 

Na análise do PIB (Produto Interno Bruto) de Cravinhos do ano de 2005, percebemos a seguinte distribuição:

  • Agropecuária - 23.413 mil reais;

  • Indústria - 66.864 mil reais;

  • Serviço - 150.016 mil reais.

Agropecuária.

Cravinhos possui 229 estabelecimentos agropecuários que ocupam uma área de 30.242 Hectare . 29 desses estabelecimentos são de lavouras permanentes e 164 de lavouras temporárias, 95 estabelecimentos possuem pastagens naturais e 89 estabelecimento com matas e florestas.

Principais produções:

Pecuária, por cabeça (2006):

Número de cabeças de bovinos, 4.702;
Número de cabeças de ovinos, 327;

Número de cabeças de ovinos, 327;

Número de cabeças de suínos, 121;

Galinhas - efetivo dos rebanhos, 30.295;

Galos, frangas, frangos e pintos - efetivo dos rebanhos, 3.480.


Agricultura, em toneladas (2006):

Amendoim (em casca) - Quantidade produzida, 4.500

Milho (em grão) - Quantidade produzida, 1.137;

Soja (em grão) - Quantidade produzida, 300;

Cana-de-açúcar - Quantidade produzida, 1.480.000.

"O comércio de Cravinhos.

Há dois pontos bem nítidos quanto a concentração comercial na cidade. Um é a rua XV de Novembro, a mais antiga e tradicional rua comercial. Nela e nas suas imediações além de um comércio tradicional há também o centro financeiro e econômico, onde estão localizadas as agências bancárias e a única casa lotérica. Outro é a avenida Pedro Amoroso, rota de saída para Ribeirão Preto, nela se percebe facilmente uma maior quantidade de estabelecimentos comerciais: mercados, lojas de acessórios, matérias de construção, farmácias, lojas de roupas, etc. Por ser o setor da cidade que mais cresce esse comércio vem ganhando espaço e se ampliando.Além dos dois pontos que citamos, vale mencionar a avenida Manoel Gomes dos Santos que margeia a rodovia Anhangüera, nela encontra-se muitos estabelecimentos ligados ao ramo automotivos como oficinas e lojas de acessórios, há, também, algumas indústrias. Os demais pontos da cidade apresentam estabelecimentos mais isolados, porém, apesar de não haver concentrações como as que já citamos acima, a maioria dos bairros são servidos pelo menos de supermercados, farmácias, bares e padarias.


A industrialização em Cravinhos.


Para quem chega a Cravinhos, vindo de Ribeirão Preto via Anhangüera avista um grande painel luminoso com uma frase que incentiva empresários a montar suas indústrias no município. Uma iniciativa que vem ocorrendo em muitos municípios pequenos, onde através de incentivos o governo municipal tenta atrair indústrias para gerar emprego no município. 
No caso de Cravinhos, a proximidade com Ribeirão Preto e o acesso através de boas rodovias, torna-se um atrativo inquestionável. É justamente nas marginais da via Anhangüera onde se percebe a maior concentração de indústrias em Cravinhos. Dentre elas: Dow AgroSciences, multinacional dos Estados Unidos com sede em Indianápoles, atua no ramo de genética de plantas e biotecnologia; Renk-zanine, empresa de capital binacional germano-brasileira, atua no ramo de fabricação de redutores de velocidade; Ouro Fino, fabricante de produtos veterinários, empresa brasileira com filial no México, seus produtos estão presentes em mais de 27 países da América, África e Ásia; Paletrans, empresa nacional, fabricante de produtos para movimentação de cargas, empilhadeiras, transpaletes, etc., é a maior fabricante destes produtos na América Latina exportando-os para mais de 20 países e presença marcante no continente europeu.
Por essas empresas que citamos percebemos uma significativa importância industrial que Cravinhos vem alcançando. Cremos que não há exagero no site oficial da prefeitura de Cravinhos quando se lê: “Localizada a 15km de Ribeirão Preto e a 292km de São Paulo o município de Cravinhos se consolida como um dos centros industriais mais importantes da região.” Um procedimento acertado da administração municipal que soube explorar a proximidade com Ribeirão Preto e a ligação por meio da Anhangüera que liga a cidade à capital estadual e capital nacional.
A título de esclarecimento, o setor que mais emprega atualmente é o terceiro setor, comércio e serviços, a indústria incorporou muita tecnologia, faz uso de mão-de-obra qualificada e o “chão de fábrica” é ocupado por máquinas. Porém, a indústria gera receita para os cofres públicos e movimenta outros setores da economia."

Fontes

Censo agropecuário 2006. Resultado preliminares.

Disponível em:ttp://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

As partes entre aspas e em itálico foram retiradas na íntegra do livro:

FREITAS, Alexandre de. Cravinhos: contribuições históricas e geográficas. 2008. (obra não publicada).

Fontes

http://citybrazil.uol.com.br/sp/cravinhos/index.php

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9083/cravinhos-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravinhos

http://www.cravinhos.sp.gov.br/cravinhos/historia.asp

 
MAIS SOBRE Cravinhos:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Cravinhos:
 
26/04

cravinhos é uma cidade boa e cada vez mais está crescendo .

Enviado por anonimo às 16h30
25/03

ola e muito bom

Enviado por lais manoel às 17h49
19/03

Olá, a matéria é boa, porém a data de aniversário de Cravinhos está errada, o correto é 19/03. Valeu...

Enviado por Nelma Loffler às 20h49
13/03

isso é muito legal

Enviado por bruno às 21h11
17/11

gostaria de saber quais são as empresas que lá estão situadas

Enviado por israel soares dos santos às 17h09
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions