Jardinópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 era de 37.471 habitantes.
Possui uma área de 503,355 km². Conhecida como capital nacional da manga, esta situada a 18 quilômetros de Ribeirão Preto (capital brasileira do agronegócio e maior polo sucroalcooleiro do mundo)
Geografia
Jardinópolis situa-se no interior Paulista, no extremo norte do estado e toma parte da 6ª região administrativa do estado que se caracteriza pelo seu relevo formado por planícies, o município de Jardinópolis tem como limites:
* Norte - Sales Oliveira
* Sul - Ribeirão Preto
* Oeste - Sertãozinho e Pontal
* Leste - Brodowski e Batatais.
O solo é composto de 50% de terras roxas e 50% latossolos vermelhos fase arenosa o que favorece a cultura de grãos como amendoim e soja, juntamente com a cana e também o cultivo de frutas tropicais, com destaque para a manga e o abacate. Relevo plano a suave ondulado e um clima tropical temperado,quente com invernos secos e com taxas de chuvas variando 1200 a 1400 mm anuais sobretudo após dezembro, completam a definição geográfica do município
Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 30.729
* Urbana: 28.066
* Rural: 2.663
o Homens: 15.492
o Mulheres: 15.237
Densidade demográfica (hab./km²): 61,04
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,91
Expectativa de vida (anos): 73,48
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,84
Taxa de alfabetização: 92,42%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,808
* IDH-M Renda: 0,738
* IDH-M Longevidade: 0,808
* IDH-M Educação: 0,879
COMO CHEGAR
Localização
Situa-se no interior Paulista, no extremo norte do estado
Limites
Norte - Sales Oliveira , Sul - Ribeirão Preto , Oeste - Sertãozinho e Pontal , Leste - Brodowski e Batatais.
Acesso Rodoviário
História
Jardinópolis surgiu de um pequeno povoado na época, distrito de Batatais, nas proximidades do Rio Pardo, que por apresentar uma ilha em seu curso, teve como primeiro nome, Ilha Grande.
Em 1896, teve o seu nome mudado para Jardinópolis, em singela homenagem ao precursor republicano Antônio Silva Jardim, desaparecido tragicamente na cratera do vulcão Vesúvio, na Itália.
Sua emancipação política data 27 de Julho de 1898 e a 18 de Fevereiro do ano seguinte foi criada a comarca sob lei estadual n.º 5285.
Um fato curioso do município foi que, nosso primeiro prefeito, o Dr. João Muniz Sapucaia, em sua gestão construiu o Cemitério Municipal, mas vindo este a falecer, ele mesmo o inaugurou.
Somente a 22 de Agosto de 1965 foi que ocorreu sua instalação sendo que até a presente data, todos os assuntos jurídicos tratavam na cidade Vizinha, comarca de Batatais, de quem fora distrito.
Sua população é originaria de imigrantes italianos, sírio-libaneses, japoneses, portugueses e espanhóis, respectivamente.
Sendo que, a maioria veio para a cidade, dedicando-se principalmente a industria cafeeira e posteriormente, ao cultivo da cana de açúcar, enquanto os que não se dedicavam a agricultura, estabeleceram principalmente, a pratica do comércio.
Também, para ca migraram famílias de nordestinos, que buscando o garimpo a caminho de Minas Gerais, mas aqui se estabeleceram.
Devido a proximidade com municípios maiores, o processo de desenvolvimento econômico no município foi lento.
Fundação: 27 de julho de 1898
Gentílico: jardinopolense
Hotel
http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=jardinopolis&nom=
Administração
Prefeito: JOSE ANTONIO JACOMINI
Economia
Na sua parte hidrográfica, a cidade é banhada pelo Rio Pardo, que corta todo o extremo sul da cidade. O solo é composto de 50% de terras roxas e 50% latosolos vermelhos fase arenosa o que favorece a cultura de grãos como amendoim e soja, juntamente com a cana e também o cultivo de frutas tropicais, com destaque para a manga e o abacate.
É considerada a capital do agronegocio
Turismo
Catedral Municipal
Enorme e com um estilo gótico, onde as pessoas vão encontrar momentos de oração ou participar dos cultos ali realizados. Está localizada na praça central da cidade e coroa o local.
Avenida das Mangueiras
Com uma qualidade de vida que é típica de uma cidade do interior onde a maioria das pessoas passeiam ou fazem a sua caminhada de final de tarde para encontrar os amigos e um dos locais preferidos é a Avenida das Mangueiras.
Praça Rotatória
Varias são as pequenas praças da cidade, mas uma das mas lindas é a da rotatória, onde um Cristo Redentor recebe os turistas de braços abertos demonstrando todo o carinho e amor que a cidade tem para oferecer a todos.
Site da cidade
http://www.jardinopolis.sp.gov.br/
Fonte
http://citybrazil.uol.com.br/sp/jardinopolis/atracoes-turisticas/atrativos-diversos
http://www.ferias.tur.br/informacoes/9282/jardinopolis-sp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardin%C3%B3polis_%28S%C3%A3o_Paulo%29#Administra.C3.A7.C3.A3o
http://www.jardinopolis.sp.gov.br/