Geografia
Localiza-se a uma latitude 20º23'50" sul e a uma longitude 47º25'13" oeste, estando a uma altitude de 996 metros
Demografia
Dados do Censo - 2000
População Total: 6.579
* Urbana: 3.898
* Rural: 2.681
* Homens: 3.399
* Mulheres: 3.180
Densidade demográfica (hab./km²): 17,01
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 17,51
Expectativa de vida (anos): 70,36
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,13
Taxa de Alfabetização: 88,43%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771
* IDH-M Renda: 0,696
* IDH-M Longevidade: 0,756
* IDH-M Educação: 0,861
Limites
Ao Norte com o Município de Pedregulho, ao sul com Franca, ao leste com as cidades de Ribeirão Corrente e jeriquara e a oeste com a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Acesso Rodoviário
Rodovia Cândido Portinari (SP 334)
Distâncias
417 KM de São Paulo, 108 KM de Ribeirão Preto, 14 KM de Franca
História
A Villa de Crystaes, município de Franca, teve origem através da produção cafeeira. Tendo como fator importante à aquisição de grande extensão de terras realizada pelo Sr. Alexandre Villela de Andrade da vizinha cidade de Pedregulho em 1890, aos poucos desenvolveu-se economicamente pela grande produção de agrícola ocorrida no local. De acordo com informações colhidas com a família do Sr. Alexandre Villela de Andrade, a fundação tem origem quando o mesmo escolheu uma área da propriedade para instalar uma máquina de beneficiar o café produzido por ele e pelos fazendeiros vizinhos. Entre 1900 e 1905 foi aberto ao lado do prédio da máquina uma “venda” (*), nesta mesma época já existiam em Crystaes 04 ou 05 casas, provavelmente residências de colonos da propriedade. No início do século XX, a estrada de ferro da Companhia Mogiana vem para amplamente beneficiar a região que produz o melhor café consumido na Europa, logo surge a construção da estação de trens, 1918, período em que a região já tem seu reconhecimento como “DISTRITO”.
Historicamente ainda não se explica com profundidade o movimento gerador do “Distrito de Cristais”, fato este que ocorreu em 28 de julho de 1910, através da Lei Estadual número 1.202, dando como fundador o Coronel Francisco Martins Ferreira Costa, Deputado francano. A instalação do distrito foi promovida pelo então Juiz de Direito do município de Franca, Dr. Affonso de Carvalho, em 08 de janeiro de 1911, consoante termo lavrado pelo Escrivão do Primeiro Ofício Coronel Galdêncio Jacinto de Oliveira Lopes. Além do excelentíssimo dr. Juiz assinou o termo entre outros o Promotor Público Dr. Alberto de Azevedo. Neste mesmo tempo foi nomeado Escrivão do Distrito de Crystaes o Engenheiro Dr. Luís Rodrigues Nunes e Juiz de Paz o Sr. João Diego Garcia. Foram elementos de destaque no processo de fundação do distrito: -Tenente Coronel Victor Mendonça Ribeiro; -Padre Alonso Ferreira de Carvalho - Fundador da Paróquia e pároco durante muitos anos, tendo sido ele o principal incentivador da construção e criação da paróquia de Nossa Senhora D´Abadia. Neste período o Sr. Alexandre Villela de Andrade, observando os rumos tomados pelo recém criado distrito, legaliza a ocupação do solo tendo a preocupação de alinhar as ruas e homogeneizar os terrenos, doando parte de suas terras para a abertura de ruas, praça central, igreja e casa paroquial e grupo escolar. O trabalho de mapeamento urbano data de 15 de março de 1912 e foi realizado pelo Engenheiro Dr. Luís Rodrigues Nunes e deixou o distrito com um traçado perfeitamente regular e planejado. Desta forma aos poucos surgia a cidade.
Gentílico: cristalense
Aniversario da cidade: 08 de janeiro
Administraçao
prefeito : MIGUEL MARQUES
Economia
Sua economia tem como base a Agricultura (café, milho, soja, laranja, abacate, mel), além da pecuária (bovinos - corte e leiteiro, suínos e frango).
Site da cidade
http://www.cristaispaulista.sp.gov.br
Fonte
http://www.estevaocomvoce.com/cidade.asp?C=BFQ945R79K
http://citybrazil.uol.com.br/sp/cristaispaulista/index.php
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9084/cristais-paulista-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristais_Paulista
http://www.cristaispaulista.sp.gov.br/?link=secretaria&s=cultura