Busque sua Cidade
 
Inicial
 
Seções
A01 - Est. Turísticas
A02 - Est. Balneárias
A03 - Est. Climáticas
A04 - Est. Hidrominerais
C01 - Bauru
C02 - Campinas
C03 - Itapetininga
C04 - Mogi das Cruzes
C05 - Presidente Prudente
C06 - Ribeirão Preto
C07 - Santos
C08 - São Carlos
C09 - São José do Rio Preto
C10 - São José dos Campos
C12 - Sorocaba
C13 - Taubaté
D - MÚSICAS
E - BLOG DO JOÃO
 
Portal
Quem Somos
Como Anunciar
Fale Conosco
Enviar E-mail
 
Jardinópolis

Jardinópolis é um município  brasileiro  do estado de São Paulo. Sua população estimada em 2009 era de 37.471 habitantes.

 

Possui uma área de 503,355 km². Conhecida como capital nacional da manga, esta situada a 18 quilômetros de Ribeirão Preto (capital brasileira do agronegócio e maior polo sucroalcooleiro do mundo)

 

Geografia

 

Jardinópolis situa-se no interior Paulista, no extremo norte do estado e toma parte da 6ª região administrativa do estado que se caracteriza pelo seu relevo formado por planícies, o município de Jardinópolis tem como limites:

 

* Norte - Sales Oliveira

* Sul - Ribeirão Preto

* Oeste - Sertãozinho e Pontal

* Leste - Brodowski e Batatais.

 

O solo é composto de 50% de terras roxas e 50% latossolos vermelhos fase arenosa o que favorece a cultura de grãos como amendoim e soja, juntamente com a cana e também o cultivo de frutas tropicais, com destaque para a manga e o abacate. Relevo plano a suave ondulado e um clima tropical temperado,quente com invernos secos e com taxas de chuvas variando 1200 a 1400 mm anuais sobretudo após dezembro, completam a definição geográfica do município

 

Demografia

 

Dados do Censo - 2000

 

População total: 30.729

 

* Urbana: 28.066

* Rural: 2.663

o Homens: 15.492

o Mulheres: 15.237

 

Densidade demográfica (hab./km²): 61,04

 

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,91

 

Expectativa de vida (anos): 73,48

 

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,84

 

Taxa de alfabetização: 92,42%

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,808

 

* IDH-M Renda: 0,738

* IDH-M Longevidade: 0,808

* IDH-M Educação: 0,879

 

COMO CHEGAR

 

Localização

 

Situa-se no interior Paulista, no extremo norte do estado

 

Limites

 

Norte - Sales Oliveira , Sul - Ribeirão Preto , Oeste - Sertãozinho e Pontal , Leste - Brodowski e Batatais.

 

Acesso Rodoviário

 

História

 

Jardinópolis surgiu de um pequeno povoado na época, distrito de Batatais, nas proximidades do Rio Pardo, que por apresentar uma ilha em seu curso, teve como primeiro nome, Ilha Grande.

 

Em 1896, teve o seu nome mudado para Jardinópolis, em singela homenagem ao precursor republicano Antônio Silva Jardim, desaparecido tragicamente na cratera do vulcão Vesúvio, na Itália.

 

Sua emancipação política data 27 de Julho de 1898 e a 18 de Fevereiro do ano seguinte foi criada a comarca sob lei estadual n.º 5285.

 

Um fato curioso do município foi que, nosso primeiro prefeito, o Dr. João Muniz Sapucaia, em sua gestão construiu o Cemitério Municipal, mas vindo este a falecer, ele mesmo o inaugurou.

 

Somente a 22 de Agosto de 1965 foi que ocorreu sua instalação sendo que até a presente data, todos os assuntos jurídicos tratavam na cidade Vizinha, comarca de Batatais, de quem fora distrito.

 

Sua população é originaria de imigrantes italianos, sírio-libaneses, japoneses, portugueses e espanhóis, respectivamente.

 

Sendo que, a maioria veio para a cidade, dedicando-se principalmente a industria cafeeira e posteriormente, ao cultivo da cana de açúcar, enquanto os que não se dedicavam a agricultura, estabeleceram principalmente, a pratica do comércio.

 

Também, para ca migraram famílias de nordestinos, que buscando o garimpo a caminho de Minas Gerais, mas aqui se estabeleceram.

 

Devido a proximidade com municípios maiores, o processo de desenvolvimento econômico no município foi lento.

 

Fundação: 27 de julho de 1898

Gentílico: jardinopolense

 

Hotel

http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=jardinopolis&nom=

 

Administração

Prefeito:   JOSE ANTONIO JACOMINI

 

Economia

 

Na sua parte hidrográfica, a cidade é banhada pelo Rio Pardo, que corta todo o extremo sul da cidade. O solo é composto de 50% de terras roxas e 50% latosolos vermelhos fase arenosa o que favorece a cultura de grãos como amendoim e soja, juntamente com a cana e também o cultivo de frutas tropicais, com destaque para a manga e o abacate.

 

É considerada a capital do agronegocio

 

Turismo

 

Catedral Municipal

Enorme e com um estilo gótico, onde as pessoas vão encontrar momentos de oração ou participar dos cultos ali realizados. Está localizada na praça central da cidade e coroa o local.

 

Avenida das Mangueiras

 

Com uma qualidade de vida que é típica de uma cidade do interior onde a maioria das pessoas passeiam ou fazem a sua caminhada de final de tarde para encontrar os amigos e um dos locais preferidos é a Avenida das Mangueiras.

 

Praça Rotatória

 

Varias são as pequenas praças da cidade, mas uma das mas lindas é a da rotatória, onde um Cristo Redentor recebe os turistas de braços abertos demonstrando todo o carinho e amor que a cidade tem para oferecer a todos.

 

Site da cidade

http://www.jardinopolis.sp.gov.br/

 

Fonte

http://citybrazil.uol.com.br/sp/jardinopolis/atracoes-turisticas/atrativos-diversos

http://www.ferias.tur.br/informacoes/9282/jardinopolis-sp.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardin%C3%B3polis_%28S%C3%A3o_Paulo%29#Administra.C3.A7.C3.A3o

http://www.jardinopolis.sp.gov.br/

 
MAIS SOBRE Jardinópolis:
 
Deixe seu Comentário
 
 
COMETÁRIOS SOBRE Jardinópolis:
 
09/07

Bom... namoro com um moço de Macedonia. fui passar um tempo com ele nesta linda cidade não queria voltar mais para Jardinópolis. bom gente vai para Macedonia aprova bom é isso fui bjs kkkkkkk.........

Enviado por Iris às 20h01
 
Seções: A01 - Est. Turísticas | A02 - Est. Balneárias | A03 - Est. Climáticas | A04 - Est. Hidrominerais | C01 - Bauru | C02 - Campinas | C03 - Itapetininga | C04 - Mogi das Cruzes | C05 - Presidente Prudente | C06 - Ribeirão Preto | C07 - Santos | C08 - São Carlos | C09 - São José do Rio Preto | C10 - São José dos Campos | C12 - Sorocaba | C13 - Taubaté | D - MÚSICAS | E - BLOG DO JOÃO |
Portal: Inicial | Quem Somos | Como Anunciar | Fale Conosco | Enviar Email |

© Interior SP - Cidades. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento: UPWEB Internet Solutions