Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Fernando Prestes

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 21º15'52" Sul e a uma longitude  48º41'07" Oeste, estando a uma altitude de 545 metros.

 

 

Com uma área de 174 km², representam 0,07% da área do estado de São Paulo, está situado na região araraquarense, à noroeste do estado, e a nordeste da capital, a 21°16’ de latitude sul e 48°44’ de longitude oeste de Greenwich, a 517 metros acima do nível do mar.

 

Limites: Ao norte com os municípios de Ariranha e Monte Alto, ao sul com Taquaritinga, a leste com Cândido Rodrigues, a oeste com Santa Adélia e noroeste com Itápolis.

 

Possui uma área de 170,112 km².

 

Clima

 

Classificado como quente com inverno seco, a média térmica anual é de 22,7°C, a umidade relativa do ar é de 69%, a pluviosidade é de 126,3 mm anuais, a evaporação média é de 123,8 mm e a insolação média é de 208,3 horas.

 

Topografia

 

O relevo de Fernando Prestes é uma planície levemente ondulada, tendo a Serra do Itaimbé com 720 metros de altitude. Na sede do Município, nota-se a presença de um vale percorrido pelo Ribeirão dos Mendes, às margens do qual surgem as colinas que o definem perfeitamente.

 

Demografia

 

Dados do Censo - 2000

 

População Total: 5.434

 

* Urbana: 4.113

* Rural: 1.321

* Homens: 2.688

* Mulheres: 2.746

 

Densidade demográfica (hab./km²): 31,95

 

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,79

 

Expectativa de vida (anos): 69,73

 

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,40

 

Taxa de Alfabetização: 88,78%

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,776

 

* IDH-M Renda: 0,700

* IDH-M Longevidade: 0,746

* IDH-M Educação: 0,881

 

COMO CHEGAR

 

Localização

 

Interior do Estado.

 

Limites

 

Ao norte com os municípios de Ariranha e Monte Alto, ao sul com Taquaritinga, a leste com Cândido Rodrigues, a oeste com Santa Adélia e noroeste com Itápolis.

 

Acesso Rodoviário

 

SP-310

Distâncias

 

330 Km em linha reta.

 

 

História

 

Embora a fazenda de Mendes tivesse sido dividida judicialmente, no ano de 1898, algumas famílias teriam se fixado na região, antes dessa partilha.

 

Leonel Jose Ferraz, vindo da cidade de São Carlos, estado de São Paulo, fixou-se em Aparecida do Monte Alto, e por volta do ano de 1891, atraído pela grande quantidade de madeira existente em nossa região, adquiriu terras a margem esquerda do ribeirão dos Mendes. Construindo então neste local, a primeira habitação, de madeira, situada próxima a vila Mendes.

 

Iniciando a exploração de madeira, Leonel denominou estas plagas de "Matão", devido a exuberância do verde. Seduzidos pelas atividades madeireira as pessoas que para cá se dirigiam referiam-se a região como "Matão do Leonel". A partir de então, atraídos por motivos econômicos, desbravados, adquirindo propriedades aqui se estabeleceram com o árduo trabalho de suas famílias, arrotearam a terra bruta, fazendo brotar as primeiras lavouras.

 

Foi então, que em 1894, Francisco Salles de Almeida Leite, também adquirindo terras da fazenda Mendes, constituiu a fazenda Albertina, iniciando a primeira lavoura cafeeira.        Por volta de 1903, Jose Agustoni, italiano de grandes posses, adquiriu extensas áreas de terras, onde hoje localiza-se a sede do município. com seus troles, conduzia passageiros e transportava cargas para as vilas vizinhas, funcionando como uma espécie de entreposto e passagem para o escoamento de mercadoria. Assim, movidos pela possibilidade de transporte adivinham colonos e fazendeiros, que de ocasião, assentavam-se suscitando o surgimento de um povoado.

 

Com a prosperidade das primeiras lavouras cafeeiras, famílias aqui se estabeleciam para a custo a lida que os cafezais exigiam, incrementando assim o florescente povoado.

 

No ano de 1904, contemplou o povoado em pleno desenvolvimento impulsionado pelo pioneirismo do comerciante Julio Freitas da Silva e do Madeireiro Joaquim Gorgulho, que com seu trabalho dinamizaram o comercio local. Incentivado pelo intrépido comerciantes, Giacomo Pedrassoli, cafeicultor, instalou aqui suas primeiras maquina de beneficiamento de café e arroz.

 

Estabelecidos estes pioneiros, com suas casas comerciais, maquinas de beneficiamento de cereais e culturas agrícolas, novas famílias aqui se assentaram, lutando juntas para estabelecer o nascente povoado. O mês de dezembro de 1908 trouxe aos habitantes do recém-nascido vilarejo a planificação e o delineamento do patrimônio urbano com a divisão da área citadina, que respeitando tortuosidade do traçado do perímetro da principal via publica, manteve seu desvio de cerca de cinqüenta graus.

 

planta do nascente povoado compreendeu a divisão da superfície em sessenta e três datas, com três ruas e cinco avenidas de doze metros de largura. Verificou-se nessa época grande empenho na aquisição de lotes, devido ao crescente desenvolvimento do povoado. No ano de 1909, o progresso chegara ao povoado: os trilhos da Companhia da Estrada de Ferro de Araraquara, constituindo-se esta ferrovia

 

no principal meio de escoamento da nossa produção agrícola, época em que “Matão do Leonel” passou a se chamar Fernando Prestes, em homenagem ao Coronel Fernando Prestes de Albuquerque, por sugestão de Francisco Salles de Almeida Leite.

 

Fernando Prestes, na condição de Distrito de Paz, passou a ter maior autonomia administrativa, embora ainda estivesse subordinada a Prefeitura de Monte Alto.

 

No inicio da década de 30 inflamada pelo ideal de liberdade, a comunidade começou a se organizar politicamente dando ensejo à criação de partidos políticos.

 

No dia 11 de setembro de 1934, reuniam-se na residência do Senhor Raphael de Foggi, diversos membros do Partido Constitucionalista, estando presente o Senhor Octavio Salles de Almeida Leite, representante do subdiretório do PRP, onde foram trocadas idéias sobre legitimas aspirações do nosso Distrito, com respeito a sua  elevação a município. Resultou dessa reunião o entendimento entre dois partidos e a formação de uma comissão, composta pelos Senhores Raphael de Foggi, Jose Pedrassoli, Jose Ângelo de Souza e Lauro Ricory, para organização do novo movimento político, visando o interesse comum da coletividade.

 

Juntamente com os políticos locais, trabalharam pela emancipação do município, os deputados Bento de Abreu Sampaio Vidal Filho, Bento de Abreu Sampaio Vidal, Leonel Benevides de Resende.

 

Da união de todas as facções políticas, dos esforços de toda população, resultou a concretização do sonho de liberdade. A emancipação política de Fernando Prestes.

 

Pelo Decreto numero 7.354 de 5 de julho de 1935, foi criado o município de Fernando Prestes e passou a pertencer a comarca de Taquaritinga

 

 

Aniversário: 5 de julho

Fundação: 29 de dezembro de 1914 (95 anos)

Gentílico: fernando-prestense

 

 

Administração

Prefeito:      RODRIGO RAVAZZI

 

Turismo

 

Principais Pontos Turísticos

 

Itaimbé: A Água Medicinal

 

Por volta de 1910, no morro do Itaimbé, foi descoberta uma riqueza natural que aqui existia, por muito tempo foi explorada e comercializada como produto terapêutico  nos grandes centros consumidores de São Paulo e Rio de Janeiro. A água Itaimbé foi chamada de Vicky Brasileira, pois sua composição é semelhante a Água Alexandersbad na Boêmia (Alemanha), acha-se a muito tempo paralisada a sua exploração, em virtude do desinteresse por parte do proprietário

 

Museu Municipal José Pedrassoli

 

O Museu Municipal José Pedrassoli conta com peças provenientes de doações de pessoas da cidade, tendo em seu acervo fotografias, recortes de jornais, peças de uso doméstico, rádios e outros aparelhos de som, itens de uso pessoal entre outros.  As peças foram catalogadas e restauradas antes de serem expostas. O museu funciona na Rua São Paulo, 57 no prédio ao lado da sede da Prefeitura Municipal, sendo inaugurado nas comemorações do69ºAniversário do Município. Os organizadores do museu ainda estão recebendo doações de peças antigas.

 

Site da cidade

http://www.fernandoprestes.sp.gov.br

 

Fonte

http://www.apontador.com.br/local/sp/fernando_prestes.html

http://citybrazil.uol.com.br/sp/fernandoprestes/index.php

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9135/fernando-prestes-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Prestes#Administra.C3.A7.C3.A3o

http://www.fernandoprestes.sp.gov.br/noticias.html

 
MAIS SOBRE Fernando Prestes:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Fernando Prestes:
 
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions