Geografia
* Topografia: plana
* Precipitação pluviométrica: média anual de 1.550 mm
* Os ventos dominantes são os de noroeste
* Temperatura:
o máxima: 38 graus
o mínima: 6 graus
o media: 25 graus.
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 34.610
* Urbana: 32.274
* Rural: 2.336
* Homens: 17.412
* Mulheres: 17.198
Densidade demográfica (hab./km²): 27,50
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,24
Expectativa de vida (anos): 75,93
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,17
Taxa de alfabetização: 91,07%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,822
* IDH-M Renda: 0,728
* IDH-M Longevidade: 0,849
* IDH-M Educação: 0,888
Localiza-se a uma latitude 20º19'06" sul e a uma longitude 48º18'38" oeste, estando a uma altitude de 517 metros. Sua população estimada em 2004 era de 36.426 habitantes.
História
Na região nordeste do estado de São Paulo, situada entre o Rio Grande, Rio Pardo e o Rio Sapucaí, no então município de Nuporanga, Antônio Marques Garcia resolveu fundar um povoado no local denominado “Corredeira”, passagem natural do caminho que levava a Santa dos Olhos D'Água (hoje município de Ipuã). A pequena área adquirida em 12 de novembro de 1901 por “Seiscentos Mil Réis”, aditou-se uma porção de terras doadas pelo casal Joaquim Garcia Franco e Maria Sabino Alves Franco, formando se então considerável extensão em torno de um pequeno núcleo, inicialmente denominado “Corredeira de São Sebastião” em homenagem ao Santo Padroeiro, depois, “Corredeira do Bom Jardim” ou simplesmente “Corredeira”.
Foi elevado a Distrito de Paz com o nome de Guaíra, pela Lei Estadual n. 1144, de 16 de novembro de 1908, e a município pela Lei Estadual n. 2328, de 27 de dezembro de 1928. A instalação do município aconteceu em 18 de maio de 1929 e a instalação da comarca em 18 de maio de 1955. Guaíra é topônimo que se traduz por “Águas Correntes”.
* Santo Padroeiro: São Sebastião
Aniversário: 18 de maio
Fundação: 26 de novembro de 1908
Gentílico: guairense
Economia
Usinas de Álcool, Comércio e Indústria de Botões, Agro -Indústria, Agricultura, Pecuária, Comércio e Serviços
Turismo:
Parque Maracá
Entre o final da década de 1960 e até meados de 1980, através de várias ações do poder público, surge o Parque Ecológico Maracá.
O Parque conta com uma área de 25 hectares de área verde, sem contar o espelho d´água com aproximadamente 10 hectares.
O Parque conta com vários atrativos tanto paisagísticos como ambiental, de lazer e esportes. Eventos tradicionais no município como o ECAL (Encontro Cultural de Arte Livre), Guaíra Open, Festa do Peão, Carnaval Popular são realizados nas dependências do Parque Maracá, usando sua infra-estrutura e com sua beleza servindo de uma beleza a mais.
O projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx, um dos maiores profissionais dessa área, que o Brasi já conheceu.
A partir de 2005, o Parque Maracá entra numa fase muito interessante. Ele é colocado numa posição de destaque dentro da política de governo de adminstração pública.
Recebe investimentos, consultoria especializada em urbanismo, paisagismo e ambiental. O Parque Maracá oferece condições à toda família, para momentos agradáeis de recreação, lazer, piquenique, etc.
Com paisagens muito belas, lugares fantásticos, pesca esportiva, o Parque Maracá com certeza é um ponto que merece sua visita.
Toda equipe de funcionários te espera, para que você conheça um dos lugares mais bonitos da região
Rio Grande
Rio Sapucaí
Rio Pardo
Ribeirão do Jardim
Adminitrçao
prefeito : SERGIO DE MELLO
Site da cidade
http://www.novositeprefeituraguaira.com
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/guaira/atracoes-turisticas/atrativos-naturais
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9162/guaira-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gua%C3%ADra_%28S%C3%A3o_Paulo%29
http://www.novositeprefeituraguaira.com/